Normalmente ouvimos casos de X e Y retailer terem lançado um jogo antes do tempo, ou de revelar uma data/jogo quando não deviam. Mas nem sempre são situações que envolvem as várias lojas físicas e web de videojogos.
Mas vamos começar pelo que é visto como mau, as práticas de compra e venda de videojogos em segunda mão. Neste caso a culpa não chega a ser necessariamente das lojas em si, é preciso ter em conta o mercado em geral. Eles não podem comprar um jogo de uma ou duas gerações passadas por 10€ e depois meterem a 15 ou 20, uma vez que ninguém iria comprar isso, a não ser que fosse um jogo já difícil de se encontrar. Ainda para mais se olharmos para a PSN/XBLMP, que agora possui uma vasta variedade de jogos “antigos” ao mesmo preço que os encontramos em segunda mão.
Ainda assim, estar a receber nem sequer 1€ por jogos, quer sejam bons ou maus, quando que chegámos a pagar mais de 40€ pelos mesmo é algo que nos calha sempre mal. Uma vez mais, a culpa não é necessariamente da loja em questão, a não ser que estejamos a falar de lojas que metem esses mesmos jogos em segunda mão a 40 e tal, com um em primeiro mão ao lado ainda mais barato… a isso apenas chamo de má gestão.
Um segundo ponto, que pode ser considerado como neutro, são os leaks de datas.
Agora, temos dois casos. Os leaks em lojas físicas, com aquele panfleto e tal a dizer “reserva já, jogo XX sai a YY“, ou aqueles que aparecem subitamente em lojas online, que depois desaparecem, mas a internet sendo como é, vai haver sempre uma print screen (e r34) do acontecimento. A meu ver, não existem desculpas nas lojas físicas, os managers/departamento de marketing devem de receber instruções sobre como usar os produtos que receberam (como por exemplo, não oferecer a ninguém, ou no mais recente caso do Final Fanatsy XV, substituir a data com o autocolante), a não ser que o empregado seja um airhead.
Em termos de lojas online, acredito que o problema seja devido à programação da entrada. Já me aconteceu algumas vezes (três ou quatro do que me recorde) em me esquecer ou enganar na data nos artigos do PróximoNível, fazendo com que o mesmo entre mais cedo do que o que devia, daí não condenar quando isso acontece (tal como o exemplo da GameSpot com a data do FF XV momentos antes do evento Unconvered, aí eu culpo todos os outros sites de notícias que foram relatar o leak). Agora se acaba por ser sempre jogos famosos que recebem os leaks (ou que pelo menos tem a atenção), isso… já não arranjo desculpa.
E finalmente, as boas notícias. É quando uma dessas lojas decide apoiar o jogador, e começo com as várias lojas “exclusivas” que conseguem trazer versões físicas ou de colecionador que não estão disponíveis em outro lado.
Primeiro, fico um pouco decepcionado quando X e Y versão de um jogo são exclusivas de certa loja (e em especial quando se trata de DLCs, mas nisso culpo a produtora), mas tendo em conta o tipo de jogo (ou o conteúdo da versão especial em questão), acabo por perceber, e de certo modo, até fico contente pela publicadora ter uma loja própria para os seus jogos. Excluindo a RiceDigital, que não é publicadora, lojas como a iffyseurope (a loja Europeia oficial da Idea Factory), ou até a marvelousgames (loja da publicadora Europeia), são duas lojas onde consegui encontrar versões físicas e especiais de jogos que queria e não encontrava em mais nenhum lugar.
Numa prática semelhante está a Play-Asia, loja que exporta jogos Japoneses e Asiáticos para o resto do mundo. Sendo que a versão Asiática, mais conhecida como a versão Chinesa, ou R3, poderá ter legendas Inglês, e a Play-Asia já se mostrou disponível em ouvir os pedidos clientes em tentar chegar a publicadora X e Y para lançarem com legendas em Inglês na versão Asiática. Ou como por exemplo, no famoso caso de Dead or Alive: Xtreme 3, que não recebeu versão ocidental, mas que a Play-Asia garantiu aos fãs que iria ter a versão Asiática (com legendas), o que criou uma enorme shitstorm com os SJW e “jornalistas” de sites conhecidos. A meu ver, mais práticas como estas são sempre bem vindas.
- Trails in the Sky é apenas o prólogo de uma grande aventura - Junho 24, 2024
- Sayonara - Abril 1, 2021
- Próximo jogo de David Cage irá contar com Tommy Wiseau, Hideo Kojima e mais - Abril 1, 2021