Aquando do lançamento da PS5, os mais informados e curiosos perceberam depressa que podiam descarregar Astros’s Playroom gratuitamente para a sua consola. Este pequeno grande jogo foi uma verdadeira surpresa, pois tinha muito mais conteúdo e qualidade que muitos jogos lançados a preço complete desde que a consola existe.
Agora com o seu próprio legado estabelecido, Astro Bot é o primeiro jogo da série considerado “a sério”. O resultado final é um dos melhores jogos de plataformas dos últimos tempos e uma versão em esteróides do que foi Astro’s Playroom, o que por si só, já seria um sinal de qualidade.
Astro Bot tem uma premissa simples. A nave PS5 onde este e os outros Bots viajavam foi atacada por um alienígena malvado e as pequenas criaturas foram espalhadas por vários planetas. Além de ser necessário resgatar estas mascotes, também será necessário completer cada um dos universos e adquirir as peças necessarias para fazer com que a nave consola volte a trabalhar.
Mas não é a narrativa que importa aqui, o elemento chave de Astro Bot é a sua jogabilidade e criatividade. Cada um dos mundos que visitamos está cheio de recantos para descobrir, Bots para apanhar, passagens secretas e novos elementos de jogabilidade e exploração. Embora se repitam em alguns níveis, quase todos eles têm algo que adiciona à jogabilidade e que são incrivelmente intuitivos de utilizar.
Como é óbvio, ter boas mecânicas não é nada se a jogabilidade não for boa e nesse departamento Astro Bot não falha. O Sistema de plataformas funciona muito bem e com uma grande precisão. Os saltos e items que usamos parecem sempre muito sólidos e cada vez que alguma habilidade é introduzida, parece ser extremamente natural e muito afinada.
Claro que ajuda imenso que existam cenários bastante bons e muito bem construídos para aplicar tudo isto. A criatividade é enorme e tão depressa temos um cenário com várias coisas para explorar, uma área aberta, ou corredores onde a velocidade é o mais importante. A maioria dos cenários são bastante fáceis de completar, por isso a maior dificuldade nestes passa por descobrir os segredos e todos os Bots.
À medida que exploram o universo do jogo vão ter várias batalhas contra bosses bastante divertidos, encontrar cenários secretos que são verdadeiramente os mais complexos e que precisam de várias tentativas. Embora alguns deles possam ser um pouco frustrantes, nunca parecem verdadeiramente injustos. Juntem a isto todo um planeta que funciona como base e onde existem ainda mais coisas para fazer, então podem contar com quase duas dezenas de horas de conteúdo bastante divertido.
Tal como outros jogos do género, Astro Bot também funciona exactamente como um platformer para encontrar tudo o que há para encontrar e o foco são claramente os Bots. Muitos deles são básicos como o personagem principal, no entanto, existem mais de 150 bots inspirados em jogos da Sony e alguns third-party que tiveram impacto no universo PlayStation. Todos estes momentos e encontros são bastante alegres e divertidos, trazendo muita nostalgia em especial para quem está ligado às consolas da Sony.
Astro Bot também é muito bom a demonstrar (novamente) como o Dualsense consegue ser uma ferramenta fantástica caso um estúdio queira mesmo trabalhar o comando como deve ser. É curioso como o único estúdio capaz de demonstrar o melhor do Dualsense é aquele que fez isso mesmo…no início da geração. O que aconteceu? Não sei dizer, mas mais jogos podiam fazer o que Astro Bot faz e a Team Asobi fez um grande trabalho.
A juntar a todos estes pontos positivos, Astro Bot também tem de ser elogiado pelo seu visual limpo e detalhado. No geral, tudo parece bonito, com boa iluminação e fluídez muito sólida. Por seu lado, a banda Sonora e trabalho de som também é muito bom e dão uma grande energia no geral a tudo aquilo que está a acontecer no ecrã.
Existe de fato várias razões para elogiar Astro Bot. Não só é um jogo verdadeiramente divertido, como é fantástico de jogar. Além disso, surge numa altura ideal, pois numa era de DLCs no dia de lançamento e live services, Astro Bot ganha pela forma como se apresenta apenas e só, como um videojogo, lembrando a simplicidade de outros tempos. É preciso ter coragem nesta era para aprovar Astro Bot e só é pena que não existam mais lançamentos como este. Sem dúvida um dos melhores jogos que joguei este ano.
Positivo:
- Jogabilidade sólida e divertida
- Muita criatividade
- Bastante alegre
- Uma ode ao universo Playstation
- Simplicidade no seu melhor
Negativo:
- Não tem Battlepass…
- Não tem DLCs preadatórios…
- Não é um Live Service…
- …Tudo isto é positivo!
- Review – Final Fantasy XVI [PC] - Setembro 30, 2024
- PlayStation All-Stars Battle Royale merecia um regresso - Setembro 29, 2024
- PS5 recebe um desconto de 50 Euros em todas as versões - Setembro 28, 2024