Análise – Ratchet & Clank [Filme]

 

Ratchet & Clank é um filme que tem como principal intuito atrair uma nova audiência, isto é completamente compreensível uma vez que já lá vão quase 15 anos desde a estreia da série na PS2. A verdade é que também não se esqueceram dos fãs de longa data, que é o meu caso ainda assim este não foi o filme de que estava à espera.

A história começa com uma visão por parte do vilão da história onde ficamos a saber quais os planos dos Blargs. Entretanto em Veldin Ratchet, um jovem Lombax a querer entrar para a equipa dos Rangers Galáticos, uma equipa de elite liderada pelo Capitão Quark está a tentar ser prestável com resultados dúbios. Já Clank acaba por aparecer um pouco mais tarde, e desde o seu nascimento até que encontra Ratchet a sua vida foi bastante intensa.

Depois das introduções a história segue um rumo básico sem grandes surpresas e se já jogaram o jogo então no que toca à história não as vão mesmo encontrar visto que o filme e o jogo não só partilham grande parte da narrativa como ainda têm em comum cenas do filme. Pessoalmente esperava uma história trabalhada mas o resultado cumpre os requisitos mínimos, ainda assim recomendo que se conseguirem vejam o filme antes de jogar o jogo.

ratchet and clank filme ana pn 2

Durante o filme encontrei imensas referências ao passado da série, desde personagens a objectos e foram momentos bastante engraçados em que me estava a rir sozinho na sala de cinema, ou pelo menos na zona em que estava sentado. Estas referências foram alguns dos pontos altos do filme para mim e isso não é bom sinal, acabei por me divertir mais com estas referências do que com a história e as suas piadas. Falando em piadas fiquei desapontado com o humor do filme, afinal de contas o humor dos jogos é um dos pontos principais de Ratchet e Clank e embora não tenha sido por falta de tentativas apenas me ri verdadeiramente das piadas um par de vezes.

No entanto e ainda falando das piadas fiquei em dúvida se a culpa foi da dobragem ou do filme em si pois muitas piadas requerem trocadilhos que funcionam no idioma original do filme mas que têm que ser mudadas aquando da tradução. Na sua grande maioria foram piadas fracas que arrancavam sorrisos mas não gargalhadas, é um filme bem disposto mas que teima em não atingir algo maior, e a prova disso é que existiam crianças na sala de cinema e muitas destas piadas saíam claramente ao lado.

Quando ás vozes em português tenho que as dividir em dois grupos, as personagens principais que são constantes nos videojogos, ou seja Ratchet, Clank, QuarkNefarious e um grupo secundário. As vozes do grupo secundário estão bastante boas e não em causaram qualquer confusão para além de uma ou outra ser demasiado cliché tendo em conta a situação, mas as vozes do grupo principal não são de todo as mais indicadas.  Para começar as vozes do jogo e do filme são diferentes, as vozes no jogo mesmo durante as cinemáticas são bastante superiores às que estão no filme. Poderiam ter mantido os mesmos actores nas duas frentes que o resultado teria sido melhor e não existiria este ponto de comparação que, neste caso, acaba por prejudicar o filme.

ratchet and clank filme ana pn 1

Algo que também me ficou gravado na memória é uma sequência onde Ratchet está a experimentar armas e recorrem às apresentações vistas em A Crack in Time, isto teria sido hilariante, não tivessem eles retirado a parte divertida dessas mesmas explicações da GrummelRede, é o que dá voltar à Gadgetron.

O aspecto cartoonesco do filme é bom mas não é o melhor trabalho que já vi, existe claramente uma qualidade inferior no que toca aos planos de fundo ou secundários onde recorrem a alguns elementos da série como forma de nos distrair dos mesmos. Já o que está à vista num primeiro plano está bastante bom. No que ao som diz respeito, a banda sonora do filme não me deixou nenhuma impressão positiva ou negativa e os efeitos sonoros foram os adequados.

No geral fiquei desiludido com o resultado final, tendo mesmo ficado aquém daquilo que poderia ter sido um grande filme. Sempre que me recordo deste filme as sequências que me vêm à cabeça é uma no fim que aponta para uma sequela e a melhor cena pós créditos alguma vez concebida, sim fiquem sentados até que os créditos acabem e vão ter uma grande surpresa.

Positivo

  • Referências ao passado da série
  • Bom ponto de partida para novos fãs
  • Aspecto visual funciona bem como um todo

Negativo

  • História desprovida do que a série tem de melhor
  • Vozes das personagens principais em português

pn-razoavel-2016

Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kanudo

Espero ter melhor aproveito do filme com as vozes originais e por ainda não ter experimentado o jogo.

Daniel Silvestre

Eu até que não desgostei e ainda não joguei esta versão.

JPMatias

Quando vi a nota, a primeira coisa que me ocorreu foi o seguinte:

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
3
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x