A série Pikmin sempre foi vista como uma das mais adoradas pela família Nintendo e que não deixa fugir a oportunidade de evoluir a cada lançamento. Visto que até hoje não consegui experimentar qualquer um dos seus capítulos, decidi que seria uma grande chance para me deixar levar por este grande nome da companhia japonesa.
O enredo de Pikmin 4 centra-se na missão de salvamento do icónico protagonista da série, o Capitão Olimar e para isso iremos criar uma personagem ao nosso gosto, reagrupar o resto da equipa de resgate e prosseguir com a nossa missão. Para isso iremos controlar pequenas criaturas de nome Pikmin que nos irão ajudar a recuperar as funcionalidades da nossa nave dia após dia, missão após missão.
Assim que o sol se põe no mundo de Pikmin 4, os nossos heróis ficam em perigo, então iremos aproveitar todo o resto do dia para explorar as várias áreas que o jogo tem para nós e conseguir acumular o máximo de peças e loot para podermos evoluir. Um das tarefas principais centra-se na transformação de objetivos perfeitamente básicos em componentes da nossa nave, mas também precisamos de aumentar e melhorar o nosso arsenal de Pikmin.
O factor surpresa enquanto exploramos todas as regiões deste jogo é algo que aparece constantemente. Vamos alternar entre jardins, salas de estar, cavernas e até areais. Cada uma destas regiões tem as suas missões, objectos e inimigos distintos, tornando a experiência fresca na sua totalidade. Para mim o jogo possui momentos mágicos em cada uma das áreas que nos deixam deslumbrados, como é o caso de poder deslizar sobre cabos na sala de estar e ter uma panorâmica da zona.
Existe uma boa dinâmica criada em Pikmin que nos faz puxar sempre um pouco pela cabeça e que se centra na utilização e gestão dos nossos Pikmin. Com o decorrer do jogo iremos descobrir diferentes tipos destas criaturas que possuem características diferentes e dessa forma iremos abordar os nossos entraves e dificuldades como é o caso de items e áreas inacessíveis. As cores distinguem cada um dos Pikmin mas também ajudam rapidamente a determinar o tipo de resistência de cada um deles.
O nosso companheiro canino de nome Otchin é uma das estrelas principais deste jogo, sendo providencial para uma exploração e combate mais fácil. O animal irá acompanhar-nos nesta aventura sendo possível usá-lo para efectuar ataques de investida, farejar exploradores que estejam desaparecidos e até pode ser usado como meio de transporte para chegarmos a zonas inacessíveis. Com o passar do tempo iremos desbloquear ou até melhorar as suas habilidades.
A jogabilidade e os controles estão muito bem aprimorados sendo incrivelmente fácil executar as várias opções que o jogo nos trás. Apesar de não ser o jogo mais complexo em termos de trabalho para os nossos dedos, todo o jogo está bastante acessível e permite que joguemos com uma grande naturalidade. Desde opções mais específicas como escolher o tipo específico de Pikmin para atirar até à panorâmica da câmera quando fazemos um zoom out estão muito bem trabalhadas.
Não só Pikmin 4 é um jogo agradável no que toca à jogabilidade, a apresentação complementa ainda mais essa abordagem. Parecemos pequenas formigas neste universo o que oferece bons e suaves detalhes que iremos encontrar seja nos objectos, texturas e até nos monstros. A banda sonora é também outro excelente complemento a esta aventura com composições bastante imaginativas e fáceis de se ouvir.
Para quem nunca jogou um jogo da série, posso dizer que Pikmin 4 é uma grande surpresa. O jogo da Nintendo oferece argumentos bem vincados de um jogo equilibrado entre a acessibilidade e a estratégia. Tal como a sua apresentação, este é um jogo muito agradável e por vezes ternurento que também sabe fazer-nos arregaçar as mangas constantemente. Podemos também pedir ajuda a um segundo jogador no quarto, mas a assistência dada através deste modo multiplayer é um pouco desapontante.
Pikmin 4 é um jogo difícil de largar, é uma aventura cheia de exploração e estratégia que nos envolve completamente. É sem dúvida mais uma grande vitória para a equipa da Nintendo e um jogo totalmente a não perder.
Positivo:
- Otchin é uma grande adição
- Apresentação muito agradável
- Estratégia acessível e divertida
- Vários biomas e masmorras para explorar
- Jogabilidade com uma qualidade muito boa
Negativo:
- Multiplayer pouco polido
- PS5 Pro custará 799€ e chega em Novembro - Setembro 10, 2024
- Final Fantasy vs Dragon Quest, qual deles é o mais importante? - Agosto 18, 2024
- Review – Paper Mario: The Ten Thousand Year Door - Agosto 6, 2024