Análise – Jacob Jones and the Bigfoot Mystery: Episode 1 – A Bump in the Night

Muitos são da opinião de que os ecrãs tácteis nunca vão conseguir recriar a qualidade e precisão que é jogar com um comando ou um rato e teclado, mas a verdade é que se existe um género que se enquadra neste estilo são os jogos de aventura e point and click.

A PS Vita nem precisa tanto de usar o ecrã tendo em conta que oferece a experiência típica de um comando de consola, mas tudo isto foi colocado de lado para Jacob Jones and the Bigfoot Mystery, um novo jogo de aventura e point and click que chega à portátil da Sony (e iOS) em formato de episódios.

Jacob Jones and the Bigfoot Mystery: Episode 1 – A Bump in the Night é o primeiro de vários capítulos que recebemos para análise e há que dizer que apesar de não ser um fã acérrimo deste estilo de jogos, fiquei bastante satisfeito com a experiência criada pela Lucid Games.

Tal como o nome do jogo indica, Jacob Jones and the Bigfoot Mystery conta a história de Jacob Jones, um rapaz que vai passar uns dias no campo de férias Eagle Feather. Neste, Jacob vai conhecer uma série de personagens com personalidades distintas e altamente caricatas, desde os gerentes e funcionários do campo, os colegas e até o Bigfoot que aparece no recinto, e que por estranho que pareça, consegue falar com os humanos.

A jogabilidade de Jacob Jones and the Bigfoot Mystery faz lembrar a série Professor Layton. Vão mover Jacob pelos cenários com o deslizar do dedo ou carregando no ecrã no objecto a inspecionar ou zona a visitar. Os cenários usam vários elementos interactivos e extras que podem coleccionar, como latas que dão mais créditos para ajudas nos puzzles, ou pássaros que precisam de enxotar. A movimentação é simples e eficiente, e ainda podem inclinar a consola para os lados para mover a câmara e desvendar mais tesouros escondidos.

Os verdadeiros desafios de Jacob Jones and the Bigfoot Mystery estão nos puzzles que vão sendo colocados à nossa personagem. Se estão habituados a jogos deste gênero, vão certamente perceber ou até reconhecer algumas variantes de puzzles clássicos. Fiquei satisfeito por ver que os puzzles de lógica e de movimentos são mais frequentes que os de contas o que é algo em favor e aumenta a variedade. Existem puzzles com blocos que rolam, música, arrumar objectos em locais específicos e quebra-cabeças, uma boa selecção que vale a pena explorar.

Caso fiquem presos num puzzle, podem recorrer a ajudas que abatem os créditos de telemóvel. Estas ajudas são essencialmente úteis para acertar os puzzles à primeira, garantindo assim o maior número de pontos de mérito.

Tenho de admitir que gostei bastante do visual de Jacob Jones and the Bigfoot Mystery. A Lucid Games utilizou o motor Unreal Engine 3 para criar um mundo muito próprio, com personagens caricaturadas e cenários com elementos criados através do que parece ser recortes de caixas de cartão pintadas (vejam a galeria de imagens para mais detalhes). É um visual realmente apelativo e de qualidade.

A qualidade do trabalho vocal é realmente boa e as vozes foram escolhidas a dedo para cada uma das personagens. Já a música é praticamente inexistente durante o jogo e só os puzzles tem direito a música ambiente, é uma pena pois no geral, as músicas são as mais adequadas.

Jacob Jones and the Bigfoot Mystery é realmente uma boa aposta para todos aqueles que gostam de jogos de aventura e point and click e, no caso da PS Vita, é uma boa opção a baixo preço para a falta de jogos como a série Professor Layton. Vamos então esperar pelo segundo episódio para ver se a qualidade se mantém.

Positivo:

  • Visual apelativo
  • Boas personagens com muito humor
  • Puzzles variados e inteligentes
  • Bastante barato
  • Bom trabalho de voz

Negativo:

  • Acaba depressa
  • Mais música era bem vinda
  • A função de inclinar a consola nem sempre funciona bem

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x