Kingdom Hearts IV foi revelado demasiado cedo?

Sem dar assim grande aviso, Kingdom Hearts IV foi oficialmente revelado e confirmado que está em fase ainda inicial de desenvolvimento.

Como seria de esperar, Tetsuya Nomura e a sua equipa estão por detrás do projecto com o apoio total da Disney que parece ter apoiado uma renovação do visual e do próprio estilo do jogo que parece para já bastante mais realista, estando a usar o Unreal Engine 5.

O anuncio de Kingdom Hearts IV surge um pouco como uma surpresa, não pelo facto de vir a ser feito um novo jogo da série, mas pela forma como foi feito e claro está, pelo tempo que é quase certo que ainda vai demorar.

Começando pela primeira parte, é estranho que a Square-Enix tenha feito pouco alarido em relação à revelação. Eu estou sempre em cima das notícias por motivos óbvios e de um momento para o outro a bomba caiu sem quase dar sinais. Depois temos o facto de ter sido revelado fora de um grande evento. State of Play? Não. Esperar por eventos de Verão? Nope. Foi tudo demasiado estranho e desprovido da pompa e circunstância que um Kingdom Hearts teria, o que leva até a juntar este e mais Kingdom Hearts Missing-Link à lista das centenas de jogos que estão a fazer.

Depois temos mais um problema tipico de Square-Enix. Afinal, quando é que Kingdom Hearts IV irá ser lançado? Reparem que corria o “belo” Setembro de 2020 quando Final Fantasy XVI foi anunciado. Desde que isso aconteceu, já estamos em Abril de 2022 e ainda não existe uma data concreta para o lançamento deste jogo. Agora pensemos em Forspoken, inicialmente revelado como Project Athia em Junho de 2022, acabou por ser adiado várias vezes e vai chegar quase mais de 2 anos depois, apenas em Outubro.

Estes são jogos que não têm um grande input de Tetsuya Nomura, mas sabemos que os jogos de grande gabarito onde está directamente envolvido acabam por cair em abismos onde o jogo fica desaparecido durante muito tempo. Lembram-se de quanto tempo demorou até Final Fantasy VII Remake ver a luz do dia? Quanto tempo está a demorar para a segunda parte? E Kingdom Hearts 3? Foram apenas e só seis anos.

Tendo em conta o histórico da série, vamos pelo menos ter de esperar 5 anos por Kingdom Hearts IV, o que quer dizer que segundo o tempo médio de vida de uma consola, já devemos estar quase a mudar para a próxima geração por altura que for lançado.

Claro que tudo isto é conversa de mau agoiro e segundo o trailer, o jogo pode até já estar em bom estado e no bom caminho para ser lançado no final de 2024, um ano depois de Final Fantasy XVI e um ano antes de Final Fantasy VII: Remake Part 2 – Rememberance of Long Lost Memories of Future Past.

Brincadeiras à parte, vamos ver as coisas pelo lado positivo e esperar que a Square-Enix e acima de tudo, Tetsuya Nomura consiga lançar um jogo em menos de cinco anos. Isso é algo que eu acredito ser possível. Agora, uma história que faça sentido…isso já é material para outro artigo.

Kingdom Hearts IV ainda não tem data de lançamento ou consolas confirmadas. Podem ver o trailer já de seguida:

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram