Análise – Devil Survivor 2: The Animation

devil-survivor-2-the-animation-ana-pn_00020

  • Episódios: 13
  • Ano: 2013
  • Produtores: Mainichi Broadcasting, Pony Canyon, Sentai FilmworksL, Bridge, Devil Survivor 2 Animation Committee, Index
  • Géneros: Acção; Supernatural; Comédia; Filosófico; Drama; Sobrevivência
  • Idades: +13
  • Linguagem: Japonesa

A última análise que publicámos aqui no PróximoNível foi de Ore No Imouto (Podem ler a análise aqui), um Anime virado claramente para a comédia e paz de vida num mundo banal, com pessoas (mais ou menos) banais.

Por isso mesmo, desta vez vamos trilhar um caminho na direcção oposta e analisar um Anime com os olhos colocados em guerras épicas que decidem o destino da humanidade. Qual a melhor parte? Estamos a falar do de Shin Megami Tensei: Devil Survivor 2, a série adaptada do jogo lançado para a Nintendo 3DS.

devil-survivor-2-the-animation-ana-pn_00019

Já não é a primeira vez que a Atlus lança um Anime, nós até fizemos a análise a Persona 4: The Animation aqui no PróximoNível (podem ler a análise aqui), mas Devil Survivor 2: The Animation é mais sério que o Anime de Persona e ainda mais próximo de uma história feita a pensar numa série televisiva.

A adaptação do jogo para a televisão foi bastante bem feita, quem nunca jogou o jogo vai ser brindado com um encadeamento de acções e história que não precisam de conhecimento prévio, mas claro, quem conhece Shin Megami Tensei ou jogou o jogo, vai tirar bem mais partido das várias referências ao mundo da saga e aos muitos demónios que vão aparecendo.

devil-survivor-2-the-animation-ana-pn_00004

A história conta a aventura de Hibiki, Daichi (dois amigos de infância) e Io Nitta. Após ter entrado para o sistema Nicaea, um portal que descreve a morte dos amigos em vídeo, Hibiki escapa a uma morte pré-destinada pelo serviço no metro. Quando isto acontece, os demónios invadem o mundo real e o caos começa. As três personagens conseguem escapar ilesas, apenas para descobrir que o Japão foi atacado e algumas pessoas conseguem agora invocar demónios com o uso dos seus telemóveis.

A história pode parecer algo cliché e a utilização dos demónios até faz lembrar Pokémon em alguns casos, mas a narrativa evolui rapidamente para momentos mais épicos, com as personagens principais a serem recrutadas por uma entidade do governo preparada para combater os demónios, e um fim do mundo que se avizinha.

devil-survivor-2-the-animation-ana-pn_00013

Devil Survivor 2: The Animation está recheado de personagens carismáticas e só é uma pena que os 12 episódios não permitam que estas tenham mais tempo de exposição. A aventura está sempre a avançar a um bom ritmo e os grandes ataques acontecem de forma sistemática. Felizmente, a série dá algum tempo de presença à maioria das personagens, não as apresentando de forma detalhada para as matar 5 minutos depois, como acontece em “certos” Animes.

Curiosamente, as melhores personagens da série são mesmo Hibiki (o heroí) e Yamato (o anti-herói/vilão que surge na imagem em cima). Hibiki tenta fugir ao registo de Shinji Ikari (Evangelion), sendo bem mais activo e decidido e assumindo a responsabilidade de proteger os outros que são mais fracos que ele. Yamato é um vilão que tem a sua própria visão de bem e mal, querendo o melhor para a humanidade, mas à sua forma. Os diálogos entre os dois são geralmente bons e existem respostas de ambas as partes com valor inteligente.

Além destes, a maioria das personagens secundárias são carismáticas ou interessantes o suficiente para nos captar a atenção e muitos momentos altos do Anime, acontecem quando os humanos começam a perceber o que o destino lhes reserva e resolvem começar a agir mais por instinto do que com a cabeça. Entre as várias personagens destaco claro, Hinako Kujou (rapariga de óculos) pela sua postura descontraída e brincalhona, Fumi Kanno (a rapariga de totós e fato branco) pela sua presença despreocupada e misteriosa e Yuzuru Akie (tipo com a boina) pela sua piada e à vontade.

A história foi muito bem encaixada nos 13 episódios criados, mas também limitou de certa forma mais o tempo para que as personagens pudessem dar mais de si e terem mais tempo de antena. É verdade que assim foram eliminadas algumas “gorduras” que podiam arrastar o Anime, mas uma série de 26 episódios era o ideal.

devil-survivor-2-the-animation-ana-pn_00022

No que toca ao desenho e animação, estamos a falar de uma produção de grande qualidade, com desenhos bem feitos e bem pintados e alguns elementos em 3D para os maiores inimigos que não ficam aqui nada mal. A fluidez é óptima e existem poucos momentos realmente estáticos.

A música escolhida é muito boa no geral, adoptando bem os estados de espírito de cada diálogo e os momentos de combate épicos. As vozes japonesas são bastante conhecidas e quem está habituado a ver Animes nesta língua vai certamente reconhecer a maioria das vozes vindas de outros Animes. A voz de Hibiki é feita por Hiroshi Kamiya que também dá a voz a Levi em Attack on Titan e Trafalgar Law de One Piece, a voz de Yamato é de Junichi Suwabe que também fez de Archer em Fate/stay Night, Takashi em Highschool of the Dead e Eden em Saint Seiya Omega. Pelo caminho ainda têm o actor que dá a voz a Suzaku e a actriz que faz de Kallen, ambos em Code Geass.

devil-survivor-2-the-animation-ana-pn_00006

Quanto à introdução e créditos. As duas músicas escolhidas são bastante boas, mas prefiro claramente a dos créditos, que acompanhada pelas imagens escolhidas tem um impacto ainda mais forte. A introdução soma ainda mais uns pontos por fazer um breve resumo do episódio anterior através de imagens aleatórias.

Se o cinema tem dificuldade em adaptar um jogo, está provado que o Anime consegue fazer esse trabalho muito bem. Devil Survivor 2: The Animation pode não ser tão profundo como um Evangelion nem tão épico como Tengen Toppa Gurren-Laggan, mas é um Anime que merece ser visto, tenham ou não jogado o jogo.

Positivo:

  • Boa adaptação do universo de jogopn-recomendado-ana
  • Pode ser apreciado por um não fã
  • Personagens carismáticas e distintas
  • Boa animação e elementos em 3D
  • Combates épicos
  • Boas vozes e banda sonora

Negativo:

  • Muito conteúdo para poucos episódios
  • Personagens mereciam mais exposição
  • Primeiros episódios pouco empolgantes

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram