Análise – Sonic Boom Shattered Crystal

maxresdefault (1)

Sonic Boom Shattered Crystal é um dos jogos que acompanha o lançamento da série animada Sonic Boom, como tal inspira-se fortemente na mesma.

A apresentação de Sonic Boom não podia começar melhor, a abertura do jogo é feita em CGI e está muito bem elaborada, aliás parece saída de um dos episódios da série, no entanto só voltaremos a ver este tipo de cinemática no fim do jogo. Assim a história é contada de uma forma bastante estranha. Não porque seja contada através de balões de texto, mas sim porque para uma história repleta de piadas forçadas, se já faladas são difíceis de digerir, escritas são um suplício. Sonic Boom Shattered Crystal conta então uma história, bastante fraca, que pode ser resumida muito rapidamente. O vilão raptou a Amy, Sonic e amigos vão salvar Amy das garras de uma cobra chamada Lyric, e sim a cobra tem braços, robóticos… mas tem braços.

sboom3

Para esta tarefa, a equipa conta com 4 personagens jogáveis. Sonic, Tails, Knuckles e Sticks. Todas as personagens são iguais na sua base, diferindo nos ataques especiais e no caso de Tails na habilidade de planar. Isto faz com que só troquemos de personagem em partes que se torne necessário utilizar umas dessas habilidades. Para que isso aconteça de forma muito frequente a Sanzaru coloca-nos bastantes obstáculos durante os níveis.

Knuckles é usado tal como o Whisp amarelo de Sonic Colors, podendo escavar como uma broca em certos locais. Tem também a habilidade de andar aos socos o que é extremamente inútil já que todas as personagens têm um chicote elétrico e um homing atack. Tails pode planar mas esta habilidade só é realmente útil quando encontramos ventoinhas gigantescas. Sim, Tails não consegue voar neste jogo, se fosse num outro qualquer jogo de Sonic, Tails seria um Knuckles que não consegue trepar.

sboom2

Sticks, é um Sonic com um Boomerang. E Sonic que parece a personagem default do jogo já que a única coisa que faz de diferente é a sua habilidade, a qual eu gosto de chamar “super cabeçada parte cubos”, visto ser esse o seu único uso.

Os níveis são constituídos por várias secções, em cada secção podemos encontrar vários puzzles e desafios, no fim destes encontramos muitas vezes uma BluePrint, ou seja um esquema, ou um pedaço do cristal. Em cada um destes níveis principais existem 6 esquemas e 5 pedaços de cristal para colecionar. Os níveis estão então construídos num formato que seria o adequado para um outro qualquer jogo de plataformas competente, mas não um jogo de Sonic.

sboom1

Para compensar, existem alguns níveis em que Sonic corre sem parar, o objectivo destes é derrotar uma lagarta mecânica enquanto recolhemos todos os anéis do nível. Estes pequenos níveis fazem lembrar as special stages onde Sonic corre por um tubo desviando-se dos obstáculos.

Como só dois tipos de níveis é pouco, existe ainda um terceiro, corridas. Estes níveis onde Sonic corre contra outras personagens, são normalmente muito mais rápidos e acabam por dar a sensação de que realmente estamos a jogar um jogo de Sonic. No entanto e só para chatear alguns dos inimigos estão presentes porque sim. Aliás Sonic Boom Shattered Crystal parece um grande “porque sim”, não existe qualquer contexto para algumas das acções.

20823568_sonicboomshatteredcrystal_paxtrailer_ign-1409680765233

Para desbloquear mais níveis, precisamos então de colecionar Sonic Emblems, para os ganhar existem várias formas, completar um nível dá-nos sempre um emblema, se completarmos o nível e colecionarmos os 5 cristais ou os 6 esquemas, recebemos mais um emblema por cada uma das tarefas. Esta parece uma tarefa fácil, e na verdade é, mas torna-se bastante chata. Isto porque se não apanharmos todos os esquemas ou cristais, teremos que repetir o nível até os conseguirmos. Felizmente muito cedo no jogo conseguimos criar algumas engenhocas que nos facilitam a vida mostrando a localização dos colecionáveis no mapa. Devido ao facto dos níveis exigirem sempre um número de emblemas elevado cerca de 90% dos emblemas possíveis de colecionar até esse ponto, iremos ter que repetir os mesmos níveis bastantes vezes, não por ser divertido mas como uma tarefa, isto claro a menos que o consigam fazer na primeira tentiva.

sboom4

Os níveis estão então construídos em pequenas secções como referi acima, mas estas secções podem ser quase que evitadas, pois existe quase sempre um caminho directo de ponto a ponto. Isto é algo que qualquer jogador irá valorizar mais tarde, já que os níveis têm também objectivos opcionais, ao completarmos esses objectivos ganhamos um token para desbloquear modelos de inimigos, que podem depois ser vistos á nossa vontade.

Ao passar os níveis sem a preocupação de colecionar todas as bugigangas o jogo torna-se muito mais divertido e apetecível. É nesses momentos que Sonic Boom Shattered Crystal brilha, a arte do jogo está muito bem executada e a música encaixa bastante bem nos níveis, se bem que não é memorável em nenhum aspecto.

Sonic Boom Shatered Crystal é um jogo que será certamente bem-vindo para os amantes de jogos de plataformas, mas para os fãs de Sonic cada um deverá julgar por si. Na minha opinião é um jogo que merece ser experimentado mas que está longe de ser um bom jogo de Sonic.

 

Positivo

  • Níveis variados
  • Níveis divertidos se não tivermos que coleccionar todas as bugigangas
  • Últimos níveis incrivelmente bem estruturados e divertidos, mesmo com a tarefa de coleccionar os vários objectos

Negativo

  • História incrivelmente forçada, incluindo as piadas
  • Personagens pouco diferentes
  • Jogo arrasta-se por demasiado tempo devido aos coleccionáveis obrigatórios, retirando assim divertimento ao jogo
  • Música bastante fraca para um jogo de Sonic

razoavel-oficial-an-pn-img

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram