Análise – Mario Kart 8

mario-kart8-ant-pn

Super Mario Kart é mais uma daquelas séries da Nintendo que é praticamente a prata da casa. Todas as gerações e consolas desta companhia japonesa têm que receber um jogo da série que começou na Super Nintendo e os níveis de divertimento são altíssimos sempre que alguém pega no comando para dar umas voltas aos circuitos.

A Wii U não é excepção e está prestes a ser lançado o novo Mario Kart 8, um jogo que foi anunciado através do Nintendo Direct no ano passado e chega este ano às lojas físicas de digitais. Tal como os vários jogos da série, este traz o tema que se centra na antigravidade. Basicamente os nosso karts irão desafiar as leis da gravidade em certas pistas.

mario-kart-8-prev-5-pn

O jogo continua a ter a mesma mecânica de sempre: teremos que mostrar os nossos dotes de condutor nos vários circuitos, mas nem só a boa condução ditará o nosso sucesso em pista. Toda a mecânica do jogo está envolta num conjunto de peripécias que também teremos de fazer para conseguir uma maior vantagem sobre o nosso adversário, desde aproveitar as zonas que nos dão um aumento exponencial de velocidade durante alguns segundos, até saber deslizar com o carro para fazer as curvas mais depressa.

Outro ponto importante é o arremesso de items para a pista, que podem não só beneficiar-nos directamente como prejudicar o adversário. Carapaças, cascas de banana ou balas são tudo items que valem para prejudicar os adversários, enquanto que items como cogumelos, estrelas ou moedas aumentam temporariamente a velocidade do nosso veículo e não só.

mario-kart-8-new-new-pics-25-pn

Este jogo traz quatro novos items e que são eles o boomerang que ao arremessar despista que atinge e volta ao atirador, a planta piranha que impede que os adversários se cheguem perto com dentadas ferozes, o super oito que dá oito items ao jogador e a super buzina que também faz estragos a quem se aproxima.

As pistas são variadas e existe também reciclagem de algumas antigas de outras versões, até de Super Nintendo. Todos eles continuam a ter uma design bastante invulgar que apela mais ao divertimento e ao uso minucioso para conseguirmos acabar na linha da frente. Para este jogo certas zonas do mapa estão dentro do tema inserido, havendo secções bastante vertiginosas que estão munidas de subidas muito íngremes, loops e outras artimanhas que nos deixam de cabeça à roda.

Para além dos modos single-player, time trial ou até battle, o jogo torna-se interessante através do modo multiplayer local ou online. Podemos combater pelo mundo inteiro ou apenas contra jogadores no nosos país, sendo que as corridas são antecedidas por um sistema de votação que decide as pistas. Como podem imaginar, jogar online é bem mais difícil do que contra a consola. É preciso conhecer bem a pista e errar o menos possível porque existem jogadores com muitas horas de jogo que já estão calejados. Mesmo assim, nada como convidar amigos e jogarem todos no mesmo sofá, essa magia do multiplayer local continua intacta durante tantos anos.

Mario Kart 8 é um jogo bastante fácil jogar e foi produzido para isso mesmo. Não existem muitas opções para nos atrapalhar sempre que agarramos num ecrã, mas assim que a corrida começa, parece que estamos a jogar um dos jogos mais complexos à vista de outros. Controlar o carro é importante e essa simplicidade ajuda a oferecer aquilo que pretendemos.

mario-kart-8-new-new-pics-32-pn

O GamePad da Wii U é mais uma vez usada de uma forma a poder explorar o ecrã táctil, sendo que teremos à nossa disposição um interface que mostra uma pequena câmera da corrida em várias perspectivas, tempos ou mapa que podem ficar destacas no ecrã inteiro com um simples toque. O ecrã poderá também causar algumas distrações para quem quiser consultá-lo, por isso é preciso cuidado.

Uma das adições mais fortes é o modo Mario Kart TV que permite a visualização na íntegra de replays de jogos que já se fizeram bem como o upload de vídeos para o YouTube. Com uma ferramenta bastante simples de edição, podemos escolher alguns momentos chave da corrida mas infelizmente só podemos fazer upload de no máximo 60 segundos de vídeo, o que já não é mau.

Mario Kart 8 é um regalo no que toca à sua apresentação. Os cenários e o espectáculo visual que algumas das pistas nos oferecem conseguem encher os olhos dos jogador com uma grande variedade na palete de cores, temas e um abranger bastante elevado de cenários da família Mario. A banda sonora está também espectacular como sempre.

Mario Kart continua a ser rei e senhor de uma fórmula que ele próprio inventou. Com o passar dos anos a série continua a apostar na simplicidade e mecânica altamente divertida que a fez aquilo que é hoje em dia. Mario Kart 8 é mais um passo em frente nessa jornada de sucesso. Um jogo a não perder.

Mario Kart 8 chega às lojas dia 30 deste mês.

Positivo:pn-recomendado-ana

  • Uma formula que não cansa
  • Jogabilidade continua intuitiva
  • Mario Kart TV
  • Apresentação

Negativo:

  • O sistema antigravidade podia ter sido mais explorado
  • Um passo em frente na série mas que não deixa de ser tímido

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
tylarth

Eu já experimentei o jogo e tenho a dizer que não faz nada de novo só mesmo dentro da série MK, porque fora dela há jogos que já faziam a parte da anti-gravidade há uns tempos(nem vou referir o f zero porque esse quas enem se nota a mudança xD), por exemplo o sonic riders zero gravity que permitia passar a corrida para as paredes etc para ir por atalhos ou simplesmente levantar objectos da pista para atrapalhar os adversários. Mas é sempre engraçado de jogar com amigos, lá nisso a nintendo costuma acertar em cheio e não foi desta que falhou.

Nirvanes

O Battle Mode tem de ser um ponto negativo, pelos vistos tiraram as pistas de arena… não faz sentido nenhum!

Watsuki

Também acho o battlemode ser um ponto negativo, contudo acho e espero bem que saiam DLC e que corrijam isso.

Kanudo

Por outras palavras, um jogo mais do que obrigatório para ter na Wii U. Certamente será meu no dia que decidir arranjar uma.

O facto das Ballon Battles serem nas pistas em de áreas como habitualmente causa-me alguma estranheza, mas é mesmo uma questão de experimentar. Também explica a razão por as pistas neste jogo serem tão amplas, foram pensadas também para esse modo.

Já agora, eu vi numa análise que já não podemos segurar um item e guardar outro como acontecia noutros jogos da série. Isto é verdade? Como não vi nada referido na tua análise fiquei na dúvida.

btw, não existe outro item novo que dá moedas?

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
4
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x