Análise – Sunset Overdrive

sunset-overdrive-art-top-pn

Não vou mentir, mas neste catálogo de jogos que iriam marcar o primeiro ano da consola, Sunset Overdrive era o jogo que mais me chamou a atenção. De todos os jogos que conhecemos da marca Xbox, este novo esforço da Insomniac Games trazia uma lufada de ar fresco sendo uma das novidades mais impressionantes.

Este novo jogo apresenta-nos a cidade pós-apocalíptica de Sunset City que foi controlada por uma companhia chamada FizzCo. Esta companhia lançou uma bebida chamada Overcharge Delirium e lançou uma festa com a população da cidade, mas mal eles sabiam que a mesma transformava-os em monstros horríveis chamados OD após ingerida. A personagem principal é um dos vários sobreviventes deste acontecimento terrível e irá juntar-se a outras para escapar desta cidade.

sunset-overdrive-rev-3-pn

Sunset Overdrive é um jogo de acção e shooter na terceira com um enfoque em exploração e com muitas acrobacias à mistura. Este é sem dúvida um dos pontos de maior atracção do jogo, pelo que a Insomniac Games fez um excelente trabalho em criar o sistema de navegação pelo cenário com todas as acrobacias pela cidade que faz lembrar o grande clássico da Dreamcast, Jet Set Radio.

Com o simples premir de um botão, vamos poder fazer grind em zonas como rails, fios de electricidade, cantos de edifícios, sendo também muito fácil saltar por cima de plataformas como redes, paredes e até andar de lado em prédios. O estúdio facilitou de tal maneira este sistema que conseguimos alternar em várias zonas sem quebrar a continuidade das acrobacias e ainda disparando sobre os OD que estejam nos cenários e isso é extremamente gratificante e mantêm o jogador agarrado ao comando.

sunset-overdrive-rev-9-pn

Existe também uma panóplia de melhorias que podemos fazer à personagem, desde Overdrives que nos oferecem um bonus em pontuação, dano ou até aumentam as nossas capacidades, até aos Amps que adicionam novas habilidades especiais a ataques simples como melee, rebolar ou até a investida contra o chão.

Quanto a armas, Sunset Overdrive oferece um leque de armas hilariante, desde a caçadeira inicial que cospe fogo e mais se parece com um pénis, até a arma que atira bolas de bowling, sendo possível desbloquear outras e fazer upgrade às mesmas consoante o uso que as dermos. Para além das armas em particular, podemos também espalhar armadilhas pelo chão e arranjar novas maneiras de controlar uma enchente de ODs pelo ecrã.

sunset-overdrive-rev-7-pn

A cidade de Sunset está completamente aberta para a exploração estando esta recheada de ODs por cada vez que a atravessamos. Estes monstros podem sentir a nossa presença e aparecer de zonas como sarjetas, respiradores e não só, impedindo o nosso caminho de progressão para as missões e oferecendo uma boa dose de acção, divertimento e bastante loot para comprarmos mais indumentária e armas.

Para além da história principal e das várias missões consistentes, existem inúmeras coisas que podemos fazer na cidade, desde apanhar vários items em específico que estão espalhados pelo cenário e que nos dão novas possibilidades até completar os vários Challenges que nos são impostos. Esses Challenges estão espalhados pela cidade de Sunset e oferecem novas vertentes de como matar ODs e cumprir desafios.

sunset-overdrive-rev-6-pn

A cidade de Sunset é grande e ao fazermos missões como andar simplesmente de ponto A a ponto B constantemente quase que tira algum do divertimento do jogo, mas a Insomniac Games conseguiu colmatar esta possível falha com o sistema de combate que é altamente viciante e quase obriga o jogador a parar o que está a fazer para eliminar todos os que nos impeçam a nossa progressão. Para além de termos vários tipos de OD, temos também outras facções dentro da cidade de Sunset que poderão combater entre si caso calhem cruzar-se.

O multiplayer deste jogo é também um autêntico regalo para todos os envolventes. Esta vertente chama-se Chaos Squad e irá colocar-nos em várias missões que são um pouco inspiradas no modo campanha. Desde proteger a base com barricadas, até fazer hacks a computadores da FizzCo ou então lutar contra inimigos bem ao estilo tower defence ou Horde de Gears of War. É interessante ouvir as expressões dos outros jogadores através do headset e partilhar do mesmo sentimento.

sunset-overdrive-rev-5-pn

A apresentação deste jogo mostra-se com uma palete de cores bem convincente, um grupo de inimigos interessante e personagens que possuem bastante personalidade. É interessante conhecer os vários traços de personagens que estão a tentar sobreviver nesta cidade invadidade por monstros, havendo de tudo, desde charlatões até a almas genuínas.

Sendo um jogo com um tema pós-apocalíptico, a cidade está praticamente deserta tirando os vários OD e facções que vagueam pelo cenário, e enquanto poderíamos em partes que se poderiam considerar entediantes, existem sempre inimigos que aparecem e enchem o ecrã com algo para dispararmos.

sunset-overdrive-rev-4-pn

Sunset Overdrive é um jogo altamente divertido e com um sentido de humor apurado, havendo poucos limites nesse sentido, desde referências a outras jogos, memes de internet até às tiras da personagem principal bem encaixadas. É um jogo que em termos de atitude faz lembrar Borderlands e esta é uma comparação positiva.

Vejam também a nossa vídeo-análise de Sunset Overdrive!

Sunset Overdrive é um jogo muito bem conseguido e um esforço na direcção correcta por parte da Insomniac Games. É divertido, tem sentido de humor e é altamente viciante do princípio ao fim, uma experiência transversal que irá manter os jogadores agarrados. Sem dúvida a nova referência na Xbox One e um jogo altamente recomendado!

Positivo:

  • Acção frenéticapn-recomendado-ana
  • Conjugação entre shooter e acrobacias
  • Jogabilidade acessível e viciante
  • Humor constante e bem conseguido
  • Chaos Squad é um “fartote”

Negativo:

  • Pode pecar um pouco na variedade

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilhathorn

Isto é o que eu vou fazer todos os dias até este jogo aparecer na Steam, a sacrifice to Lord Gaben so that he may hear my pleading

https://www.youtube.com/watch?v=c8V_6M4lmgY

ARMSMY

Do pouco que vi pareceu-me muito bom.
Não ia ser exclusivo da Xbox One?, uma coisa que me desilude na consola é esta falta de exclusivos, o pior é que não os consegue manter.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x