Análise – Mario Party Island Tour

mario-party-island-tour-rev-top-pn

Mario Party é uma série que pega no sentimento de divertimento e de jogar contra outras pessoas de uma forma competitiva e cria uma fórmula que só é testemunhada presencialmente. A série já leva alguns anos de casa e tende em não falhar uma única geração havendo várias versões do jogo para as várias plataformas da Nintendo.

Como as portáteis têm também recebido ao longo do tempo experiências Mario Party de bolso, uma versão 3DS está alinhada com esta ideologia e faz mais que sentido nesta altura. Eis então que nos chega Mario Party Island Tour, um jogo que pega novamente no conceito de criar um jogo de tabuleiro virtual e adiciona vários elementos que tornam um serão espectacular. Será que este consegue fazer jus ao legado?

mario-party-island-tour-rev-1-pn

O modo principal de nome Party está fragmentado em vários tipos de tabuleiros. Cada um deles tem um certo objectivo principal e está catalogado com os vários tipos de elementos, seja sorte, habilidade ou mini-jogos. Estes catálogos servem para explicar um pouco o enfoque do tabuleiro em questão e poderá dar uma boa variedade no que toca a escolha. Existem também os mini-jogos que podemos jogar individualmente e até jogos StreetPass.

A variedade está lá, mas o problema centra-se mesmo nos jogos de tabuleiro. A Nd Cube tomou a decisão de remover elementos muito importantes e divertidos da série, como apanhar moedas ou estrelas para determinar o vencedor no final do percurso – excluindo o tabuleiro Star-Cross Skyway que também tem problemas próprios – e simplesmente tornou a experiência muito mais simplificada com o vencedor a ser determinado por ser o primeiro a chegar ao fim do tabuleiro. Apesar de manter um tema mais clássico, retira alguma da magia.

Para além dos elementos que compõem os tabuleiros, como casas que nos dá ou retira vantagem e os mini-jogos, cada tabuleiro tem um pequeno twist para chegar ao fim. No caso de Kamek’s Carpet Ride, os dados são substituídos por cartas, em Banzai Bill’s Mad Mountain temos uma bala gigante que manda as personagens aleatoriamente para meio do tabuleiro se estiverem adiantados no jogo, mas tudo com o mesmo sistema que é chegar ao fim do tabuleiro. No caso do último exemplo mencionado, a bala que nos projecta para meio do tabuleiro é uma ideia muito frustrante e não ajuda o facto do tabuleiro ser extremamente pequeno.

mario-party-island-tour-rev-2-pn

A essência de Mario Party está nos inúmeros mini-jogos que nos ajudam no nosso caminho para a vitória. Mario Party Island Tour tem a sua mão cheia que consegue tirar partido das várias tecnologias que estão inseridas na plataforma. Não existe muito por onde falhar neste parâmetro, e apesar de umas poucas “ovelhas ranhosas”, o conjunto de mini-jogos está bastante sólido e consegue divertir o jogador.

O modo mais divertido é sem dúvida o Bowser’s Tower. É bastante simples de se jogar: basicamente temos que subir os vários pisos da torre de Bowser mas cada piso está barrado por mini-jogos entre fantasmas de várias personagens da Nintendo. As surpresas nesta torre são várias, sendo que Bowser irá fazer das suas, até mandar-nos alguns pisos para baixo se for necessário.

mario-party-island-tour-rev-3-pn

Download Play é sem dúvida uma enorme mais valia para este jogo, visto que a essência está em jogar em conjunto. Com este sistema podemos jogar com outras pessoas que tenham uma 3DS sem que elas tenham obrigatoriamente o jogo. Toda a jogabilidade é feita sem grandes problemas e consegue muito bem colmatar o problema de não haver multiplayer online.

Mario Party Island Tour é um jogo que no exterior possui uma certa exuberância, mas no interior peca pela qualidade. As alterações impostas pela Nd Cube são tentativas em criar algo diferente que não correram muito bem. Mesmo assim, é um jogo com um grau de divertimento considerável.

Positivo

  • Mini-jogos consistentes e divertidos
  • Modo Bowser’s Tower
  • Explora as capacidades da portátil
  • Apresentação
  • Vários tabuleiros…

Negativo

  • …mas com pequenos aspectos frustrantes
  • Tabuleiros curtos
  • Remoção de aspectos divertidos da série
  • Sem Online

pn-bom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silver4000

E eu pensava que as estrelas e moedas eram algo muito importante no jogo…

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x