Análise – Love Live! School Idol Project

Informação Global:

  • Episódios: 13
  • Ano: 2013
  • Produtores: Sunrise, Lantis, NIS America, Inc.
  • Géneros: Musical, Vida Escolar, Quotidiano
  • Idades: +13
  • Linguagem: Japonesa

Mesmo sendo um projecto dos estúdios Sunrise, sendo a estreia do novo director Kyogoku Takahiko e mesmo dando um desconto, Love Live! School Idol Project deixou muito a desejar. Com apenas 13 episódios, este Anime tentou alcançar um escalão demasiado alto para a sua curta duração dentro do género. A história começa quando a escola secundária Otonokizaka decide fechar dentro de três anos devido às poucas inscrições e à popularidade das outras escolas. Para combater este destino, juntamente com oito raparigas, Honoka decide fundar um grupo pop de ídolos para aumentar a popularidade da escola e assim angariar mais estudantes. Um plano simples e sólido, mas com um longo caminho pela frente, Honoka está decidida e pronta a arriscar de forma a concretizar o seu sonho.

A história é rápida demais, isto porque com apenas 13 episódios para apresentar nove personagens fica complicado gerir o tempo e explorar a história em si. Como resultado em Love Live! School Idol Project tudo parece apressado e frouxo. É num espaço de um episódio que nunca cantaram ou dançaram e no outro já são ídolos profissionais. Demora demasiado tempo a apresentar e a explorar todas as personagens e ainda decidiram gastar dois episódios de fillers desnecessários num maid café e na praia só para mostrar fanservice e cenas fofas. A evolução dos acontecimentos e a sua importância começam a perder essência ao longo do Anime. Ora o objectivo é impedir que a escola feche, ora já é o sonho de ser uma ídolo independentemente de tudo, ora o objectivo principal já é apenas secundário e junta-se o útil ao agradável.

A dada altura, Love Live! School Idol Project perdeu o seu sentido e objectivo fora do tempo sabe-se lá porque. Muitas questões ficaram por explorar, compreensivo pelo pouco tempo mas crucial num bom Anime, como por exemplo, dar a conhecer os outros grupos escolares e explorar mais a questão do profissionalismo. O desenlace do Anime é do mais irresponsável que já vi porque está dependente do egoísmo adolescente e da amizade irresponsável, ideias como “vou estudar para ter uma carreira promissora = não, não vais porque eu sou tua amiga, quero que fiques, porque preciso de ti e quero dançar e cantar contigo” surpreenderam-me pelo negativo visto que no Japão o sentimento de egoísmo é muito mal visto.

Quanto às personagens, o grande problema de Love Live! School Idol Project é ter demasiadas pessoas para apresentar em tão poucos episódios e para dar atenção a todas, estas acabam por as tornar demasiado cliché, estereotipadas e previsíveis. As supostas personagens principais passam por secundárias, as suas personalidades não são desenvolvidas, histórias relevantes dos seus passados não são reveladas e não contribuem nada para a história principal. Estão no Anime como enfeite adorável, para usar fatos bonitinhos e nada mais, como por exemplo, a Hoshizora Rin e a Koizumi Hanayo.

Das personagens que tem mais de tempo de antena, Kousaka Honoka é o tipo de protagonista positiva e energética que faz tudo com máxima dedicação e as vezes até de mais, Minami Kotori é querida, inocente, feminina mas por vezes distraída enquanto que Sonoda Umi… é uma cópia descarada da Akiyama Mio do Anime K-ON!. Fisicamente semelhantes, Umi age de forma séria sempre a forçar as mais preguiçosas a trabalhar, secretamente é envergonhada e um alvo fácil para sustos. Em conclusão, temos um grupo inicial composto de três raparigas todas elas diferentes e estereotipadas que funcionam sabe-se lá como. Pessoalmente, costumo ter sempre uma personagem da qual gosto mais mas desta vez nenhuma teve o impacto necessário para tal.

Sobre os aspecto técnicos de Love Live! School Idol Project, a arte não é nada de extraordinário mas é extremamente adorável e brilhante. Embora alguns desenhos das personagens sejam reciclados como é o caso da Umi, todas as cores são vivas e claras o que transparece bem o sentimento de pureza, sonhos e adolescência que o Anime quer transmitir. A animação CG das sequências de dança é fluída mas contrasta demasiado com a animação normal. Embora seja óbvia a diferença nas animações, acho que se enquadra bem neste género e estilo de Anime. Infelizmente, com o aumento das personagens ao longo de Love Live! School Idol Project, nota-se algumas falhas no desenho de fundo e é a partir do episódio 7 que se começam a notar mais. A arte parece deteriorar durante os episódios de fillers.

Em termos musicais, Love Live! School Idol Project é bastante decente e está de acordo com o seu género. Músicas fofinhas e viciantes muito dentro da cultura pop Japonesa e principalmente direccionadas à dança são um ponto positivo a destacar. Apercebi-me que a música do final é cantada pelas diversas actrizes de voz e cheguei à conclusão que algumas delas não foram feitas para cantar por serem demasiado irritantes, mas a ideia de fazer a mesma musica cantada pelas personagens que vão sendo introduzidas ao longo do Anime foi original. Tanto o opening “Susume→Tomorrow” como o ending “Kitto Seishun ga Kikoeru” foram temas criados para o Anime e são interpretados pelo grupo μ’s de Love Live! School Idol Project.

Em conclusão, Love Live! School Idol Project caminha em direcção ao suicido a partir do momento que quis mostrar muita coisa num curto espaço de tempo. A resolução antecipada do Anime fez-me pensar “tanto trabalho para nada”, mais vale verem iDOLM@STER porque para além de ser um Anime com uma popularidade gigantesca, tem aquilo que Love Live! School Idol Project falhou em ter. Na minha opinião, o problema evitava-se no investimento de mais episódios e aí sim Love Live! School Idol Project poderia competir com grande títulos como iDOLM@STER, AKB0048 e Uta no☆Prince-sama♪ Maji Love 1000%.

Infelizmente considero Love Live! School Idol Project um Anime Fraco visto que não sou fã deste género de Anime e gostava de encontrar um que me mostra-se o porquê da fama destes Animes entre os seus espectadores. Acho que pecou em quase tudo o que caracteriza um Anime minimamente bom pois tem demasiadas falhas para as notas que recebe, e acho que é literalmente uma perda de tempo e uma desilusão. Não recomendo Love Live! School Idol Project nem mesmo aos fãs deste género, se houver uma segunda temporada, talvez o Anime fique melhor e consigam mostrar aquilo que faltou, não sei, só o tempo dirá, até lá vou ser justa e sincera com a minha opinião. Se estão curiosos por algo deste género, vejam algo como iDOLM@STER porque comparado com Love Live! School Idol Project é sem dúvida muito melhor em todos os aspectos.

Positivo:

  • Animação adorável e brilhante
  • Utilização do CG
  • Desenho e cor que transmite o sentimento do Anime
  • Músicas pop que ficam no ouvido
  • Temas interpretados pelas actrizes de voz

Negativo:

  • História apressada e frouxa
  • Demasiado conteudo para pouco tempo
  • Evolução ilógica de acontecimentos
  • Questões por explorar
  • Desenlace irresponsável e egoista
  • Personagens clichés, recicladas, estereotipadas e previsiveis
  • Falhas no desenho
  • Algumas vozes irritantes
  • Resolução antecipada

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
12 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilhathorn

Bah :/

Patricia Nunes

Pois… foi uma desilusão :/

Silver4000

Queria comentar à pouco mas não pude porque a caixa dos coments desapareceu e depois esqueci-me 😛

O anime mais parece um lollipop de garotinhas lindinhas numa vidinha feliz.

Mais vale ver Kilari que dà no Panda Biggs, ou Canal Panda, e também é de uma cachopa que quer ser cantora (não cheguei a ver todo, mas até era bom de ver, e pelo menos tinha mais episodios).

Era tudo… so queria mesmo dizer a palavra lollipop XD

Patricia Nunes

Ó é na boa^^ ao menos acabas-te por comentar o que é bom 🙂
É tal e qual xD eu estava com mais expectativa mas afinal não passou disso.
Assim sobre idolos que gostei bué de ver quando era mais miúda foi a Fancy Lala que dava no canal panda! Aquilo foi brutal! Muito mais adulto e a forma como terminou, adorei 🙂 desde então ando a procura de algo similar mas só me calha disto -.-”
Lolipop xD

Squall_jb

Boa análise Patrícia, não se pode só fazer reviews a bons animes, de vez em quando lá nos deparamos com um ou outro que nos desiludem, eu que o diga. Em 5 animes que vejo só para aí 1 é que me prende do princípio ao fim, os outros têm uma sinopse interessante mas depois vais a ver e é mesmo Bahhh. De qualquer das formas esta temática de “idolos” não me cativa muito, por isso este já era um que me ia passar ao lado, mas pronto cá esperamos mais reviews tuas xD (ainda tou à espera da que te pedi hehehe)

Patricia Nunes

Obrigado^^ pois as vezes lá nos calha um assim… geralmente ate que escolho os melhorzinhos só que desta vez foi mesmo uma desilusão :v
Ehehe xD vou tentando fazer o/

Bruno Roxas

Um opening tão kawaii para um anime fraco. x.x
Nem sempre um anime ter personagens fofas e bonitas é sinónimo de ser um bom anime e há muito tempo que aprendi isso. Pelos vistos está aqui mais uma prova. São poucos os animes com poucos episódios que conseguem sobreviver ao facto de conseguirem apresentar uma história bem elaborada porque a maior parte das vezes esta tem de ser apresentada de forma apressada devido aos poucos episódios do anime, mas felizmente que existem excepções de animes que mesmo com poucos episódios roçam a perfeição. 🙂
Excelente análise Patrícia. 😀

Kira

esse anime é fóda ses tao é lokos

lydiane

o anime devia ter mais episodeos mais eu assisti e achei muito kawaii

InoYamanaka

adorei esse anime é muito Legal ^^

Tomoki

Esse anime é mt bom, discordo da analise ‘-‘

Monique Snyder

Patricia eu discordo completamente com a sua analise, Pois o anime eh muito bom… e tem total sentido, pois vc pode n saber mais esse anime tem 2 temporadas de 13 ep. mais 1 OVA. Algumas coisas erradas q estão na sua analise:
1ª. No computador existe um site de inscrição para o evento LOVE LIVE, elas se escrevem nele. 2º. n eh ilógico os acontecimentos do anime, pois uma das personagens eh uma cartomante ou seja uma VIDENTE, então ela já sabia de tudo. 3º . elas n encontram as outras do “nada” elas estudam na mesma escola. 4º elas fazem isso por uma boa causa, 5º elas começam a ganhar votos depois da sua primeira apresentação no colégio, 6º . elas n viram idolas profissionais do nada, pois tem ajuda de uma dançarina profissional que ajuda na coreografia. 7º .O ep. do Maid café foi justamente o q ajudou na popularidade do grupo( oq ajudou d+ na classificação delas para o evento” LOVE LIVE”. 8º. as M´s n gostam de ser superiores a outros, tanto q as principais falam isso… q n querem q sejam “melhores” que as outras. 9º. Todas elas tem um pouco do passado delas no anime. 10° as três principais se dão bem pois são amigas de infância.
bem… existem muito mais coisa pra falar… mas enfim… cada um tem a sua opinião. So digo as coisas como vejo… xau
e o anime eh nota 1000000000( pra mim e pra meu grupo de dança)
bjus

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
12
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x