Análise – MX Anywhere 3S

Tal como fiz por mencionar na análise recente do Logitech MX Keys S que podem ler ao carregar no link, o teclado fez-se acompanhar de um vizinho que vinha no mesmo saco. Este é o MX Anywhere 3S, um rato que embora seja MX, não é o mesmo que está dentro da caixa do pack com rato e teclado do Combo (MX Master 3S).

Curiosamente, o MX Anywhere 3S é o tipo de rato que esperamos ver nas mãos de um nómada digital, pois embora possa ser usado naturalmente num ambiente tradicional Desktop numa secretária, tem um design e tamanho mais próximo daquilo que se espera de um rato que é colocado na mochila para levar para todo o lado.

O MX Anywhere 3S vem dentro de uma caixa com o design clássico da gama MX, tendo no seu interior apenas o rato, cabo USB-C com 1 Metro (que pode ser um pouco curto para quem usa torre) e o manual de instruções. A caixa e o interior são totalmente em papel ou cartão com elementos reciclados, o que evita o tal desperdício que está cada vez mais em voga no mundo da tecnologia. Como sempre, todas a imagens que se seguem contém periféricos sujos e usados em ambiente real, como qualquer produto analisado deveria ter (estes dois ratos já sofreram bastante).

Olhando para o rato, temos fisicamente uma porta de carregamento USB-C no topo, que acaba por ser a melhor posição para estar e carregar. O rato tem na zona da palma um botão de função, a roda que pode ser personalizada em força e velocidade, dois botões laterais e na zona inferior, o botão para ligar/desligar e uma das melhores funções deste rato, três botões multitasking que fazem ligação instantânea entre até três dispositivos (mas já lá vamos).

Em termos ergonómicos, a melhor comparação que posso tecer é directamente com o rato que uso mais regularmente, ou seja, o Logitech G502 Lightspeed. Com isto quero dizer que o G502 tem um corpo muito maior, o que me agrada muito mais para um trabalho constante, embora não seja tão portátil claro. O MX Anywhere 3S também é menos comprido e tem uma altura na parte traseira que me pareceu estranha a início, como se a parte inferior do pulso estivesse a apoiar no vazio. É uma questão de habituação, mas também é uma de preferência. Os botões esquerdo e direito são bastante menos barulhentos que os ratos mais convencionais, mas não são totalmente silenciosos, o que ajuda a não desconcentrar, mas também serve o propósito de dar a sensação de que estão efectivamente a carregar num botão.

Algo que convém mencionar é que em termos de detecção, o MX Anywhere 3S é um dos melhores ratos que já usei, o facto de ter uma quantidade enorme de possibilidade de ajuste entre DPI e o facto de ser detectado em quase todas as superfícies (em modo portátil até as mãos podem servir de tapete) e o o MX Anywhere 3S é do melhor que existe no mercado. Até funciona em vidro e foi coisa que me entreti em testar. Muito bom neste departamento.

Passando do físico para o personalizável, é bastante interessante ir um passo mais além e após instalar o Logi Options +, ficam abertas várias possibilidades para mudar o funcionamento do rato a vosso bel-prazer. Dois dos essênciais na minha opinião é a programação da velocidade do rato consoante a taxa de DPI (para que o apontador seja mais lento ou mais rápido) e o da velocidade da roda de scroll. Ao mudar a força de resistência da mesma e a velocidade, a variação física no rato é bem sentida e uma das mais sensíveis que já testei, tendo feito vários testes e experiências até encontrar aquela que mais se adaptava ao meu uso (curiosamente mais próximo da resistência do G502 que funciona com botão).

Voltando então aos botões de multitasking, estes à semelhança do que acontece no MX Keys S, são usados para emparelhar o rato com três dispositivos que funcionem por bluetooth, o que permite ter uma experiência imediata entre três aparelhos. É uma experiência em tempo real que dá imenso jeito e é claramente um dos pontos altos deste rato, embora, o facto dos botões estarem posicionados na parte inferior, obriga a que tenham de levantar o rato para os mudar, o que não é tão imediato como os botões de fácil acesso do MX Keys S.

Foi a testar estas variações multitasking que encontrei o calcanhar de aquiles do MX Anywhere 3S. Caso tenham uma torre ou dispositivo sem Bluetooth, o rato não funciona com ligação por cabo USB-C. Sim, eu sei que hoje em dia quase tudo funciona por Bluetooth, mas imaginem que preferem poupar um pouco de bateria do vosso PC ou simplesmente tem o Bluetooth avariado por algum motivo, não poder conectar por USB é estranho, visto que quase todos os ratos que carregam por USB são capazes de o fazer. Não nos podemos esquecer que embora a bateria seja óptima e duradoura, também pode acabar se não estivermos atentos e fazia sentido que estivesse a carregar e trabalhar por USB para carregar mais depressa sem o Bluetooth a consumir.

Não sei dizer se foi coincidência ou pensado dessa maneira, o USB Bolt Reciever que veio incluído no MX Keys S também funciona como receptor para o MX Anywhere 3S, o que já me deixou usar este rato na minha torre que não tem Bluetooth e que já tem demasiadas portas ocupadas para estar a ligar um receptor próprio de Bluetooth a ele, ainda para mais tendo já o Logi Bolt ligado a uma das portas. Acabou por ser um final feliz, mas não será exactamente o mesmo para outras pessoas que não saibam que precisam deste USB próprio ou apenas de Bluetooth.

No final de contas, fiquei muito impressionado com este pequeno rato. É claramente um elemento esforçado da família MX que embora não tenha o corpo e construção de outros elementos mais caros, é uma óptima opção para quem prefere ratos mais pequenos que permitem fazer um trabalho cruzado entre outros equipamentos e que caiba perfeitamente na vossa mochila ou bolsa de transporte.

Positivo:

  • Detecção laser muito boa
  • Personalização das funções
  • Botões de multitaking
  • Muito portátil
  • Muito tempo de bateria

Negativo:

  • Roda de Scroll exige algum tempo de personalização
  • Traseira levantada sem nada que o justique
  • Não ser possível usar por USB

Daniel Silvestre
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram