Análise – Wonder Boy Collection

Wonder Boy é uma das séries clássicas dos anos 90 que gradualmente tem aparecido com alguns lançamentos recentes. Sejam eles remakes ou novos capítulos, a verdade é que a série recusa-se a parar e os fãs continuam a querer mais jogos e lançamentos.

O que temos então em mãos é uma compilação que abrange algumas das eras da série Wonder Boy, onde no total teremos quatro jogos que poderão ser considerados como a génese desta marca. Os jogos em questão são Wonder Boy de 1986, Wonder Boy in Monster Land de 1987, Wonder Boy in Monster World de 1991 e Monster World IV de 1994. Temos duas grandes omissões que são de notar, Wonder Boy III: The Monster Lair e Wonder Boy III: The Dragon’s Trap que podiam estar presentes através das suas versões originais.

O primeiro Wonder Boy que irá encabeçar esta compilação é o clássico Wonder Boy e a versão que nos é apresentada baseia-se na mesma que chegou às arcades. Este é um jogo de plataformas bastante simples e que ainda não incorporou na totalidade os elementos que iremos ver mais tarde. A jogabilidade mantém-se simples e responsiva, tendo uma mecânica específica que é fácil de se adaptar. O jogo tem um trajecto linear que era apanágio em jogos de plataformas da altura, onde a nossa personagem irá apanhar alguns power-ups e o clássico skate que nos dá mais velocidade.

Dado a minha história com este jogo, não senti grandes dificuldades com os vários elementos do jogo como os inimigos e plataformas, mas verdade seja dita que revendo este jogo novamente, sinto que mostra a sua idade com partes do jogo a serem demasiado difíceis e por vezes incoerentes com o resto do nível.

Wonder Boy in Monster Land é o segundo jogo desta compilação que começa a projectar a direcção que a série iria tomar de agora em diante. Para além das plataformas e de correr pelos cenários, passamos a ter alguns elementos de RPG como a possibilidade de melhorarmos as nossas armas, armadura ou aumentar a vida através de moedas que apanhamos de monstros que matamos.

No que toca aos níveis em si, começamos também a ter alguns elementos de exploração não só pela cidade principal que nos dá acesso aos nossos upgrades, mas também pelos próprios níveis em si que poderão ter alguns segredos escondidos. Já a jogabilidade não foi um dos elementos que mais gostei, isto por parecer um pouco mais rígida e capaz de causar alguns ataques de nervos. Mesmo assim, um bom começo com algumas arestas por polir.

Wonder Boy in Monster World começa a aprimorar a fórmula do jogo anterior em todos os elementos anteriormente criados. À primeira vista temos um salto no que toca ao grafismo não só através das cores mais vibrantes mas o salto geracional permitiu maior detalhe em todo o jogo.

É também um dos jogos mais agradáveis de jogar em todos os sentidos, não só tendo uma jogabilidade bastante suave e simples, mas também toda a aventura é rica e com vários cenários e inimigos.

Monster World IV é também outro jogo muito positivo que apesar do lançamento exclusivo no Japão em 1994, acabou por receber versões localizadas mais tarde e neste caso falamos de Wonder Boy: Asha in Monster World em específico, com uma análise da nossa parte que pode ser vista aqui. Com o lançamento da versão 16-bit inteiramente localizada, passamos então a ter acesso a todas as versões de Monster World IV.

Tal como o jogo anterior, Monster World IV é um jogo de plataformas muito bem conseguido. Neste jogo seguimos Asha que recebe o chamamento de vários espíritos que foram capturados por feiticeiros e precisam da ajuda da jovem rapariga. Mais uma vez, este é um jogo que mesmo na sua vertente 16-bit é muito bom e com uma jogabilidade refinada. Segue os elementos de acção RPG dos jogos anteriores e nos leva a uma incrível aventura.

Como compilação temos em mãos um conjunto de jogos interessantes e que atravessam a génese desta série. O estúdio Westone Bit Entertainment adicionou alguns elementos que seria de esperar neste tipo de ports de jogos antigos como é o caso de podermos fazer save-states, retroceder no jogo, adicionar vários filtros que simulam os ecrãs CRT antigos e tudo isso com uma apresentação bastante fidedigna. Se existe algo que me possa queixar é o facto dos menus e das fontes escolhidas parecem demasiado simples para um lançamento deste calibre.

Se são fãs da série Wonder Boy e não experimentaram as versões antigas dos jogos da série, então têm aqui uma excelente oportunidade para tal. Todos os jogos funcionam na perfeição e as opções extra simplesmente complementam a experiência. Podem encontrar o jogo disponível para a PS4 e Switch.

Positivo:

  • Compilação que abrange as melhores versões do início da série
  • Jogabilidade bastante acessível para a idade que os jogos têm
  • Extras como save-state, retroceder no tempo
  • Wonder Boy in Monster World e Monster World IV são excelentes

Negativo:

  • Menus demasiado simples
  • Ausências de Wonder Boy III: The Monster Lair e Wonder Boy III: The Dragon’s Trap

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