Análise – Master Detective Archives: Rain Code

Vindo directamente do mesmo estúdio de Danganronpa, Master Detective Archives: Rain Code pode ser visto como um virar da página dentro do mesmo estilo de jogo. Ambos os jogos exploram o tema de aventura e investigação, embora este novo jogo pareça uma evolução.

Master Detective Archives: Rain Code coloca-nos na pele de um rapaz sem memórias que descobre estar a bordo de um comboio recheado de grandes detectives. Com isto, é lhe dado a hipótese de conhecer este mundo com a ajuda de um espírito que o acompanha como aliada e confidente, ao mesmo tempo sendo uma espécie de Monokuma com gosto pelo flirt.

Existem vários mistérios para resolver e cada eles requer que tenham a capacidade de prestar atenção ao enredo e às dicas que vão sendo dadas. As pistas estão quase sempre presentes de forma subtil e os mistérios mais avançados começam a ficar cada vez mais difíceis.

O universo de jogo está dividido entre a cidade principal que funciona como um hub onde podemos falar com outros personagens e explorar para encontrar variados items e por vezes pistas. Os habitantes da cidade com os quais podemos criar amizade, são bastante interessantes, sendo uma pena apenas que estes não estejam tão presentes nos vários mistérios, por isso mesmo, a Shinigami é a única companhia constante que vamos ter.

Depois disso temos os universos alternativos que materializam os mistérios onde temos de responder a questões, tomar decisões e combater contra inimigos usando intuição e movimentos ao estilo de um jogo de ritmo. Estes cenários alternativos variam entre o divertido e o aborrecido quando estamos a realizar as mesmas actividades dezenas de vezes.

Master Detective Archives: Rain Code ainda é um jogo longo, indo além das três dezenas de horas para terminar. Pelo caminho ainda existem alguns mini-jogos para concluir, os quais não adicionam muito, mas ajudam a dar mais longevidade para quem quiser ter mais umas horas de jogo.

Visualmente Master Detective Archives: Rain Code é um jogo bonito, com uma direcção artística muito forte. O design das personagens é bom e a utilização das cores com todo o aspecto cell-shaded faz com que tenha um visual algo intemporal. Caso pretendam jogar em modo portátil, é preciso dizer que o jogo sofre um bom bocado em termos de detalhe e resolução de imagem. A banda sonora é muito boa, com jazz de grande qualidade e vários arranjos que lhe dão muita vida. Qualidade também pode ser encontrada na prestação vocal onde os actores de voz fazem um bom trabalho.

Master Detective Archives: Rain Code é um óptimo jogo para quem gosta de histórias de detectives e mistérios para ser resolvidos. As marcas de Danganronpa estão aqui bem vincadas e até conseguiram trazer de volta os jogos de ritmo para os combates, por isso se gostam destes elementos, vão sentir-se em casa.

Positivo:

  • Direcção artística
  • Diálogos
  • Mistérios interessantes
  • Boa banda sonora

Negativo:

  • Visual sofre um pouco em qualidade
  • Combates não são assim tão divertidos
  • Realidades alternativas são um pouco repetitivas

Daniel Silvestre
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram