Análise – The Last of Us Part 1 (PC)

The Last of Us Part 1 chegou ao PC. Esta é a grande oportunidade para todos aqueles que só jogam no PC, terem a hipótese de jogar este jogo de uma vez por todas.

A versão PC é muito similar à de PS5, por isso é importante que leiam a nossa análise desta versão para ter o contexto todo e só depois disso, continuar com a abordagem à versão de PC.

Análise – The Last of Us Part 1 PS5

Agora que já têm uma ideia do que foi feito para a versão PS5, é importante dizer que a versão PC é certamente a edição que legitmiza a criação deste Remake, pois o Remaster, mesmo datado em alguns aspectos, era mais do que suficiente para ter uma grande experiência.

Porém, a versão PC está longe do que foi feito na PS5. Se estão habituados aos padrões de qualidade de lançamento de outros jogos Playstation como Horizon Zero Dawn ou Spider-Man, vão ficar desapontados com o estado a que este jogo foi lançado.

Tal como qualquer versão PC que se preze, The Last of Us Part 1 também tenta fazer com que a experiência nesta plataforma seja a melhor e mais personalizável possível. Existem vários menus que permitem mexer com detalhes visuais, campo de visão, resolução, entre muitas outras coisas que metem o jogo mais bonito ou mais fluído consoante o vosso hardware. O problema está ligado à prestação do jogo em si.

The Last of Us Part 1 no PC tem vários problemas de optimização e mesmo a correr num ecossistema que me permitiu jogar bem até o recente Spider-Man e God of War, não só assisti a vários problemas de fluídez, quebras de imagem e vários apagões que deitaram o jogo a baixo. Estão prometidos novos patches e melhorias, mas os primeiros dias foram infernais, a ponto de ter parado a análise pouco depois do capitólio.

Felizmente jogo com comando, mas depois de ter sido chamado à atenção, fui testar com rato e teclado e sim, por vezes este preset tem problemas de precisão, dando pequenos saltos estranhos de forma ocasional. Não é algo que se note com o comando, o que é bom.

No que toca à apresentação, se tiverem um bom PC, têm aqui a melhor versão de The Last of Us Part 1 possível, mas existem vários bugs e glitches que vão do inesperado ao engraçado. Para piorar a situação, o jogo obriga a compilar tudo o que é Shaders logo no início, o que demora perto de meia hora a realizar, o que torna estes problemas ainda mais inesperados. Claro que apanhar bugs depende muito da sorte, mas eu tive alguma dela.

A pior parte no meio de todo este caos de conversão é que todos sabemos que The Last of Us Part 1 corre bem na PS5 e é um jogo de grande qualidade por mérito próprio. Esta versão precisa urgentemente de ser corrigida para que todos os jogadores de PC tenham a mesma experiência com Hardware similar.

Assim sendo, caso tenham a sorte de correr tudo bem, The Last of Us Part 1 merece a mesma nota que a versão PS5, caso contrário a experiência pode variar bastante. No meu caso, mesmo com alguns bugs e o jogo ter caído três vezes em três horas, se tudo for resolvido, esta será das melhores versões disponíveis no mercado.

Positivo:

  • A chegada de Last of Us ao PC
  • Muitas formas de personalizar o visual

Negativo:

  • Problemas de fluídez
  • Bugs e glitches
  • Má optimização
  • Loadings longos
  • Rato e teclado não funcionam bem

Daniel Silvestre
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