Análise – Metroid Prime Remastered

Verdade seja dita, a demorada produção Metroid Prime 4 está a deixar os fãs à beira de um ataque de nervos mas a Nintendo está a saber gerir muito bem esta situação com o lançamento de alguns projectos que têm saciado a sede dos fãs. Mais do que isso, os projectos são de grande qualidade e não simples substitutos “para inglês ver”, como foi o caso de Metroid Dread.

Temos então aqui uma boa ideia que serve como apresentação da série Prime: um remaster do jogo original para a Switch. Lançado originalmente em 2002 para a GameCube, o jogo teve uma boa recepção e lançou a série num trajecto evolutivo que resultou numa trilogia, trilogia esta que chegou também à Wii e por aí se ficou. Mais tarde recebemos uma boa compilação de nome Metroid Prime Trilogy e pouco mais de relevância.

Metroid Prime Remastered permanece na sua essência um jogo de aventura e exploração com grande enfoque na acção na primeira pessoa. Disparar constantemente e usar os nossos reflexos fazem parte das interacções com os inimigos e ambiente envolvente. Sendo este um produto da sua altura, a vertente shooter é bastante auxiliada por um sistema de lock-on que se fixa nos inimigos para nos ajudar a disparar, algo que pode parecer datado por esta altura até porque a mira por vezes parece um pouco imprecisa. Continua a ser divertido eliminar os inimigos desta forma.

Neste jogo vemos os elementos de exploração dos lançamentos anteriores serem fortemente adotados e adaptados. Sendo assim Samus terá de ir recuperando os seus poderes gradualmente enquanto a história se desenvolve. Isto implica que iremos muitas das vezes voltar atrás a zonas anteriores do jogo para usar um power-up ou habilidade que usamos mais à frente. O jogo quase nos obriga a prestar atenção máxima a detalhes dos cenários não só para descobrirmos alguns segredos escondidos nas paredes mas também para descobrirmos o próximo passo na nossa demanda.

Felizmente o jogo sabe intervir quando sente que estamos a entrar num sistema de exploração exaustiva, oferecendo ajuda sobre o próximo passo a seguirmos. Seja também de frisar que o jogo faz um bom trabalho em explicar-nos as nuances do jogo sempre que algo de novo acontece, e mesmo que queiramos passar à frente sem prestar atenção, a explicação em questão ficará no menu sempre que quisermos rever.

Dando seguimento ao que afirmei acima, e num pequeno à parte, Metroid Prime é um jogo que se mantém bem assente por mérito próprio, mas mesmo assim o meu sentimento permanece igual desde o seu lançamento original na GameCube, querendo dizer com isto que ainda se assenta mais em alicerces de jogabilidade concebidos nos jogos anteriores. Não é de todo uma situação má porque existe uma geração de jogadores prontos a experimentar este novo jogo, mas no meu ponto de vista o formato 3D começou a ganhar asas a partir de Metroid Prime 2.

No departamento gráfico este jogo é um autêntico regalo de se olhar. O jogo original já tinha uma direcção artística bastante diferente e com um grande enfoque na ficção, mas agora todas as rugas foram tapadas para tirarem partido das capacidades da nova consola da Nintendo. Foi feito um grande trabalho neste departamento e que eleva o produto quase a estatuto de remake e isso é inegável. Além disso, temos uma performance muito boa em todo o jogo, o que oferece uma fluidez fantástica na sua íntegra.

A qualidade sonora é também outro ponto muito bem trabalhado. O trabalho feito no jogo anterior estava bem cimentado, sendo necessário apenas transportar toda essa estética e composições muito bem pensadas para esta nova versão. Todo o ambiente misterioso e alienígena está bem servido com este pano de fundo sonoro.

Metroid Prime Remastered é uma excelente vitória em vários sentidos, mas mais para os fãs que durante bastante tempo esperavam por um projecto deste calibre por parte da Nintendo. Sem dúvida que se estiverem à espera pelo lançamento do quarto capítulo desta série, este jogo irá encher-vos as medidas sem qualquer dúvida. Para além disso, os rumores apontam para um lançamento de Metroid Prime 2: Echoes e Metroid Prime 3: Corruption para a Switch.

Fãs do jogo antigo ou não, Metroid Prime Remastered é uma boa aventura e um convite aliciante para uma viagem ao passado. Para além disso, é um projecto coeso, bem concebido e que se torna na versão definitiva de Metroid Prime.

Positivo:

  • Ambiente evolvente
  • Trabalho muito bem feito na apresentação
  • Jogabilidade acessível e aprimorada
  • Inúmeros extras para desbloquear
  • Banda sonora

Negativo:

  • Mira por vezes pouco precisa

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram