Final Fantasy Tactics devia ter um jogo novo

Se só começaram a jogar há alguns anos e por acaso deram de caras com alguns dos últimos Final Fantasy, então devem ter uma breve ideia do quão diferentes estes são dos originais. Grande parte deles mudou de tema, de combate e até dos sistemas clássicos.

Também é possível ver que a série Final Fantasy está carregada de vários Spin-offs, coisas como os Crystal Chronicles, como os Theatrhythm, Dissidia, Brave Exvius, Chocobo Dungeons e até Kingdom Hearts se quisermos realmente esticar a corda. A verdade é que são muitos e variados.

O que é mais estranho no meio de tudo isto, é que embora o tempo passe e a Square-Enix vá lançado todo o estilo de spin-off de Final Fantasy que possam imaginar, existe uma série que ficou para sempre congelada na sua existência e que apenas nos brindou com três jogos. Falo como é óbvio de Final Fantasy Tactics.

Deixem que vos conte uma breve história. Corria o ano de 2003 quando fui ter com o meu irmão aos Estados Unidos e fiz a viagem acompanhado do meu Game Boy Advance. Levei alguns jogos comigo, mas planeava comprar um ou dois por lá já que a consola não tinha bloqueio de região. Foi na Virgin Megastore do Times Square que por 19,99 dólares encontrei o Final Fantasy Tactics Advance e tanto o jogo como a banda sonora foram uma companhia nesta aventura, fosse nas viagens de comboio, nos momentos mortos ou um bocado antes de ir dormir.

Por isso mesmo, Final Fantasy Tactics Advance ainda é um dos meus jogos favoritos de sempre e a música Law Card continua a ser um tema demasiado icónico presente na minha memória. Impressionante como o Game Boy Advance já tinha capacidade para proporcionar meios para fazer uma música como esta:

Mas se cheguei demasiado tarde para o primeiro Final Fantasy Tactics da PSone, a verdade é que não podia não o jogar depois de ver o quão bom Tactics Advance era. Joguei a versão PSP de War of the Lions e uma vez mais, a magia da série Tactics fez-se notar. Embora com temas e estilos totalmente diferentes, ambos eram jogos brilhantes. Anos depois, foi lançado Final Fantasy Tactics A2 Grimoire of the Rift, que também é um jogo bastante bom.

Se a história do primeiro Tactics é mais complexa e cheias de relacionamentos com lutas pelo poder, abuso do mesmo e a demonstração de força, Tactics Advance já é mais inocente e colorido, embora a história acabe por tomar proporções mais negras perto do final. Se um é mais denso e cru, o outro é mais caloroso e indirecto.

Mas se existe algo que todos os Final Fantasy Tactics partilham é do sistema de combate por turnos, da mudança de classes ao bom estilo dos JRPG antigos e da mestria do posicionamento das personagens. Nenhum destes jogos é verdadeiramente fácil e conseguem ser especialmente bons para quem gosta de pensar estratégicamente.

Por isso mesmo e se estes jogos são tão bons, então porque é que está a demorar tanto tempo para surgir um novo Final Fantasy Tactics a sério? Se olharmos para o mercado dos videojogos até existem bons exemplos de séries com estes sistemas que estão a vingar, como é o caso óbvio de Fire Emblem, Disgaea e até XCOM.

É muito estranho como é que os jogadores continuam a pedir o regresso da série Tactics mas são constantemente brindados com novas ideias para spin-offs. Não que criatividade seja mau, mas porque não usar alguma dessa criatividade num jogo novo da série que mais precisa de ser ressuscitada?

É possível que a parte Square da companhia só esteja interessada em ver Final Fantasy a transformar-se num jogo de acção desenfreado, cada vez mais próximo de um Devil May Cry, do que a regressar aos modelos clássicos. O mais hilariante no meio de tudo isto é que a “versão Enix” está lançar Dragon Quest Tact no iOS e Android, que é exactamente o estilo que estão a pensar!

Será que alguma vez vamos ver o regresso de Final Fantasy Tactics? Por esta altura já começa a ser cada vez mais duvidoso, mas é claro, se alguma vez a Square-Enix resolver dar uma nova vida à série, que seja nos moldes da Square à moda antiga.

Daniel Silvestre
Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram