Análise – Enquanto Somos Jovens

ana_wwy_pn4

Hoje em dia existe uma enorme variedade de filmes sobre crises de meia-idade. Uns adoptam o estilo cómico para atenuar a mensagem e outros optam por uma vertente mais dramática para criar um impacto profundo no espectador.

Enquanto Somos Jovens conta a história do casal composto por Josh e Cornelia Schrebnick (Ben Stiller e Naomi Watts, respectivamente) que ao ver todos os seus amigos envelhecerem e terem filhos sentem uma pequena quebra na sua relação. Josh é um documentalista com um bloqueio criativo e Cornelia uma produtora cinematográfica.

ana_wwy_pn2

Um dia conhecem Jamie e Darby Massey  (Adam Driver e Amanda Seyfried), um jovem casal que vem dar uma volta de 180 graus às suas vidas. James é um jovem apaixonado pelo cinema e pela realidade dos documentários, e que está a desenvolver os seus projectos cinematográficos. Já Darby… bem.. como hei de dizer… Darby existe.

Sim, Darby simplesmente está lá para uma única cena e pouco mais. Muitas personagens de Enquanto Somos Jovens existem só porque sim. Fora o trio principal, as personagens aparecem e desaparecem e a verdade é que não sentimos nem tão pouco nos apercebemos da falta delas.

ana_wwy_pn1

E mesmo as personagens principais em si são demasiado insonsas. Josh começa no ponto A e anda às voltas e aos encontrões para chegar ao ponto… A. Cornelia não sabe verdadeiramente o que quer ao longo do enredo inteiro e James é capaz de ser a única personagem que tem um objectivo do início ao fim do filme e mesmo assim deixa a desejar em alguns aspectos cruciais na sua construção.

Mas Enquanto Somos Jovens é uma comédia ou um drama? Não sei. O filme não consegue fazer o suficiente para que soltemos uma gargalhada nem tão pouco consegue emocionar-nos ou sequer relacionar-nos com o que está a acontecer. Ele tenta ser os dois e consegue não ser nenhum. Uma espécie de bolacha de água e sal só que sem o sal. E sem a água. E apenas meia bolacha.

ana_wwy_pn3

No departamento mais técnico, a banda sonora apenas está presente para preencher vazios sonoros, os efeitos visuais não apresentam falhas mas também não se fazem notar, estando no departamento da fotografia o expoente máximo do filme.

Enquanto Somos Jovens tentou dar uma volta diferente a um assunto já muito debatido, mas acaba por ser apenas mais um filme no mercado. O plano do casal jovem era dar uma volta de 180 graus ao casal mais velho mas pelo que o filme mostrou não tenho a certeza se na verdade foram 360 ou 0. Aborrecido e desinteressante, não foi mais do que uma hora e meia de tempo em que um espirro na plateia foi o ponto alto.

Positivo:

  • Departamento de Fotografia

Negativo:

  • Personagens
  • Argumento é aborrecido
  • Filme não tem progresso
  • A evolução da história é inexistente

pn-fraco

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Catarina Perez

eu gosto do Ben Stiller… por ter dado voz ao Alex de Madagáscar xD
até ia ver este filmi… agora estou indecisa, secalhar vou ver um anúncio de Cêgripe com espirros engraçados.

Silver4000

Amim parece que o filme deu uma boa impressão do que é a meia idade.
Think about that.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x