Análise – KORG DSN-12

korg-dsn-12-rev-top-pn

Alguns de vocês poderão lembrar-se de uma análise que eu fiz recentemente ao KORG M01D, um software que simula o teclado e processador de efeitos chamado M1. Eis que é então lançado um novo software e que emula outro aparelho semelhante.

Chega-nos então o KORG DSN-12, um software que simula o sintetizador KORG MS10 lançado no final dos anos 70 e um aparelho usado por muitos artistas no ramo da música electrónica desde, Jean Michel Jarre, The Chemical Brothers até JunkieXL.

korg-dsn-12-rev-1-pn

“Mas o que raio é um sintetizador?” perguntam-se alguns de vocês. Basicamente é um aparelho que permite a criação e manipulação sonora em formato electrónico. O resultado é um som com uma sonoridade bastante espacial por vezes e graças à versatilidade do instrumento podemos até imitar inúmeros efeitos sonoros e até outros instrumentos.

É isso que este software nos oferece, um sintetizador para colocar no bolso. Mas não nos ficamos só por aqui, KORG DSN-12 é uma ferramenta que nos permite criar músicas em todo o lado com várias hipóteses que quase nos obrigam a debitar várias horas neste brinquedo.

korg-dsn-12-rev-3-pn

Podemos facilmente pegar no sequenciador – frase de notas que colocamos para serem lidas uma de cada vez – para criar uma melodia e depois brincar com o sintetizador para manipular o som. Ao início a tarefa é tão reveladora que podemos ficar a experimentar todas as possibilidades numa sequência altamente simples. Uma autêntica tarefa para os que gostam de trabalhar em “laboratórios de som”.

Mais para a frente começamos a usar a nossa imaginação para compor coisas mais complexas e vemos a nossa música a mexer com o osciloscópio do ecrã superior da consola. Algumas adições a esta ferramenta tornam a experiência bastante viva com a adição de um pad KAOSS que nos dá a oportunidade de usar o ecrã táctil para uma alteração e manipulação mais instantânea do som.

korg-dsn-12-rev-2-pn

KORG DSN-12 é mais uma aposta positiva por parte da Detune e da Nintendo em trazer estes instrumentos bastante interessantes por um meio pouco vulgar para eles, e esta tentativa acabou por correr bem.

Positivo:

  • Ferramenta versátil
  • Qualidade de som
  • Muitas opções
  • Adição do osciloscópio e KAOSS

Negativo:

  • Menus demasiado simples

pn-muitobom-ana

 

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x