Análise – Starcraft 2: Legacy of the Void

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Chega então ao fim esta segunda jornada de Starcraft com o lançamento de Legacy of the Void. Esta nova parte da série começou em 2010 com Starcraft 2: Wings of Liberty, e em 2013 vimos ser lançado Starcraft 2: Heart of the Swarm. A primeira versão centrou-se nos Terrans enquanto que a segunda esteve focada nos Zerg.

Em Starcraft 2: Legacy of the Void iremos seguir os Protoss, a última das três facções que compõem todo o lore de Starcraft. Neste novo jogo vemos uma guerra enorme guerra ser desencadeada por Amon, um vilão que pretende controlar todas as raças e assim controlar o universo, sobrando para um Protoss de nome Artanis a tarefa de impedir tal situação.

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Apesar de nos cruzarmos com grandes nomes da série como Jim Raynor ou Kerrigan grande parte da história é feita de momentos altos e baixos. Apesar dos Protoss serem uma raça com alguma grandeza, podemos ficar de uma certa forma tão depressa aborrecidos como surpreendidos.

Starcraft 2: Legacy of the Void continua a trazer os mesmos elementos da série, onde iremos ter uma base principal, colher recursos, aumentar as nossas forças e assim superar os objectivos que nos são impostos. Mesmo assim, o jogo deixa em aberto a maneira como abordamos os nossos desafios.


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Nas nossas missões iremos começar em situações de alguma desvantagem, onde os recursos e as unidades são escassas mas consoante o tempo iremos aumentar o nosso poderio e criar o nosso exercito. A partir daqui podemos escolher a nossa abordagem seja com tentativa-erro ou então por pura experiência. Quero recolher defensivamente e aumentar os meus recursos para criar um enorme exército ou então vou atacando e abordando os meus objectivos gradualmente?

Em Legacy of the Void vemos a introdução de alguns elementos que nos trazem novas abordagens para o jogo. A nossa nave principal que iremos gerir antes de cada grande combate – Spear of Adun – irá abrir várias possibilidades consoante a nossa progressão no jogo. Podemos escolher o tipo de unidades dentro das várias classes e até power-ups para serem usados por nós em combate.

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O factor novidade cumpre um grande impacto neste jogo, e isto partindo das unidades que nos serão oferecidas. A especificidade no que toca a habilidades de cada uma das personagens fará a nossa massa cinzenta trabalhar no que toca a combinações possíveis, como os Dark Templars que conseguem vaguear pelo mapa camuflados ou então as naves Phoenix que conseguem levitar os inimigos e torná-los em presas fáceis.

O jogo não revela todos os trunfos rapidamente, dando aos poucos várias oportunidades ao jogador. A maneira como torna o jogo uma novidade é bastante interessante e torna o jogo mais complexo com o passar do tempo. As possibilidades de evoluirmos o nosso Spear of Adun para ser usado em combate através das habilidades também irão ocupar uma certa parte do nosso tempo.

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O multiplayer continua a ser desafiante como nunca. Nesta nova versão vemos algumas melhorias serem introduzidas ao modo e que oferecem uma maior variedade ao nosso estilo de jogo. A vertente deste modo continua a ser bastante meticulosa na maneira como abordamos o jogo. Existe uma grande preocupação em gerir os nossos recursos e criar o nosso exército o mais depressa possível sem haver gastos dos mesmos de forma menos inteligente, e normalmente a factura sai cara com esses erros.

A partir do momento em que começamos a construir mais recursos, podemos partir para a nossa estratégia que delineamos na nossa mente e ir jogando com os vários acontecimentos. Normalmente tenho uma abordagem um pouco mais defensiva no qual prefiro manter-me mais resguardado e tentar criar o meu exército para lançar um ataque em larga escala. Outros jogadores gostam de atacar sob várias vertentes e ir provocando o inimigo através de pequenos ataques de várias direcções. Apesar de tudo, o multiplayer que conhecemos em Starcraft 2: Wings of Liberty continua muito semelhante mas com algumas melhorias.

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Mesmo assim, não deixa de ser um modo um tanto punitivo para quem começa este modo do zero, sendo necessário alguma paciência e no qual a pesquisa de algumas estratégias básicas ou dicas são fundamentais. Com a prática e a destruição de alguns inimigos vamos começar a apanhar o jeito e a partir daqui teremos em nossas mãos um modo que continua a ser altamente gratificante.

Starcraft 2: Legacy of the Void continua a mostrar uma certa elegância visual que a Blizzard Entertainment traz para os seus jogos. Uma direcção artística complementada com uma boa adaptação virtual para o nosso PC consegue oferecer uma apresentação bem vistosa. No caso dos Protoss, temos um conjunto de cores mais claros que representam uma certa grandiosidade, representando bem o tipo de raça e o seus misticismo. Não existe uma grande evolução no que toca à qualidade mas mesmo assim grande parte da tecnologia existente foi colocada em bom uso para este jogo.

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Mesmo assim existem alguns aspectos que começam a mostrar a sua idade, e visto que o jogo foi lançado em 2010 é normal que tal aconteça. A sonoridade continua épica como sempre e ainda mais assente neste jogo onde o tema de grandeza dos Protoss consegue ser muito bem transmitido. Os actores conseguiram também captar a essência da raça com actuações bem conseguidas.

Starcraft 2: Legacy of the Void é um fecho em grande da série. Conseguiram retalhar o jogo em três partes mas souberam aproveita-los de uma boa maneira. Apesar de ficar com um dilema bom, acabo por ficar dividido sobre qual das versões do jogo escolher como a melhor.

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A Blizzard conseguiu fechar a série em grande! Com um jogo bem consistente mesmo dentro de uma história um pouco enfadonha, Starcraft 2: Legacy of the Void é uma experiência fantástica. Sem dúvida uma das melhores maneiras de gastar dinheiro ainda este ano.

Positivo:

  • Novas unidades com novas abordagens de jogopn-recomendado-ana
  • Alguma variedade no tipo de missões
  • Spear of Adun
  • Multiplayer continua extremamente competitivo
  • Factor novidade em certas partes do jogo

Negativo:

  • Apresentação começa a mostrar as rugas
  • História

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