Análise – Os Feitiços de Arkandias

Ana_FA_B2_PN1

NOTA: A análise foi feita à versão portuguesa do filme

“Ora boas pessoal! Daqui fala o Roberto Silva e hoje trago-vos a análise ao filme Os Feitiços de Arkândias!”. Poderia começar todos os meus artigos com uma pequena variação desta introdução mas isto seria apropriar-me da introdução do narrador deste filme. Ele é nada mais, nada menos do que o Feromonas (sim aquele do Youtube) que a par do Mr. Nikki (sim, também do Youtube) foram convidados a fazer parte da dobragem portuguesa deste filme francês, que surge como uma proposta diferente neste mercado.

Os Feitiços de Arkândias (nome original: Le Grimoire d’Arkandias) é um filme baseado no primeiro livro da Trilogia de Arkândias que conta a história de Théo, um rapaz aquafóbico que não é, de longe, o míudo mais popular da escola. Ele e o seu amigo Bonav são sempre alvo de chacota, especialmente depois da mãe de Théo ter sido erradamente acusada de ter cometido um roubo no local onde trabalhava. Para provar a sua inocência, Théo irá ter de usar os feitiços de magia vermelha que estão presentes num livro que ele encontra na biblioteca local.

Ana_FA_B2_PN2

O filme é apontado principalmente para um público mais infanto-juvenil, no entanto possui passagens algo adultas que parecem um pouco mal colocadas entre as variadas cenas do filme. Contudo para um filme focado em idades mais tenras, apresenta um humor bastante adulto ao qual até achei bastante piada em alguns momentos mais brilhantes.

Os Feitiços de Arkândias encontra-se algures entre a magia de Harry Potter e a aventura de Artur e os Minimeus no que toca ao desenvolvimento da história, sem que se assemelhe demasiado a qualquer um dos dois, mantendo uma identidade muito característica do início ao fim.

Ana_FA_PN1

Para um filme chamado Os Feitiços de Arkandias, as referências e até mesmo o tempo de ecrã da personagem Arkandias (a melhor do filme diga-se de passagem) é muitíssimo escasso estando quase relegado para um nível de personagem secundária e perdendo bastante relevância até para os vilões menos importantes.

O que me surpreendeu pela positiva foi principalmente os efeitos especiais e a qualidade da dobragem portuguesa, sendo que houve alguns papéis que se encontravam estranhamente atribuídos a vozes demasiado diferentes ao que estava a ser mostrado no ecrã. As personagens mais jovens tinham a voz mais adulta que muitos dos próprios adultos do filme.

Ana_FA_PN2

Sendo este filme direcionado aos jovens tenho a dizer que Feitiços de Arkândias me surpreendeu pela positiva. Alguns erros técnicos e não aproveitamento de alguns dos seus pontos mais fortes deixam a desejar neste filme que irá fazer as delícias dos mais novos, mas não será mais do que um mero passar de tempo para os mais velhos.

Positivo:

  • Humor
  • A personagem de Arkandias
  • Efeitos especiais
  • Dobragem

Negativo:

  • Algumas vozes não coincidem com a personagem no ecrã
  • Cenas demasiado agressivas para os mais jovens
  • Sub aproveitamento das melhores personagens
  • Os mais graúdos vão retirar pouco do filme

razoavel-oficial-an-pn-img

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x