Análise: The Wolf of Wall Street – O Lobo de Wall Street

Film Fall Preview

Se existe uma Maçonaria secreta em HollywoodMartin Scorsese tem de estar integrado. É uma figura única do cinema, com um cunho pessoal e uma visão 2.0 do que é a linguagem cinematográfica. Um cineasta notável, que vê constantemente o estilo emulado (certo Bem Affleck?).

Durante cinco anos, The Wolf of Wall Street esteve em pré-produção (Scorsese acreditava no projecto), um período de análise e construção que procurou elaborar uma obra que escamoteasse um alicerce da sociedade capitalista, nomeadamente, a Bolsa de Valores. Como é que os ratos dançam quando o gato não está em casa? É essa a lógica aplicada de quem gere o dinheiro das famílias.

lobo-de-wall-street-ana-pn-img3

A história, inspirada em factos reais, narra a ascensão e queda de Jordan Belfort (interpretado por Leonardo DiCaprio), um stockbroker (corrector de acções) de  Wall Street, acusado e condenado por corrupção, abuso de confiança e actos ilícitos. Além de Leonardo DiCaprio, o elenco de The Wolf o Wall Street conta com um naipe curioso de actores. Não são as superestrelas de American Hustle, mas estão quase lá.

Jonah Hill (recebeu uma nomeação para o Óscar de Melhor Actor Secundário), Margot Robbie, Matthew McConaughey (podia ter duas nomeações este ano), Kyle Chandler, Rob Reiner, Jon Bernthal, Jon Favreau, Jean Dujardin, Cristin MiliotiChristine Ebersole e Shea Whigham integram um elenco insuspeito e surpreendente, no qual cada actor tem direito ao seu momento. Contudo, as luzes da ribalta incidem com grande intensidade sobre Leonardo DiCaprio, que, caso a performance fosse avaliada ao estilo das Olimpíadas, regista o máximo pessoal. A interpretação de Leonardo DiCaprio está perfeita, Jordan Belfort é um turbilhão de emoções, que oscila num estalar de dedos do grotesco para o admirável. Após uma carreira a trabalhar com os melhores (Nolan, Tarantino e Spielberg) seria justo que DiCaprio recebesse o prémio maior do cinema.

THE WOLF OF WALL STREET

Quando Martin Scorsese dá um safanão involuntário na camera, a sabedoria é tal, que o enquadramento manter-se-á perfeito. Talvez seja um exagero, mas se os anos de prática não chegassem, o realizador tem uma visão estática inacreditável, aprumada com um domínio total do espaço cénico. É uma orgia de informação cada cena em The Wolf of Wall Street, com situações reminiscentes das páginas de “Onde Está o Wally?”.

O restante domínio técnico ao redor de Martin Scorsese está… assim-assim. Pode parecer chocante, mas quando o bife é bom, dispensa molhos e condimentos extra. Mérito, contudo, para a produção, fazendo um bom uso dos cheques em branco (a acção salta do escritório em euforia até à Suíça).

lobo-de-wall-street-ana-pn-img6

O Lobo de Wall Street está quase perfeito, talvez a obscenidade gráfica possa perturbar os mais sensíveis (cenas de sexo implícito e uso de drogas), mas a mensagem é transmitida sem pudores ou paninhos quentes. Jordan Belfort é uma versão distorcida de Robin dos Bosques (tira aos ricos e fica com o dinheiro), que serve de paradigma dos multimilionários (querem mais dinheiro e perdem a noção da linha que separa o certo e o errado).

Se Hollywood escolher The Wolf of Wall Street para melhor filme do ano, estará a recompensar um trabalho incrível de Martin Scorsese, que tem a ousadia de contrariar os manuais, violando a quarta parede e utilizando sucessivamente o voz-off do protagonista. Martin Scorsese tem uma longa tradição de injustiças (Raging Bull e Taxi Driver), sendo finalmente premiado num dos trabalhos menos conseguidos da carreira (The Departed). Será um duelo intenso com 12 Anos Escravo.

 

Positivo

  • A performance de Leonardo DiCaprio
  • Enquadramentos repletos de informação
  • Elenco
  • Violação da quarta parede

 

Negativo

  • Poucas decisões do protagonista sobre pressão
  • Matthew McConaughey por breves momentos
  • As sucessivas F-Bombs tornaram-se maçudas

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
26 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Duarte

Tambem adorei este filme, embora duvide que o DiCaprio ganhe o Oscar, embora na minha opinião ele mereça

Marco Correia

Vi isto ontem e adorei. awesome movie!

alpha

sim está bom o filme mas vamos la ver uma coisa toda a gente sabe que este filme era mesmo para levar o Leonardo dicaprio ao colo ara os óscares porque já o vi a interpretar este papel de histérico em vários filmes , por isso acho que toda a gente concorda que ele seria ótimo para papel de maluco ou sociopata aliás não sei como é que não o escolheram para fazer o american psico se calhar era muito novo ( graças a deus que foi o christian bale ) , espero que ele não ganhe óscar porque apesar de estar muito bem não é um actor flexível

Vasco Neves

American Psico?? Não quererás dizer American Hustle??

ShadowDust

ele estava a referir-se a isto http://www.imdb.com/title/tt0144084/

Vasco Neves

Ah ok, my bad…

alpha

ahahaah sim american psico não conheces ? lol achas que ía confundir ? .. lol .. check online

Vasco Neves

Talvez se dissesses American Psycho, talvez fosse mais fácil de encontrar também 😉

alpha

ok peço desculpa que eu pus exatamente isso no Google e encontrei por isso deixa de ser piegas

Vasco Neves

Eu sou sempre piegas no que toca a escrever bem 😉

alpha

claro português

Vasco Neves

Ya, é que American Psycho é um claro nome português…

alpha

esquece lol não percebes-te , vais concordar ou discordar com a minha opinião inicial ou só vens aqui implicar com a minha linguagem ?

Vasco Neves

Ambos. É giro gozar com gajos como tu…

alpha

ambos? , bem já vi que só te vais referir á questão de ter substituído uma letra mal , porque o importante da questão não respondes porque se realmente fosses um gajo com alguma integridade comentavas primeiro o que achas do Leonardo DiCaprio neste filme e só depois te referias á linguagem , mas acho que é pedir demais , em vez disso perdes tempo em gozar no chat o que não parece que seja o objectivo de este site , como não sou um atrasado mental como tu obvio que não vou comentar mais.

Vasco Neves

Uma letra?? Tu escreveste “psico” e não “Psycho”, a diferença está em 2 letras e não apenas em 1.
É giro gozar contigo porque tu do nada partes para o insulto, o que faz com que me piques a gozar-te ainda mais, já que não tens cérebro suficiente para argumentar – coisa que eu já tinha descoberto antes, visto que escreves mal como o catano – e depois ainda tentas ridiculazar uma pessoa quando és tu que és o ridículo. Enfim, as melhoras…

Marco Correia

he is like that, forget him. apesar que é verdade que dás uns valentes fails de vez em quando xD

David Rodrigues

Edgar podes me explicar o que é a Violação da quarta parede? referida nos aspectos positivos

Ghost

Se não me engano é quando o protagonista se dirige ao púbico.

Ghost

Se não me engano é quando o protagonista se dirige ao público.

Edgar Silvestre

O princípio da quarta parede, em cinema, é o espaço onde está a camera, ou os olhos do espectador. Num enquadramento temos 3 paredes (físicas ou não), a direita, esquerda e o fundo. Em teoria a quarta parede é sagrada, porque implica a separação entre o filme e o espectador. Quando é violada, denota a consciência do filme enquanto tal. Por vezes acontece, um piscar de olhos de um personagem para o público, um desabafo, ou uma graçola (normal em comédia). No Lobo (numa jogada de mestre) o protagonista está em voz-off, surge em cena, e quando damos por nós, está a conversar com o espectador. Subtil e incrível. Quem gosta de cinema tem de ver.

David Rodrigues

tank iu pela resposta bastante esclarecedora
um aspecto relevante e muito perspicaz de facto

Vasco Neves

Vi à pouco este filme, e está excelente! Consegue ser estupidamente hilariante, como em alguns casos muito sério. O Scorsese, apesar da idade, continua a saber muito bem o que fazer com os movimentos de câmara e etc. Continua a ser um verdadeiro senhor e um exemplo a seguir por outros realizadores.

Sanchez

Fui ver este filme a semana passada com a minha namorada e tanto eu como ela adorámos o filme! Rimos e ficámos colados ao ecrã do inicio ao fim. Uma obra prima!

Dexter

Desta vez concordo com praticamente tudo. Adorei o filme, adorei mesmo!

As personagens são fantásticas, hilariantes, o filme tem 3 horas mas nem se dá por elas, é fantástico!

Edgar, se os óscares fossem justos, o DiCaprio já o tinha ganho há muito…. Este ano com o Matthew McConaughey vai ser muito difícil ganhar. Apesar de tudo, o Matthew merece mais.

Edgar Silvestre

Dexter, seria prático dizer nas análises o que a comunidade quer ler, mas eu estaria a comportar-me mal se assim fosse. As análises são objectivas (quem disser o contrário não é sério), mas a opinião é necessariamente individual. Não quero semear a discórdia, apenas o debate e aproximar os fãs de cinema. Posto isto, entendo que o DiCaprio teve a melhor interpretação da carreira, embora tivesse gostado muito dele no Django. O McConaughey está sólido, mas no meu entender, este ano, foi o DiCaprio quem chegou mais além.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
26
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x