O cinema em Portugal despede-se de 2012 e recebe 2013 com um cartaz eclético, reflectindo a tendência do cinema moderno.
O cabeça de cartaz é necessariamente um filme norte-americano, com uma das maiores estrelas de Hollywood, que pisca o olho às grandes massas e ao box-office. Apesar de ser um filme pipoqueiro, Jack Reacher alinha na corrente dos filmes mainstream da actualidade, consciente da exigência do público, manifesta vontade de fazer um bom produto de entertenimento, mesmo tendo em conta que o “valor nutritivo” seja baixinho.
De terras do Tio Sam, estreiam mais dois filmes, Entre Irmãs – Your Sister’s Sister (um filme independente) e The Paperboy – Um rapaz do sul (um thriller do realizador de Precious).
Para fechar o cartaz, três filmes europeus: dois filmes umbilicalmente ligados à França, O Meu pior Pesadelo – Mon pire cauchemar da realizadora luxemburguesa Anne Fontaine, e Paraíso a Oeste – Éden à l’Ouest, do grego Costa-Gavras. Finalmente: Também a chuva – También la lluvia da actriz/realizadora espanhola, Icíar Bollaín.
Jack Reacher – Jack Reacher
Realizado por Christopher McQuarrie, o novo filme de Tom Cruise, inclui ainda Rosamund Pike, Richard Jenkins e David Oyelowo nos principais papéis. Jack Reacher pode ser considerado um filme de acção que faz um apanhado de elementos de vários filmes do género, nomeadamente James Bomd, Missão Impossível, Taken e Identidade Desconhecida.
Entre Irmãs – Your Sister’s Sister
Da realizadora e actriz Lynn Shelton, este filme independente conta com Emily Blunt, Rosemarie DeWitt e Mark Duplass nos principais papéis. Entre Irmãs – Your Sister’s Sister narra a história de Jack, um homem que exila-se numa casa para tentar ultrapassar a morte do irmão. Neste processo conhece a irmã da melhor amiga, com quem vai desenvolver uma relação.
The Paperboy – Um rapaz do sul
Lee Daniels realiza e escreve este thriller com Matthew McConaughey, Nicole Kidman e John Cusack nos principais papéis. The Paperboy – Um rapaz do sul conta a história de um repórter que regressa à cidade natal para investigar um assassinato.
O Meu pior Pesadelo – Mon pire cauchemar
Realizado por Anne Fontaine, com Isabelle Huppert, Benoît Poelvoorde e André Dussollier nos principais papéis. O Meu pior Pesadelo – Mon pire cauchemar conta a história de duas personagens completamente diferentes, que vão desenvolver uma relação que irá mudar-lhes a vida para sempre.
Paraíso a Oeste – Éden à l’Ouest
Realizado por Costa-Gavras e escrita por Jean-Claude Grumberg. Paraíso a Oeste – Éden à l’Ouest conta nos principais papéis com Riccardo Scamarcio, Odysseas Papaspiliopoulos e Léa Wiazemsky. Paraíso a Oeste – Éden à l’Ouest procura retaratar as experiências de quem parte em busca de um sonho.
Também a chuva – También la lluvia
Realizado por Icíar Bollaín, escrito por Paul Laverty. Também a chuva – También la lluvia conta com Gael García Bernal, Luis Tosar e Karra Elejalde no elenco principal. Este filme espanhol desenvolve a história de uma equipa de produção cinematográfica que está na Bolívia a realizar um trabalho sobre Cristóvão Columbo, e envolve-se numa questão social e política.
- Análise – Star Wars: O Despertar da Força / Star Wars: The Force Awakens - Dezembro 18, 2015
- Análise – SPECTRE - Novembro 6, 2015
- Análise – Quarteto Fantástico / Fantastic Four - Agosto 12, 2015