Análise – Underground

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Underground é um jogo de quebra-cabeças para a Wii U onde controlamos dois braços mecânicos com o objetivo de guiar pequenos robots através de minas. Para isso podemos contar com várias ferramentas e vários elementos com que temos de interagir nestes cenários.

Uma a uma, as ferramentas são introduzidas começando com uma ferramenta que dispara eletricidade e que serve sobretudo para dar choques e descongelar os robots, uma broca para desimpedir caminho e uma garra para movimentar objectos.

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Underground conta também uma história, o que acaba por dar algum contexto ao que se passa, e ainda mais surpreendente foi o facto de este jogo ter alguns Boss pelo meio. Estes proporcionam uma pequena distração sobre os níveis normais. Com a progressão no jogo, os níveis ficam mais complicados e acabaremos por perder alguns robots pelo caminho quer seja pela nossa falta de atenção a um certo ponto da mina, quer seja pelo controlo dos braços mecânicos. Estes têm uma introdução que se vai acentuando um braço de cada vez de modo a habituar o jogador ao seu uso.

Infelizmente a minha experiência com este jogo deixou muito a desejar, não achei o jogo divertido e os controlos só pioram a situação. Cada mina ou nível faz-se sentir como uma trabalho. Em Underground, as ferramentas não têm de todo a melhor precisão, muitas vezes era necessário colocar a broca num certo ponto da pedra que iria destruir para que surtisse o efeito desejado; aqui não haveria problema, não fossem os controlos flutuantes dos braços mecânicos.

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Controlar os braços mecânicos e por consequência a câmara pode deixar-nos quase sem visão sobre a área da mina onde estamos, o touch pad da Wii U serve apenas para selecionar as ferramentas enquanto movimentamos os braços mecânicos com os analógicos.

Mesmo em níveis mais avançados onde podemos ser atacados, o jogo não me proporcionou diversão, os robots que temos de conduzir até à saída sabem exactamente por onde ir, o que precisamos de fazer é desimpedir o caminho, no entanto, se por acaso criarmos mais do que uma hipótese de conduzir os robots até à saída, existe a hipótese destes robots utilizarem o segundo caminho para voltar para trás.

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No geral, é um jogo simples onde os controlos são imprecisos e onde nem dar choques a robots para que estes se apressem para a saída tem piada mais do que uma vez.

Underground não proporciona diversão e torna-se uma tarefa prolongada ao longo de níveis cada vez mais extensos. Existem jogos muito mais apelativos na eShop e a menos que sejam fãs acérrimos de puzzles e não se importem com controlos flutuantes e imprecisos, Underground não é para vocês.

Positivo

  • A história poderá ajudar a envolver no jogo
  • Muitas mecânicas diferentes

Negativo

  • Controlos flutuantes
  • Níveis segmentados
  • I.A. dos robots por vezes é irritante
  • Aborrecido e pouco divertido

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Silver4000

Então estou a ver que o principal problema do jogo foram os controlos, sendo que o resto até que era agradável.
É pena, pois até parece ser um jogo com uma boa ideia.

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