A série Rune Factory já não é nenhuma desconhecida no universo dos videojogos, tendo já lançado 5 jogos da sua série principal. Este jogo é essencialmente conhecido por ser parecido com Havest Moon ou Story of Seasons, mas tem a sua própria personalidade e elementos que acabam por o diferenciar.
Rune Factory 5 na Nintendo Switch continua a demanda dos jogos anteriores, misturando a vida de criação de quinta, com uma exploração da vertente sentimental recheada e segmentos de exploração com combate em cavernas e florestas ao estilo dos RPG Dungeon Crawler.
A primeira grande mudança de Rune Factory 5 é aquela que salta mais à vista, pois transforma uma série que usava a vista área para ser agora um jogo em 3D. Isto faz com que exista agora uma nova perspectiva sobre o mundo jogo e também sobre a forma como abordamos as masmorras em especial, dando-lhe um aspecto menos retro e uma liberdade muito maior.
Como sempre, começamos no mundo de Rune Factory por chegar a uma aldeia e começar a viver uma vida nova, recheada de personagens que vamos conhecendo, amizades que se vão criando e até a possibilidade de começar a criar um relacionamento com uma delas. Existe para isso uma selecção considerável de rapazes e raparigas que podem vir a ser a vossa cara metade.
Rune Factory 5 usa o ciclo quase infinito de criar a quinta, plantar, cuidar e colher das colheitas e com isso fazer receitas que ajudam a melhorar a vossa vida de agricultor ou as restantes actividades que vivem na aldeia. Isto faz com que tudo tenha um ciclo e ande de mão dada com as outras actividades.
Muitas das coisas feitas na lide ou para outras personagens da aldeia faz com que tenham de visitar zonas fora da aldeia para realizar missões de história ou simplesmente recolher mais mantimentos. Apanhar coisas para melhorar ferramentas ou armas também é algo que faz parte e tendo em conta que precisamos de evoluir a personagem, é essencial também usar os materiais para criar peças ainda melhores. Estas zonas estão também recheadas de inimigos, os quais são combatidos em tempo real. A variedade entre o que existe ainda é boa, mas peca por cada inimigo ter ataques tão limitados e previsíveis.
Infelizmente, tudo o que são coisas que se fazem fora dos diálogos ou dos momentos românticos são claramente afectados pela performance do jogo na Nintendo Switch. Seja tanto em modo doca como portátil, o jogo tem grandes problemas de fluídez e até alguns problemas em responder de forma precisa aos comandos em momentos de maior confusão.
Nada disto faz muito sentido, pois mesmo que tenha áreas mais abertas e personagens mais detalhadas, grande parte do mundo de jogo não tem assim tanto detalhe e até existem muitas áreas despidas de muitos elementos que possam ser pesados para o sistema. Já vimos a consola a correr jogos muito mais intensivos, por isso só podemos por a culpa na optimização do jogo em si.
A banda sonora é bastante boa e encaixa muito bem no geral. Temos muitos temas alegres e mesmo as composições de combate são bastante energéticas. As vozes no geral são bastante satisfatórias. É uma pena que muitas delas entrem nos estereótipos daquilo que são a personalidade de cada personagem, mas nenhuma delas acaba por ser verdadeiramente irritante se já estiverem habituados ao mundo dos JRPG ou Anime.
Se são jogadores deste estilo de jogos, sabem que este género é bastante vasto e existe muito para fazer. Aliás, por vezes Rune Factory 5 até consegue ser demasiado vasto e complexo caso queriam fazer tudo ao mesmo tempo. O ideal é aproveitar o jogo calmamente e interiorizar as funções caso não sejam um veterano da lide. A jogar assim vão aproveitar pelo menos 40 horas de campanha.
Rune Factory 5 é ao mesmo tempo um bom regresso da série depois de tanto tempo de paragem, mas também um episódio algo desapontante. O facto de ter tantos problemas de fluídez e até mesmo de resposta aos comandos fazem com que alguma da diversão e impacto escapem pelos dedos. Atenção, os fãs da série e do género vão certamente adorar esta nova edição, no entanto temos aqui muito potencial perdido. Talvez seja atingido no próximo Jogo? Vamos ter de esperar para ver.
Positivo:
- Direcção artística
- Trio de sistemas
- Muito para fazer
- Personagens interessantes
Negativo:
- Problemas de fluídez
- Mundos pouco detalhados
- Resposta demorada aos comandos
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