Caso Gamestop não devia ser algo de estranhar para os jogadores

Era possível ver já há algum tempo que a Gamestop estava a passar por uma fase de constante declínio e decisões constantes que estavam a colocar a companhia numa situação extremamente complicada. Como sempre, há quem saia a perder com esta situação e quem saia claramente a ganhar.

Recentemente o mundo ficou incrédulo com o cenário que foi montando em redor da Gamestop e que fez tremer o mundo dos mercados. Enquanto grupos de investimento apostavam em grande sobre o fim da Gamestop, alguns investidores mais pequenos reuniram-se através do site Reddit e combinaram começar a mover o mercado na direcção oposta.

Embora não seja especialista na matéria (podem saber mais aqui por exemplo), é fácil perceber que a procura aumenta o preço e de um momento para o outro, o preço das acções da Gamestop entraram em alta, indo buscar dinheiro dos bolsos dos grandes grupos de investimento para alimentar os bolsos de investidores particulares, muitos deles alertados para a situação exactamente por partilhar uma paixão, o gaming.

Ora bem, quem joga um pouco de tudo já sabe isto, mas o Wall Street parecia que não. Se formos a ver, os jogadores mais hardcore são especialmente fãs de jogos que requerem muito tempo e dedicação, especialmente jogos que envolvam gestão e interacção com outros jogadores.

Se já jogaram um MMO sabem bem para onde me estou a dirigir. Sabem que isto era um cenário inevitável e que os jogadores estão indirectamente a treinar para este estilo de situações há anos. Claro que a maioria não tem noção disso, mas é algo que acontece sem que muitos notem.

Quando jogava World of Warcraft de forma mais intensiva e próximo dos primeiros anos de jogo, era um jogador que fazia muito Solo Play, como tal não apanhava as minhas melhores armaduras em Raids e afins, tinha de fazer dinheiro de outra forma. Como passava muito tempo a fazer missões e explorar o mundo, fiz uma jogada que me parecia boa ideia e que acabou por me levar às costas entre duas expansões.

 

Como profissões, adquiri Mining e Skining que me permitiam recolher minério e tirar as peles dos animais que ia derrotando. Se por um lado o Minining era uma coisa que me parecia ter bastante concorrência, parecia que as peles para fazer armaduras de couro não era feito por muitos no meu servidor. Então que fiz eu? Transformei-me no magnata da venda de peles do meu servidor.

Todos os dias ia para o terreno apanhar peles e ia para a Auction House (mercado), para vender as minhas peles a outros jogadores. De forma a fazer mais dinheiro, comprava a as peles mais baratas de outros jogadores e metia ao preço que queria, inflacionado artificialmente o preço a meu gosto. A dada altura alguns produtos já estavam a vender a quase 200% do preço normal, o que me fazia ganhar rios de Gold.

Embora possa parecer um exemplo básico e simples, este é o estilo de coisas que muitos videojogos, especialmente MMOs, tem como base. O comércio entre jogadores é um bom exemplo de venda, troca, investimento e controlo de mercado. Este estilo de técnicas não são exclusivas dos jogos e são muito usadas no mundo real.

A situação da Gamestop é um bom exemplo de como é possível observar o mercado e encontrar falhas que podem ser aproveitadas, sendo o caso mais interessante, de que desta vez não foram os grandes que aproveitaram, mas sim os mais pequenos que acabaram por fazer algumas fortunas.

 

Como é óbvio, a bolsa é muito forte e até já houve intervenção para que as acções não pudessem ser compradas (o que poderá ser até ilegal?), mas este é um bom exemplo de que as técnicas e jogos de mercado podem ser aprendidos fora da roda dos grandes investimentos.

Ainda não se sabe bem quem vai ganhar ou perder com o caso Gamestop. Pode ser que os pequenos, pode ser que os grandes consigam impor alguma regra, ou até pode mesmo ser que a própria Gamestop aproveite tudo isto para ganhar um balão de oxigénio. No meio de tudo isto, a verdade é que a situação ficou nas bocas do mundo e mostrou uma vez mais que os videojogos são uma boa ferramenta de aprendizagem.

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x