Análise – Mega Man X Legacy Collection

Mega Man X foi criado como uma fórmula evoluída do original, com mais mecânicas e novas formas de enfrentar a mesma estrutura pela qual Mega Man é conhecido. X, a personagem principal de Mega Man X tem ao seu dispor, para além do canhão de braço, mais artimanhas apesar de a base dos jogos continuar a mesma: andar, saltar e disparar. Neste primeiro volume, encontramos Mega Man X, Mega Man X 2, Mega Man X 3, Mega Man X 4, um modo desafio e vários extras.

Os jogos em si não sofreram alterações, existem alguns filtros para alterar o visual e podem escolher o formato que preferem para o ecrã de jogo, algo bastante normal para este tipo de colecções. Quando se fala de Mega Man, uma das primeiras coisas que costuma ser alvo de conversa é a dificuldade dos jogos, para quem se sentir menos à vontade a enfrentar mavericks existe um modo rookie que pode ser accionado e ajuda os novatos a entrar no espírito do jogo. A série Mega Man X é bastante difícil numa primeira abordagem e quanto mais jogarem mais hábeis se vão tornar. Se forem persistentes irão conseguir tirar bom proveito destas colecções, caso não estejam à procura de um desafio é melhor manterem-se afastados. No fundo esta colecção é para os fãs.

O rookie mode torna-nos muito mais resistentes e o jogo torna-se deveras fácil. Ao longo dos primeiros 4 jogos da série Mega Man X vamos assistir a cenários bastante familiares mas com outros nomes, a verdade é que praticamente nada mudou mas mudou muita coisa. O simples facto de existirem mais formas de interagir com o cenário abre um leque de opções que outrora não existia. Se conjugarmos algumas manobras complicadas com a obrigatoriedade de termos que passar por elas e vários momentos em que temos de ser praticamente perfeitos existem vários momentos frustrantes no jogo.

Existe imenso material de bónus incluído, desde trailers a músicas e arte. Todo este conteúdo irá, mais uma vez, agradar aos fãs. Como um todo existe aqui imenso conteúdo e até um novo modo de jogo. Neste modo, que não faz parte de nenhum dos 4 jogos incluídos, é possível enfrentar dois Boss de cada vez, é uma ideia engraçada e que gera um desafio interessante.

Em Mega Man X jogamos como X e temos que parar Sigma, aqui foram acrescentadas algumas manobras e é o suficiente para destacar Mega Man de Mega Man X. O primeiro nível acaba por nos ensinar as bases e a partir daí tudo depende da nossa vontade. Se conseguirem explorar os níveis ao máximo até serão recompensados com armaduras novas e alguns poderes extra.

Em X2 temos uma evolução, um bom conjunto de inimigos e uma continuação da história do original. E motas., foi este o maldito jogo em que inseriram as motas. Se não sabem porque razão não gosto das motas nestes jogos, gabo-vos a sorte de nunca terem passado pelo tormento que eu passei.

X3 é onde a série começa a mostrar sinais de estagnação, não há muito de novo e mais parece uma expansão que se preocupa em aumentar a dificuldade e nos deixa controlar Zero em algumas secções. A versão que está na Mega Man X Legacy Collection é a da SNES.

X4 foi lançado numa nova geração de consolas e como tal a primeira coisa que salta à vista é o visual. É bastante estranho, parece que a câmara ficou mais próxima e vemos menos do nível em redor de X ou Zero comparativamente aos anteriores. Em termos de manobras também foi o jogo que me ficou na memória como o mais estranho, no fundo se ignorarmos a existência de X7, como qualquer um deveria, este foi o jogo que menos gostei devido à estranheza que me causou.

E são estes os 4 jogos que podem encontrar nesta colecção. Tanto as versões que conhecemos como Mega Man X ou Rockman X estão disponíveis e é possível alterar o aspecto com alguns filtros. O facto de podermos alterar as acções para os botões que pretendemos também ajuda imenso sendo que esta série tem 3 acções predominantes: atacar, saltar e efectuar um dash para conseguir chegar a certos sítios ou simplesmente desviarmos-nos.

Há medida que jogarem vão descobrir tudo aquilo que podem fazer de novo e de como as novidades implementadas nesta série a fizeram evoluir. É uma colecção que vale bem a pena para os fãs, para os curiosos existe o modo rookie que ajuda imenso a entrarem no espírito da série. Como um todo existe bastante conteúdo e os extras valem a pena, sendo uma colecção com grandes jogos da série.

 

Positivo

  • Mega Man X está tal e qual como nos lembramos
  • Continua desafiante
  • Possibilidade de alterar a apresentação de acordo com as nossas preferências
  • Extras

Negativo

  • Divisão da colecção em dois volumes

 

Alexandre Barbosa
Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram