Análise – Terminator Genisys

Terminator-Genisys pn ana 1

Já se passaram 31 anos desde que Terminator estreou nos cinemas e agora quatro filmes e uma série televisiva depois chega Terminator Genisys, o filme que decide mais uma vez mudar o futuro, ou passado, o presente? É complicado…

Terminator Genisys começa no futuro durante o ataque final contra a SkyNet. É aqui que somos apresentados a John Connor (Jason Clarke) e Kyle Reese (Jai Courtney). Após o desenrolar da batalha que culmina com um último golpe por parte da SkyNet para se manter viva, Kyle Reese é enviado para o passado, mais propriamente 1984 para impedir que o exterminador mate Sarah Connor (Emilia Clarke).

Terminator-Genisys pn ana 3

O facto de irmos até 1984 dá a desculpa ideal para que nos seja servido um jantar de gala, por outras palavras a melhor parte do filme que faz uso do famoso T1000 para infernizar a vida aos nossos heróis. No entanto rapidamente a acção passa para 2017, 2 dias antes de Genisys, uma aplicação que promete ligar todos os dispositivos eletrónicos, desde tablets a carros, ser lançada. E quem diria que Genisys é a porta de entrada para a SkyNet. O que se segue é o típico filme de acção para impedir o lançamento desta aplicação.

Felizmente e para os que viram o trailer, Terminator Genisys guardou uma surpresa do público, penso eu, pelo menos eu não sabia. Eu não vou falar do que se trata, mas é o suficiente para que toda a história que conhecemos quase caia por terra.

Terminator-Genisys pn ana 2

Durante o desenrolar do filme existe muita reciclagem de falas por parte do exterminador interpretado por Arnold Schwarzenegger, assim como momentos forçados. Muitas vezes pareceu-me que existiram tentativas de comédia não consumadas o que só agonizou o número crescente das mesmas com o avanço da história.

A destacar algo do filme, diria que a prestação de Emilia Clarke se destaca bastante pela positiva assim como os efeitos especiais. E como não poderia deixar de ser Arnold Schwarzenegger destaca-se de uma forma saudosista, relembrando momentos do passado, o que neste caso é algo bom.

Terminator-Genisys pn ana 4

Por outro lado a história é um belo emaranhado de falas e ideias semi-inteligentes que acabam por se contorcer de uma forma pouco natural. No fim Terminator Genisys poderia ter sido muito mais do que é, se tivesse tido um maior cuidado nas falas e apresentando as suas ideias de uma forma mais clara e sobretudo com menos dores de cabeça quanto à linha temporal.

As ideias apresentadas quando ao verdadeiro antagonista são bem explicadas mas a sua execução fica um pouco aquém. Este vilão tem inúmeros momentos para triunfar que lhe escapam por estupidez que não é de todo associada à SkyNet. No fim temos um filme de acção típico do Box Office de Verão que entretém mas não atinge o potencial desejado.

Vejam também a nossa video-análise.

 

Positivo

  • Prestação de Emilia Clarke
  • CGI
  • Cenas de acção
  • Inicio do filme é excelente…

Negativo

  • …mas rapidamente se transforma em medíocre
  • História não é boa
  • SkyNet não é tão inteligente como parece, o filme poderia ter acabado bem mais cedo

razoavel-oficial-an-pn-img

Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JPMatias

Sabem o que é que não vai estar de volta? Esta saga depois deste filme.

Silver4000

Nah, ouvi dizer que planeiam fazer uma trilogia não importa o quê.

Daniel Silvestre

Porque motivo está aqui a moça do Game of Thrones?

tylarth

Procura dragões para matar as máquinas, duh.

Kanudo

Apesar de ter visto críticas maioritariamente negativas antes de ir ver o filme, até gostei mais do que estava à espera. Mesmo que o filme tenta criar um novo caminho ao eliminar os acontecimentos dos filmes anteriores, é preciso saber o que aconteceu nesses filmes, nomeadamente o original e o segundo, para perceber o que se passa na totalidade.

Está longe de ser perfeito, existem buracos na história que prejudicam o filme caso não sejam explicados em futuras sequelas ou seja em que formato for, o que é estranho porque o filme termina de uma maneira fechada. É verdade que a cena pós-créditos pode contrariar o que estou a dizer mas é feito de uma maneira tão cliché que não parece ser o suficiente sozinho para justificar uma sequela.

Gostei da Emilia Clarke como Sarah Connor e da relação com o Exterminador. Algumas piadas podem ser forçadas e repetidas mas deixavam-me sempre a sorrir porque eu adoro ver o Arnold Schwazenegger a interpretar a personagem e continua a ser uma das suas melhores interpretações.

De resto, o Jason Clarke esteve ok como John Connor mas o Jai Courtney não me convenceu no papel de Kyle Reese. O actor no filme original é muito melhor e tem uma química mais convincente com a Sarah Connor enquanto no Genisys parece muito forçado.

Tal como o Jurassic World, é um filme que não precisava de existir mas deixou-me interessado do início ao fim enquanto que o Jurassic World só justifica-se pela cena final. Para mim, é o melhor filme do Terminator desde o segundo.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
5
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x