Análise – Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Omega Ruby

pokemon-omega-ruby-alpha-sapphire-analise-review-pn-top

Bem-vindos a Hoenn! Desta vez em três dimensões e melhor que nunca…pelo menos graficamente.

Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire são remakes dos originais Ruby e Sapphire para o já quase arcaico GameBoy Advance, remakes para a Nintendo 3DS com uma responsabilidade muito grande, pois vão remexer na nossa geração preferida de Pokémon, ou seja a 3ª.

pokemon-omega-ruby-pokemon-alpha-sapphire-mega-stellix-glalie-pn-n_00016

Quando o jogo começa, somos presenteados com o mesmo início de há 12 anos, e é incrível como o tempo passa e continuamos a ser tratados como mobília. A nossa personagem masculina ou feminina, conforme as vossas opções, chega a casa, acerta o relógio e prepara-se para iniciar a sua nova aventura pela região de Hoenn. Durante esta introdução senti imediatamente falta da personalização da personagem que estava presente em Pokémon X e Pokémon Y.

Alguns minutos após o início da aventura somos apresentados ao nosso primeiro Pokémon, podendo escolher entre Treecko, um Pokémon do tipo erva, Mudkip, um Pokémon do tipo água e Torchic, um Pokémon do tipo fogo. Tal como nos originais, usamos o Pokémon escolhido para salvar o Professor Birch de um Pokémon em fúria.

pokemon-omega-ruby-pokemon-alpha-sapphire-mega-stellix-glalie-pn-n_00137

Após um início clássico, é altura de notar as diferenças. Desde logo é perceptível que os mapas do jogo permanecem idênticos, as mesmas curvas, as mesmas ervas e as mesmas casas, mas agora, com o auxílio do ecrã inferior da Nintendo 3DS, é possível procurar um Pokémon em específico após a captura de um exemplar da espécie. Mas esta procura não se fica por aqui, pois é agora possível ver a habilidade, nível e se existe ou não um ataque diferente, como um Poochyena com Fire Fang a nível bastante baixo. Esta mecânica é muito útil, poupando horas de buscas pelo Pokémon perfeito para a nossa equipa.

Uma outra mecânica que faz a sua estreia é o andar em “pezinhos de lã”. Ao inclinar levemente o Slider é possível andar devagarinho e assim evitar assustar os Pokémon e até passar despercebido nas ervas. Não é tão eficaz como o Repel, mas ajuda.

pokemon-omega-ruby-pokemon-alpha-sapphire-mega-stellix-glalie-pn-n_00133

Um item que faz o seu regresso de Pokémon X e Pokémon Y é o EXP. Share, em que mais uma vez recebemo-lo no início do jogo, com a opção de o utilizar ou não. Pessoalmente acho que o jogo se torna demasiado fácil ao utilizar este item, mas dependende do vosso estilo de jogo.

Uma grande diferença entre os originais e estes remakes, está na maneira como certos momentos nos são quase impostos. Existem alguns segmentos que nos obrigam a efectuar teletransporte entre áreas, colocando-nos logo na direção do próximo desafio. Enquanto isto ajuda os jogadores mais novos ou mais inexperientes, complica a vida de quem gosta de explorar novas áreas assim que estas ficam disponíveis.

pokemon-omega-ruby-pokemon-alpha-sapphire-mega-stellix-glalie-pn-n_00071

Algo que também faz o seu regresso são os concursos, que tal como nas versões originais, escolhemos um Pokémon do qual poderemos ou não tratar de modo a evoluir certas características. Quanto mais bem tratado numa dessas características, melhor o público reagirá, quer à sua apresentação, quer ao seu desempenho contra outros 3 Pokémon.

Musicalmente Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Omega Ruby é “trompetamente” soberbo. Toda a banda sonora do jogo é uma homenagem à original e é certo que nem todas as novas músicas excedem as antigas, provavelmente devido à nostalgia, mas fazem um bom trabalho e existem algumas que eu considero muito melhores.

pokemon-omega-ruby-pokemon-alpha-sapphire-mega-stellix-glalie-pn-n_00215

Com uma apresentação ao nível de Pokémon X e Pokémon Y, há um problema que faz o seu regresso, pois ao ligar o 3D, a frame rate baixa abruptamente tal como em X e Y, e ainda não é possível utilizar o 3D em lutas com mais de dois Pokémon no ecrã.

Durante a aventura de Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Omega Ruby, irão testemunhar uma história já conhecida por quem jogou os originais, mas com algumas mudanças para acomodar as novidades, como as versões Primal dos dois lendários principais do jogo. Estes são importantes para a história e podem ser usados na vossa equipa nestas fases especiais.

pokemon-omega-ruby-pokemon-alpha-sapphire-mega-stellix-glalie-pn-n_00022

Algo que também regressa da 3ª Geração, são as bases secretas. Desta vez, para além de podermos colocar a base do nosso agrado com vários items, podemos mesmo criar alguns desafios e partilhá-los com outros jogadores. Imaginem criar ginásio personalizados e puzzles para os visitantes, mesmo que não tenha todas as ferramentas ideais.

Após um dado ponto no jogo, podemos também sobrevoar Hoenn nas costas de Latios ou Latias. Este primeiro momento em que sobrevoamos o terreno, que sempre conhecemos a caminhar, é absolutamente fantástico. No entanto, este efeito acaba depressa e dada a pouca variedade de locais para explorar, é algo que depressa ficará para segundo plano.

pokemon-omega-ruby-pokemon-alpha-sapphire-mega-stellix-glalie-pn-n_00056

Contudo, existe algo que me deixa muito triste com o jogo após o fim da história. O chamado Post-Game, a altura para os melhores dos melhores treinadores poderem testar as suas capacidades contra verdadeiros desafios, acaba por deixar a desejar em Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Omega Ruby. É uma pena pois esta foi uma das grandes queixas de Pokémon X e Pokémon Y.

Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Omega Ruby é um jogo bastante bom e apelativo. Para os veteranos será um reviver de uma boa história, enquanto os novos jogadores irão experimentar pela primeira vez uma das melhores gerações de Pokémon. No entanto, após completar a história do jogo, pouco resta para fazer e se não fosse pelas novas Mega-Evoluções, diria que X e Y seria o local indicado para a competição. Se vale a pena? Isso vale.

pokemon-omega-ruby-pokemon-alpha-sapphire-mega-stellix-glalie-pn-n_00114

Uma segunda opinião por:
Daniel Silvestre

À semelhança do Alexandre, eu também sou um grande fã da terceira geração de Pokémon. Foi a última que joguei afincadamente antes de fazer um pequeno intervalo que foi rompido com Pokémon Platinum. Por isso, tenho grandes memórias deste jogo.

O factor nostalgia de Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Omega Ruby é muito forte para quem o jogou. O trabalho aplicado neste remake faz lembrar Pokémon Heart Gold e Soul Silver, que resulta como uma versão aprimorada do original.

pokemon-omega-ruby-pokemon-alpha-sapphire-mega-stellix-glalie-pn-n_00159

Apesar de tudo, alguns momentos da história pareceram um pouco mais maçudos e existe muita coisa que desvia a atenção do objectivo principal, o de viajar de cidade em cidade, derrotando os ginásios e explorar o mundo fazendo combates e apanhando Pokémon.

Como não sou grande fã de concursos e afins, passei muito mais tempo a usar funcionalidades como o radar de Pokémon para completar o Pokédex e a desafiar várias vezes os mesmos treinadores apenas pela vontade de combater e subir os níveis dos Pokémon que adoro desta geração. Para isso ajuda imenso o PokéNavPlus, a ferramenta que inclui o rada, o mapa, o PSS, o Pokémon Amie, o Super Training, etc. O PokéNav Plus pode estar sempre aberto no ecrã inferior e funciona como um menu interactivo bastante útil, que vai da simples ajuda, até à passagem de informações sobre o que andam a fazer os vossos amigos, ao estilo de um noticiário.

pokemon-omega-ruby-pokemon-alpha-sapphire-mega-stellix-glalie-pn-n_00120

Enquanto Pokémon X e Pokémon Y tinham como arma o factor novidade, Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Omega Ruby usam o factor nostalgia, o que pode ser uma faca de dois gumes. Afinal o mundo está parecido, mas algumas coisas que foram mudadas acabam por simplificar o jogo, o que é uma pena.

Por outro lado, o motor de jogo de X e Y foi aqui muito bem aplicado e faz com Hoenn pareça ainda melhor e as personagens tenham muito mais vida. Quanto à música, adorei, mas continuo a preferir as originais com o som arranhado das colunas do GameBoy Advance.

pokemon-omega-ruby-pokemon-alpha-sapphire-mega-stellix-glalie-pn-n_00045

Pokémon Alpha Sapphire e Pokémon Omega Ruby não é um remake tão bom como Pokémon Heart Gold e Pokémon Soul Silver, mas é uma óptima forma de continuar a jogar Pokémon durante mais um ano e capturar ainda mais lendários e afins. Se tiverem o Pokémon X e Pokémon Y, então pensem neles como um complemento um do outro, acaba por fazer mais sentido desta forma. No entanto, é impossível não recomendar Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, que são mais uma compra obrigatória para a vossa Nintendo 3DS.

Agora vou regressar a Hoenn. Ainda tenho muitos Pokémon para apanhar.

Vejam também  a nossa vídeo-análise de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire!

Positivo:

  • Boa apresentaçãopn-recomendado-ana
  • É possível reconhecer os caminhos do jogo original
  • Muitas surpresas
  • Sistema de procura de Pokémon
  • Banda sonora é soberba
  • Sobrevoar Hoenn é uma experiência bastante agradável…

Negativo:

  • …no entanto o efeito “wow” passa depressa e existe pouco para explorar
  • Bastante fácil durante a maioria da aventura
  • Post Game desilude

pn-muitobom-ana

Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
43 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Silvestre

Boas a todos!

Ainda faltam uns dias para o jogo ser lançado, por isso podem colocar as vossas questões para serem respondidas por mim e pelo Alexandre.

Vamos tentar responder dentro do que nos é possível sobre o embargo : )

Cumprimentos!

Michel Lopino

Uns dias não, mas uma semana sim!! O que é uma pena 🙁 tou desejoso de jogar os jogos e de voltar a reviver o que vivi a uns anos a jogar os originais, mas com gráficos melhorados!! É claro que posso voltar a reviver com os originais mas prontos!! 😛

Daniel Silvestre

É um misto de nostalgia e novidade em bom peso e medida : D

Michel Lopino

Estou ansioso por isso!! 😀

Raizor

confesso que estou um pouco desiludido…esperava um Excelente ( isto para mim não tem corrido muito bem ultimamente em questão de jogos xD )

Pensei que o nível de dificuldade fosse um pouco maior…para “fintar” esse problema não vou utilizar o Exp.Share…vai ser à moda antiga. Já estava na altura dos nossos adversários tornarem-se um pouco mais fortes.
As novidades são bem-vindas.
Agora a pior parte…Post-Game…pior que o X e Y ? estou em estado de choque !!
Bem… eu vou jogar o jogo e depois digo alguma coisa.

Perguntas:

– Existem ainda mais lendários do que aqueles que já foram anunciados?

– Delta Episode….gostaram ou não?

– Podemos voltar a lutar contra treinadores e lideres de ginásio?

– Podemos capturar pokemons de todas as gerações?

– Eu queria perguntar sobre a Battle Frontier e Friend Safari…mas pela vossa conversa no video é melhor nem saber a resposta…será possível que virá ai um DLC?

P.S- Com que então o senhor Tylarth andava ansioso por dia 28 ? …eu nem vou dizer nada

Daniel Silvestre

A única coisa que te posso responder é que sim, podes apanhar Pokémon de quase todas as gerações.

tylarth

Muahaha, quanto ás tuas questões só te posso dizer o mesmo que o daniel.

Raizor

eu andei a ver noutros sites e dizem que existe muito conteúdo pós-jogo…estou confuso

tylarth

depende do que consideras conteúdo pós jogo, para mim só conta o que podes fazer exclusivamente após o fim do jogo. Aquilo que já podias fazer antes não conta, agora que podes passar a história e ficar com montes de coisas por fazer podes.

Lfo

Hum o que serão essas surpresas?

O Ralts continua a ser lixado de apanhar?

Daniel Silvestre

O Ralts pode ser apanhado logo ao início. Eu meti logo uma na minha equipa : )

Lfo

Sim eu lembro-me do sítio. Mas primeiro que ele aparecesse ainda demorava um pouco. Eu apanharia 2, Gallade & Gardevoir, best combo.

mrbiguy

Olá Daniel podes dizer em que parte do jogo exatamente se tem o exp.share. É como no pokemon X e Y é logo a seguir ao primeiro ginásio?

Daniel Silvestre

Não é bem no início, mas é nas primeiras horas de jogo.

tylarth

é ainda antes disso

Kanudo

Realmente achei o Pokémon X/Y demasiado fácil, não ponderei a hipótese de ser por causa do Exp. Share.

Mas a verdadeira questão é em que parte do mapa podemos apanhar um Hawlucha :v

Daniel Silvestre

Lamento, mas antes de poderes ter Hawluchas vais ter de levar com muito pokémon de Gen 3 xD

Nuno

Poderiam disser se terá Battle Frontier ?

Raizor

isso tambem eu queria saber… mas parece que não infelizmente

Nuno

Eu estranho um pouco porque houve hackers descobriram os sons do jogo e tava la a Batalha da Fronteira
https://www.youtube.com/watch?v=jZJ5y-cjYFo&list=UUkTTaJdjK-6ScaZVq-8zIQQ

Raizor

vai ser um DLC xD

Nuno

Se nao houver e for por DLC espero que seja gratis

Raizor

deus te ouça…mas não acredito muito no “grátis”

tylarth

Não te podendo responder directamente, posso dizer-te que o que digo sobre o post game deverá dar-te a resposta.

Serfaty

Poderiam disser se jogo terá algum desafio igual ou diferente
ao que teve no Pokémon X e Y depois de acabar o jogo onde podemos depois
comprarem itens para os pokemons

Daniel Silvestre

Não podemos falar de partes mais avançadas do jogo. Mas toda a gente já sabe que existe o episódio Delta que foi anunciado pela Nintendo.

Cumprimentos!

MoonS

Tenho uma pergunta… há mais megas além daquelas que já sabemos? algumas pessoas dizem que não 🙁

Daniel Silvestre

É uma boa pergunta, mas como não podemos falar da localização de todas as Mega Stones, vais ter de esperar pelo lançamento do jogo : )

MoonS

Nooo T_T ok bou esperar então :3

ikado

pelo que sei nao ha mais megas…por enquanto…eh possivel que saia a Battle Frontier e mais megas num patch ou DLC…

Raizor

espero bem que sim… É QUE ESPERO MESMO !!!!!

MoonS

Dizem no jogo que ainda está em construção, e também mencionam megas inexistentes, é possivel.

Lobeon

Assim é que é!
Façam mais análises a 2 para se ter sempre várias opiniões acerca do mesmo jogo!

HL NV

Alguém me pode dizer como funciona o “apanhar os 719”? Para ser possivél tenho que trazer para o X/Y os das gerações anteriores? E quais os lendários que se podem capturar.

tylarth

Só te posso dizer que entre o xy e os novos consegues apanhar todos os pokémon exepto os lendários de evento. Quanto a lendários ainda não capturei todos mas uma grande parte deles está presente entre eles. No entanto, como não completei o pokedex ainda, não te posso dar 100% de certeza, mas nem que seja por trocas consegues os 719

HL NV

Pois, isso eu já desconfiava. Pensava era que podia capturar os 719 nestes dois remakes. A mim só me faltam 10 para pela primeira vez completar o Dex, tudo por causa do Kalos Born. Passei horas a fazer trocas e a criar ovos e mais ovos. De resto faltam-m 3 Florges e os Unkown, para ter tudo certinho. Para se usar o Sonar não é preciso o Eon Ticket, pois não? É que estou mesmo a ver que não o vou conseguir arranjar. Outra coisa, já ouvi falar que o jogo é capaz de ser vendido antes do dia 28, alguma possibilidade de isso acontecer?

Daniel Silvestre

Os embargos passam a vida a ser quebrados, por isso o mais certo é que algumas lojas o ponham à venda mais cedo.

Cumprimentos!

Tiago Ferreira

Vi umas informações que diziam que durante o jogo se pode apanhar o Latios/Latias (Omega Ruby/Alpha Sapphire, respetivamente) e que o Eon Ticket apenas serve para o outro que não apanhamos durante o jogo. É verdadeira essa informação?

Drakath

Por esta altura já deves saber a resposta mas eu deixo-a aqui na mesma. Podes capturar o Latios/Latias dependendo da versão do jogo, sendo que o eon ticket serve apenas para capturar o oposto que foi dado durante o jogo.

Tiago Ferreira

Ya, já sabia, mas obrigado da mesma

ARMSMY

Pokémon tem que ficar mais desafiante, em X/Y o jogo tornou-se muito fácil, têm que melhorar a inteligencia da maquina.

Ou então colocar uma opção no inicio do jogo para escolher a dificuldade, assim a experiência de alguns iria melhorar.

tylarth

Concordo completamente, aliás na 5ªgen, existia essa opção se bem que meio aldrabada. Mas mesmo assim o que o jogo precisava na minha opinião era a escolha da dificuldade, e que os treinadores de ginásio e elite4 utilizassem pokémon como se fossem para competições de torneios. Com iv’s e ev’s como deve ser. E talvez o nível adaptado á nossa equipa.

ARMSMY

Não sabia dessa opção na 5ªgen.
Concordo com o que dizes, eles deveriam nos torneios observar os combates dos participantes e usalos no jogo.
Imagina os personagens do jogo a usarem estrategias usadas por ti num torneio. Ia ser muito bom e melhoraria a experiencia de jogo e iria cativar mais gente a jogar.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
43
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x