A Nintendo não está desprovida de RPG nas suas consolas, pois existem várias hipóteses, no entanto, a companhia japonesa conseguiu criar um género dentro do género com a série Mario & Luigi.
Este RPG tem vindo a receber edições atrás de edições, sempre com um aspecto fresco e novas ideias realmente interessantes, como visitar o interior do corpo de Bowser, entrar nos sonhos de Luigi e no caso mais recente, fazer um cruzamento entre jogos de Super Mario.
Nesta edição, a Nintendo resolveu cruzar o estilo de RPG de Mario & Luigi com o de Paper Mario, para criar uma mescla de dois universos, que trazem uma das histórias mais divertidas contadas até hoje.
Para Mario & Luigi: Paper Jam Bros., parece que a Nintendo resolveu abrir as comportas do humor e existem muito mais piadas, indirectas e situações caricatas do que no passado, tendo muitos e bons momentos, além de referências a muitos jogos e acontecimentos de séries da Nintendo.
Em termos de jogabilidade, Mario & Luigi: Paper Jam Bros. mantem muitos dos pergaminhos da série. Existe um mundo para explorar dividido por áreas, onde vão usar as habilidades típicas de Mario e companhia, como saltar, partir blocos, recolher moedas, usar o martelo, etc.
O combate tem lugar como um RPG típico, onde atacam por turnos, mas ao contrário de outros jogos do género, podem movimentar as personagens como reflexo, podendo evitar ataques, dar dano como resposta, combos entre personagens e muito mais. Este sistema funciona tão bem e torna o jogo em algo tão interactivo que vão sentir sempre que estão a fazer qualquer coisa.
Tal como o nome indica, este jogo mistura as personagens redondas do mundo de Super Mario, com as do universo de Paper Mario, por isso, além destes estarem presentes neste universo, o Mario de Papel também está presente e é uma personagem jogável.
Em termos de combate, o Paper Mario consegue multiplicar em várias cópias, as quais podem usar para dar diversos golpes de seguida, além de servir como escudo para proteger a vida da personagem. Para além disso, o Paper Mario serve também como um ajudante em situações ligadas a bosses, que acabam por criar bons momentos.
Um elemento que regressa ainda melhor, são os ataques especiais, que estão ainda mais exagerados, não só pelo que acontece no ecrã, como ainda é preciso lidar com as três personagens em tempo real durante os ataques. Se bem que se isso é um ponto alto no combate, já não é tão bom no mapa mundo, pois vão ter de saltar três vezes cada vez que querem subir algo, ou pressionar três vezes quando querem partir blocos em conjunto. Não é complicado, mas não é prático.
Fora a história e combate, continuam a existir várias missões secundárias e mini-jogos para fazer, que requer que usem Mario e Luigi em jogos de apanhada, fazer com que o Paper Mario passe por pequenas fendas nas paredes para descobrir zonas ocultas, entre outras actividades.
Visualmente, Mario & Luigi: Paper Jam Bros. é um jogo bastante bonito e divertido, com cenários bastante coloridos e uma boa mistura entre os modelos em 3D e os de 2D. A música também está muito boa, com algumas músicas que me deixaram bastante inspirado. Continuam a não existir diálogos falados, mas os sons das personagens são engraçados.
Mario & Luigi: Paper Jam Bros. é sem dúvida alguma um grande jogo e um dos grandes jogos da Nintendo 3DS para este final de ano. Se gostam de RPG e jogos com imensa piada, então vão gosta bastante deste jogo.
Positivo:
- Boa mistura de universos
- Muito e bom humor
- Combate recompensador
- Muitas horas de jogo
- A música fica no ouvido
Negativo:
- Várias mecânicas surgem para ser pouco usadas
- Não é prático saltar platformas com 3 personagens
- Mecânica de papercrafts não é tão divertida quanto podia ser
- A Nintendo Switch é a consola Nintendo mais vendida de sempre em Portugal - Março 21, 2023
- Análise – Wild Hearts - Março 15, 2023
- Antevisão – Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & The Secret Key - Março 14, 2023