Capitão América: Guerra Civil é um filme que não me satisfez totalmente, se estiverem à procura de cenas de luta espectaculares então têm aqui o filme certo, se por outro lado procuravam uma boa história então poderão não ficar tão satisfeitos, tal como eu. Para começar é importante separar as águas, esta não é a mesma história que foi contada através das bandas desenhadas da Marvel e os resultados são diferentes.
O universo cinemático da Marvel conta já com bastantes sucessos mas por vezes existem pequenos tropeções e Capitão América: Guerra Civil parece ter sido um desses pequenos tropeções, não é um mau filme mas o argumento deveria estar melhor. Guerra Civil utiliza em demasia a exposição exagerada de um evento para que façamos a ligação com uma acção no futuro. Dando um exemplo sem fazer spoilers, imaginem que vos é mostrado um lápis afiado, entretanto esse lápis está sem bico e quando aparece o afia, pensamos de imediato que já o vimos afiado. Este método é comum no cinema e em muitos outros meios mas tem que ser usado com moderação ou acaba por estragar as surpresas da história, e no meu caso contei pelo menos 3 situações em que o factor surpresa se evaporou e decorreram exactamente como imaginei devido ao que me foi mostrado, no fundo o chamado Foreshadowing. Já agora não sei o que aconteceu ao humor neste filme, tirando momentos protagonizados por “estreantes” o humor ficou bastante abaixo do que foi visto anteriormente.
No geral o argumento do filme falha e sai um pouco ao lado, não consigo deixar de sentir que o sub-título “Guerra Civil” está mal implementado. Dou-me como culpado por este ser o meu tema favorito dentro do Universo Marvel e o que é feito aqui fica aquém das expectativas. A início parece que estamos a caminhar para um confronto épico de ideologias mas tudo acaba por se transformar numa história com fortes ligações a outros filmes, já lançados e ainda por lançar, acabando por esta suplantar o objectivo inicial.
Não quero ser mal-interpretado, o filme tem os seus bons momentos mesmo dentro da história que conta, mas a conclusão deixou-me um sabor amargo.
Como já devem saber se viram um trailer, posters ou se já ouviram falar na Guerra Civil da Marvel, sabem que a história é protagonizada por Captain America e por Iron Man, cada um representa uma ideologia e neste filme é assim mesmo que começa. Cada um dos lados acaba por ganhar os seus seguidores e a tensão sobe até que o verniz entre as duas partes estala. Por esta altura grande parte do elenco já é nosso conhecido e não me vou alongar com apresentações, cada um dos actores parece sentir-se confortável na pele que veste e essa segurança transmite-se.
Curiosamente estas novas adições ao universo cinemático da Marvel conquistaram-me de imediato. Este novo Spiderman tornou-se rapidamente no meu favorito no que toca a cinema, na minha opinião as cenas de Spiderman foram as mais hilariantes que o filme conseguiu proporcionar. Preparem-se porque o aranhiço está de volta e determinado a ficar.
Já Black Panther destaca-se ao longo do filme sendo que foi uma personagem que gostei ao inicio e foi tornando-se cada vez mais interessante, aliás neste momento estou bastante expectante para ver o seu filme a solo. Quero com isto dizer que Captain America: Civil War foi também utilizado para catapultar estas duas últimas personagens e a verdade é que enquanto Black Panther enriquece a história, Spiderman parece ter sido colocado no filme apenas porque deu jeito.
Visualmente é um filme menos preenchido do que Avengers: Age of Ultron mas consegue ser igual ou superior no que toca ao combate, senti um combate mais técnico do que em alguns filmes da Marvel. Aliás a grande cena de combate do filme é bem capaz de ser uma das minhas favoritas de sempre. Mas calma, não se esqueceram de colocar CGI e luzes aos montes. A Scarlet Witch assim como Vision são protagonistas em algumas cenas espectaculares e até fiquei surpreendido pela forma como alguns dos seus poderes são usados, principalmente a Scarlet Witch.
A sensação que fica é a de um filme que entretém e proporciona bons momentos mas que acaba por falhar em libertar todo o seu potencial. A primeira parte do filme concentra-se em construir bases para uma história bastante forte mas apenas parte dela nos é entregue devidamente. A culpa acaba por recair num conflito semi-resolvido à pressa e um desenvolvimento de uma das personagens que em nada condiz com a sua maneira de actuar normalmente, aliás a inicio Captain America parece que está a fazer uma birra.
Pessoalmente penso que Captain America: Civil War é um bom filme mas não é o melhor que o estúdio já produziu muito por culpa dos desenvolvimentos finais que não entregam satisfação, ficando-se por uma história que mesmo sendo algo surpreendente não suplanta uma premissa muito maior.
Positivo
- Premissa
- Cenas de combate e de acção
- Black Panther
- Spiderman…
Negativo
- … se bem que não existe um real motivo para estar presente dado o contexto
- Maioria das piadas não têm impacto como outrora
- Foreshadowing em demasia
- Resolução do enredo
- Análise – Resident Evil Village - Maio 10, 2021
- Tenho apenas 10 Assassin’s Creed III - Março 21, 2021
- Análise – The Pathless - Fevereiro 14, 2021