A Milestone S.r.l. tem estado muito ocupada durante estes últimos anos com vários projectos em mãos relacionados com a simulação e corrida, sendo que uma série motocross de nome Monster Energy Supercross faz parte desses projectos. Através de um formato anual que começou em 2018, este jogo com o nome da famosíssima bebida energética tem trazido uma série de jogos que gradualmente têm subido de qualidade.
Agora temos em mãos o novo Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5, um jogo que traz uma boa quantidade de modos e um sistema de condução bastante desafiante que apoia os novatos com um tutorial competente. Os meus sentimentos oscilaram inicialmente entre a frustração e a confiança, mas no final acabei por apanhar o jeito.
Algo que me surpreendeu neste novo jogo da série foi o facto da jogabilidade conseguir ser adaptada para qualquer tipo de jogador sem que se perca a essência de conduzir uma mota de motocross. Não precisei de activar todo o tipo de ajudas para conseguir manusear o motociclo, mas toda a dinâmica de acelerar em pontos específicos para conseguir fazer os saltos em condições, saber aterrar e controlar o ângulo do veículo, é algo altamente satisfatório quando apanhamos o jeito. Resumidamente, a jogabilidade está muito bem refinada e é um dos pontos mais altos deste jogo.
Mesmo assim o jogo faz um bom trabalho em ajudar o jogador a entender como funciona a condução num circuito de motocross. Com vários tipos de ajuda que nos explicam como abordar os saltos ou o posicionamento na pista, vamos acabar por entender como tirar melhor partido dos circuitos e evitar muito mais quedas. Apenas acho que os nossos oponentes que são controlados pelo jogo podiam estar um pouco mais realistas e que não dessem uma performance tão artificial e sem vida.
Temos também em mãos um sistema de Skills Tree que nos ajuda a ter um melhor controlo da nossa mota em vários aspectos. Este sistema não nos tornará invencível dentro dos circuitos, mas irá sem dúvida ajudar a forma como manuseamos as motas
O jogo não traz modos totalmente inovadores mas garante estar equipado por forma a trazer uma boa variedade que consiga agradar a quase todos. O modo career irá colocar o jogador a controlar motociclos de cilindrada mais baixa até passar para algo mais potente e difícil de manusear, sendo este interessante mas nada de revolucionário. O Track Editor permite personalizar pistas e dar uso à nossa imaginação, mas podia ter um leque de funcionalidades mais abrangente e variado.
Apesar de nunca ter vivido uma corrida de motocross na vida real, o ambiente envolvente e todos os detalhes são bastante impressionantes. Existe um forte enfoque em tentar reproduzir as corridas e isso vê-se pelas luzes, público e toda a arena que dão um bom ambiente. Os detalhes do terreno dos circuitos são impressionantes também, mas esperamos que o estúdio consiga trazer uma reprodução ainda melhor através das próximas plataformas.
Verdade seja dita que fiquei bastante impressionado com este novo capítulo da série Monster Energy Supercross, no qual trouxeram-nos um jogo bastante competente. Toda a experiência foi bastante divertida e recompensadora, mas alguns aspectos como a inteligência artificial poderiam estar melhores no geral. O estúdio Milestone está sem dúvida no bom caminho e esperamos que consigam trazer um título ainda melhor no próximo lançamento.
Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 é um excelente jogo para os que gostam de motocross e talvez um bom ponto de partida para quem nunca sentiu grande afinidade com a modalidade.
Positivo:
- Jogabilidade sólida e desafiante
- Preocupação com os detalhes gráficos na pista e motociclos
- Sistema de tutorial
- Boa banda sonora
Negativo:
- Track Editor deixa um pouco a desejar
- IA um pouco punitiva
- PS5 Pro custará 799€ e chega em Novembro - Setembro 10, 2024
- Final Fantasy vs Dragon Quest, qual deles é o mais importante? - Agosto 18, 2024
- Review – Paper Mario: The Ten Thousand Year Door - Agosto 6, 2024