Análise: X-Men: Days of Future Past – X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

x-men-dias-futuro-esquecido-ana-pn-img11

Os mutantes da Marvel estão de regresso ao grande ecrã. Depois de uma ausência prolongada, em recuperação das desilusões promovidas por Last Stand e Wolverine Origins, a franchise deu sinais de vida com First Class e The WolverineBryan Singer (realizou os dois primeiros X-Men) regressa à cadeira de realizador, e com ele os actores que celebrizaram os poderosos mutantes, recuperando uma franchise entendida como a origem do recente sucesso dos super-heróis no cinema.

A produção pertence à 20th Century Fox, detentora dos direitos para adaptações cinematográficas de X-Men e Quarteto Fantástico, que, curiosamente, tem uma relação complicada com a Marvel Studios, que anseia por reaver os direitos da franchise.

x-men-dias-futuro-esquecido-ana-pn-img1

A história de Dias de um Futuro Esquecido é baseada e adaptada de uma banda-desenhada dos X-Men, na qual Kitty Pryde (Ellen Page) regressa ao passado para prevenir os X-Men de uma ameaça no futuro, promovida pelos poderosos Sentinelas, máquinas gigantes programadas para eliminar mutantes. No filme, por motivos de “marketing”, quem regressa ao passado é Wolverine (Hugh Jackman), tendo como missão convencer o Professor Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) da dita ameaça, e impedir que Mystique (Jennifer Lawrence) assassine Bolivar Trask (Peter Dinklage), evitando o momento que desencadeia o ódio para com os mutantes.

O elenco é uma autêntica parada de estrelas e nostalgia, que mistura os actores de First Class (Nicholas Hoult) com os “veteranos” Ian McKellenPatrick StewartHalle Berry, Anna Paquin, Shawn Ashmore, Daniel Cudmore, e ainda, Omar Sy, Evan Peters, Josh Helman e Bingbing Fan.

Peter-Dinklage-X-Men-Days-of-Future-Past

A realização de Bryan Singer é complicada de avaliar. O realizador que se notabilizou no drama é um visionário seguro, que joga quase sempre pela certa, contudo, sendo um filme com super-heróis, a acção no registo clássico perde em comparação para o estilo moderno de Zack SnyderMarc Webb ou Matthew Vaughn.

Nos domínios técnicos, há a ter em atenção o guarda-roupa, que continua a evitar os fatos “pouco discretos” da banda-desenhada, identificando uma enorme falta de coragem e criatividade da Fox (ao menos a Marvel tenta conciliar os dois mundos), que prejudica, em certa forma, a diferenciação dos personagens. Já a edição, camufla muito bem as cenas cortadas, e a banda-sonora, ao nível de uma boa arbitragem num jogo de futebol, passa despercebida.

IH7A0317.CR2

Confesso que ando “de candeias às avessas” com Bryan Singer. Ignorando os problemas com a justiça, o realizador desiludiu por manifesta falta de “unhas” em Superman Returns e Jack The Giant Slayer, denotando poucos recursos na construção de cenas de acção e rimo, elementos imprescindíveis em épicos de acção/fantasia. Apesar de ser mais e maior do que First Class (e mais do que os Vingadores), Dias de um Futuro Esquecido esqueceu-se de um elemento fundamental: O Factor Uau. Ou seja, de que vale uma viagem ao universo da fantasia sem momentos memoráveis, que denota dificuldades em construir situações compostas por puro espectáculo. (excluindo o início e o período em que Quicksilver está em cena).

Talvez os filmes com super-heróis estejam a arrefecer, ou, simplesmente, a previsibilidade da acção desvaloriza a experiencia cinematográfica. Certo é, existia a promessa e o potencial para um épico do género, mas a resistência perante a overdose de personagens, mais a história simples e arrumadinha, e o interesse por ver os actores/personagens a interagirem entre si, não apagam um clímax idêntico a todos os filmes X-Men (somos todos iguais e merceemos blá, blá, blá, blá…) e a suspeita de que a franchise poderia resultar melhor nas mãos da Marvel. Esperemos que o Apocalipse ofereça o filme que os fãs merecem.

Positivo

  • A nata de Hollywood num filme de super-heróis (actores oscarizados e com nomeações no currículo)
  • Patrick Stewart é a encarnação do Professor Xavier
  • Regresso de caras conhecidas
  • Todas as cenas com Quicksilver

 

Negativo

  • Wolverine sem garras de adamantium
  • Jennifer Lawrence acomodou-se ao mesmo registo
  • Afinal de contas, por que precisavam da ajuda do Magneto?

pn-bom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
18 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kanudo

Realmente estava à espera de gostar mais deste filme. Contava que fosse um género de Avengers do X-Men ao reunir tantas personagens diferentes e foi agradável ver algumas caras conhecidas, mas a maioria das personagem do futuro pareciam estar lá por estar ou simplesmente não me importava muito com o que lhes acontecia (excepto a moça que criava portais, she was hot).

O marketing dá demasiado foco no Wolverine, como faz sempre em todos os filmes X-men, e ele acaba por não ter muito impacto na história a meu ver, principalmente na 2ª metade do filme (e aquelas garras de osso não ajudam nada). As personagens que apareceram no First Class são bem mais interessantes, sem esquecer o Quicksilver que provavelmente proporcionou o melhor momento do filme todo.

Em geral, o filme entretém e sempre arranjaram uma boa maneira de seguir um caminho novo na história ao eliminar a banhada que aconteceu no Last Stand.

Edgar Silvestre

bem visto Kanudo, foi uma forma subtil para apagar o Last Stand. De facto estava à espera de melhor, e foi complicado dar a nota, estando entre o razoavel eo bom, embora não seja melhor do que o Cap 2

Lfo

Blink (Fan Bingbing) Hot hot hot!!!
O Wolverine é que é a estrela, por exemplo não sei se sabes mas nos comics, quem vai ao passado é a Kitty Pride, mas pronto neste deram-lhe os poderes de enviar malta para o passado.

Marco Fernandes

Estava no cinema a ver o filme e a pensar: acho que o Edgar tambem vai ficar bastante triste com o filme. Parece que não errei muito.
Sinceramente esperava mais, muito mais, mais cenas de ação, mais emoção, mais WOW! !!
Nota-se que se trata de um filme com funções de corretor e não de marcador. Apenas deixa a sua marca pela transição e alterações que faz. Mesmo o final não é nostálgico o suficiente, nao é emotividade o suficiente. Abençoado QuickSilver, se nao fosse ele não tinha do que fala no final do filme!

E a Jennifer Lawrence, o que se passou com ela? Ou foi impressão minha? Pareceu-me aquém. ..

Edgar Silvestre

Grande Marco, obrigado por te teres lembrado de mim durante o filme. Quando entro na sala de cinema estou sempre à espera do melhor, quero divertir-me e ser surpreendido. X-Men ficou aquém, não é mau per si, mas peca em comparação com os demais. Ok, o Magneto levantou um estádio… mas já tinha levantado um submarino e uma ponte. O Homem-Aranha 2 pode ter todos os problemas do mundo, mas é emotivo, desperta sentimentos, sentimos o drama, o que torna o filme bastante positivo, já o Cap 2 invoca questões actuais, bastante interessantes. Este era o filme em que os X-Men deviam ter arriscado, perdeu-se uma oportunidade. Esperemos que o combate com o Apocalipse resulte

Marco Fernandes

Um filme já não faz sentido sem a tua Critica antes ou depois! 😀
Concordo plenamente com tudo. Espero mesmo que o futuro seja mais Amazing para os nos amigos Mutantes. Tenho grandes esperanças para o Apocalipse, mas vi hoje noticias que apontam a presença novamente do elenco original… Acho que, por muito bom que o elenco original seja, está na altura de escolher um elenco, uma história e contar essa história, sem preocupações se todas as estrelas tem Screen Time!
Enfim, vamos lá ver o que o futuro (ou passado?) reserva para estes Mutantes. Com o QuickSilver, o Gambit, e todas as novidades que ainda estão para vir, pode ser que isto nos surpreenda 😀

Lfo

Como fã de X-Men e principalmente de Wolverine, gostei muito.
A Marvel continua no bom caminho, cada filme que têm lançado tem sido um sucesso.
Quicksilver foi sem dúvida uma das melhoras personagens do filme todo, esperar para ver como o “KickAss” faz com o seu Quicksilver. Tb gostei de ver a Blink, caras novas e larocas são sempre bem vindas 🙂
Para terminar, mother of CAMEOS.
Agora mal posso esperar pelo Apocalipse e por um possível Wolverine 3.

Edgar Silvestre

este filme não é da Marvel, mas da Fox, que adquiriu os direitos dos X-Men e do Quarteto Fantástico

Lfo

Eu disse Marvel, por causa dos comics.

alpha

eu acho que este x-men e o início estão muito melhores que os 3 primeiros que não tem actores por aí além

Silver4000

Os actores são todos os mesmos.

alpha

a sério ? não não são lol… kevin bacon . aquele aquele faz de magneto .. vais dizer que não são melhores que os outros ou preciso de t dizer os grandes filmes que fizeram ?

Edgar Silvestre

os actores do first class explodiram depois do filme. mas sim, são melhores do que a primeira trilogia

r2

Eu adorei o puto do filme, apesar de já prever que **SPOILERS**….. iam acabar por reescrever os acontecimentos dos 3 primeiros filmes. Não vejo como é que é negativo o Wolverine não ter garras de adamantium, se as tivesse o magneto dava-lhe uma maior coça xD

Edgar Silvestre

r2, são garras e esqueleto de adamantium, o metal mais resistente do mundo, que fazem o Wolverine ainda mais awesome. ainda bem que gostaste do filme, confesso que estava à procura de algo mais épico

Kaiser

Bem, apesar de tudo vou ver o filme na mesma, estou curioso, no fim de semana passado vi o First Class (o único da série que me passou ao lado) e adorei, um filmaço, sim senhor! Apesar de já saber que isso acabaria por acontecer, fiquei um bocado triste por o Magneto (em jovem) ter dado para o lado dos vilões, assentava-lhe mesmo bem a posição de herói (ou anti-herói, dado as ideias e acções algo malignas).
Edgar, quanto aos efeitos visuais, estão bons ou não são nada de mais? Porque o aspecto dos Sentinela nos trailers não me agradou muito.

Edgar Silvestre

os efeitos visuais são seguros, se bem que não fiquei deslumbrado. achei mais interessante o trabalho desenvolvido no Godzilla

Junior Alves

Edgar consegues imagonar outro ator a interpretar o wolverine?????

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
18
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x