Análise – Life of Pixel

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Life of Pixel mostra a transição de um quadrado verde com uma cara risonha desde os primórdios das consolas de videojogos, ZX81 considerado um computador, até às de 16bit como a SNES e a MegaDrive. O que torna esta aventura em algo memorável é mesmo a apresentação de cada consola.

A fórmula de Life of Pixel é sempre a mesma, 1 nível com desafios típicos de um jogo de plataformas, ou seja: picos, saltos e inimigos. Mas o facto de estes níveis serem temáticos a cada consola faz com que cada um de nós tenha uma perspetiva diferente sobre Life of Pixel.

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Eu por exemplo, nunca tive uma Atari 2600 e por isso os pequenos detalhes desses níveis não me disseram nada. Para ser mais específico vamos até à SNES uma consola conhecida por jogos como Super Mario World 3 e The Legend of Zelda. Nos 8 níveis que representam a SNES existem items como blocos amarelos com um “?” representativos de Super Mario e os famosos potes de The Legend of Zelda.

Se vocês fazem parte de uma geração que cresceu com estas consolas então Life of Pixel irá certamente tocar-vos de uma forma diferente.

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Ainda assim o facto de serem 8 níveis por cada mundo ou seja consola acaba por fazer com que o jogo tenha variedade visual mas a jogabilidade mantém-se praticamente inalterada. Ou seja andar de um lado para o outro aos pulos evitando perigos.

Ocasionalmente existem elementos diferentes como um jetpack ou botões que invertem a gravidade mas na sua grande maioria os níveis resumem-se ao mesmo de sempre, ou seja apanhar todos os pixels para desbloquear a saída e assim terminar o nível. Isto faz com que exista uma grande monotonia no jogo, tirando as alterações visuais estamos sempre a fazer o mesmo e apesar dos níveis irem ficando mais complexos isso nem sempre se traduz como um ponto positivo.

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Life of Pixel é bastante inconstante na qualidade dos níveis, existem alguns desafiantes com pequenos puzzles interessantes e ao mesmo tempo existem níveis que não proporcionam desafio e se tornam aborrecidos.

Se por acaso gostarem de competir, Life of Pixel faz questão de mostrar as melhores classificações no ecrã do GamePad da Wii U, tudo para que não exista qualquer pressão de terminar o nível o mais rapidamente possível.

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Alguns destes níveis contêm segredos, desde áreas secretas até objectos escondidos o que acaba por estender o tempo de jogo se quiserem colecionar tudo. A banda sonora de Life of Pixel está bastante dependente da consola que está a ser representada, pessoalmente agradou-me mas não é de todo memorável, funciona mais como um factor nostálgico.

Life of Pixel acaba por ser um jogo demasiado simplista que utiliza a nostalgia como ponto central, seria interessante ver o quadrado verde risonho com mais variedade procurando alterações na jogabilidade de uma forma constante para além do visual característico de cada nova consola.

Positivo

  • Aspecto visual
  • Nostalgia
  • Bons controlos
  • Alguns segredos para encontrar

Negativo

  • Monótono
  • Música parece um loop infinito com pequenas alterações, torna-se irritante

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Alexandre Barbosa
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