Hoje em dia existe uma enorme variedade de filmes sobre crises de meia-idade. Uns adoptam o estilo cómico para atenuar a mensagem e outros optam por uma vertente mais dramática para criar um impacto profundo no espectador.
Enquanto Somos Jovens conta a história do casal composto por Josh e Cornelia Schrebnick (Ben Stiller e Naomi Watts, respectivamente) que ao ver todos os seus amigos envelhecerem e terem filhos sentem uma pequena quebra na sua relação. Josh é um documentalista com um bloqueio criativo e Cornelia uma produtora cinematográfica.
Um dia conhecem Jamie e Darby Massey (Adam Driver e Amanda Seyfried), um jovem casal que vem dar uma volta de 180 graus às suas vidas. James é um jovem apaixonado pelo cinema e pela realidade dos documentários, e que está a desenvolver os seus projectos cinematográficos. Já Darby… bem.. como hei de dizer… Darby existe.
Sim, Darby simplesmente está lá para uma única cena e pouco mais. Muitas personagens de Enquanto Somos Jovens existem só porque sim. Fora o trio principal, as personagens aparecem e desaparecem e a verdade é que não sentimos nem tão pouco nos apercebemos da falta delas.
E mesmo as personagens principais em si são demasiado insonsas. Josh começa no ponto A e anda às voltas e aos encontrões para chegar ao ponto… A. Cornelia não sabe verdadeiramente o que quer ao longo do enredo inteiro e James é capaz de ser a única personagem que tem um objectivo do início ao fim do filme e mesmo assim deixa a desejar em alguns aspectos cruciais na sua construção.
Mas Enquanto Somos Jovens é uma comédia ou um drama? Não sei. O filme não consegue fazer o suficiente para que soltemos uma gargalhada nem tão pouco consegue emocionar-nos ou sequer relacionar-nos com o que está a acontecer. Ele tenta ser os dois e consegue não ser nenhum. Uma espécie de bolacha de água e sal só que sem o sal. E sem a água. E apenas meia bolacha.
No departamento mais técnico, a banda sonora apenas está presente para preencher vazios sonoros, os efeitos visuais não apresentam falhas mas também não se fazem notar, estando no departamento da fotografia o expoente máximo do filme.
Enquanto Somos Jovens tentou dar uma volta diferente a um assunto já muito debatido, mas acaba por ser apenas mais um filme no mercado. O plano do casal jovem era dar uma volta de 180 graus ao casal mais velho mas pelo que o filme mostrou não tenho a certeza se na verdade foram 360 ou 0. Aborrecido e desinteressante, não foi mais do que uma hora e meia de tempo em que um espirro na plateia foi o ponto alto.
Positivo:
- Departamento de Fotografia
Negativo:
- Personagens
- Argumento é aborrecido
- Filme não tem progresso
- A evolução da história é inexistente
- PróximoNível: Jogos do Ano 2015 – As escolhas do Roberto Silva - Janeiro 2, 2016
- Análise – Battle for Zendikar - Novembro 16, 2015
- Análise – Arcana Heart 3: LOVE MAX!!!!! - Novembro 4, 2015