Análise – Battle Fantasia – Revised Edition

batle fantasia revised pn ana (1)

Battle Fantasia – Revised Edition- é uma versão melhorada do jogo original que saiu em 2007 para as arcadas e 1 ano mais tarde nas consolas. Battle Fantasia –Revised Edition-, como o nome indica, é um jogo de luta com personagens do mundo da fantasia.

A versão a que tivemos acesso é a de Steam, por isso, uma das primeiras perguntas para um jogo como este no PC é então: É compatível com comando? E a resposta é sim. Aliás, devido ao sistema de combos, dificilmente será jogado num teclado.

battle fantasia revised edition pn ana (15)

Em termos de jogabilidade, este é um jogo de luta em 2D que usa cerca de 9 combos por personagem, mais coisa menos coisa. Estes combos podem e devem ser misturados e acreditem que dada a minha falta de jeito para fighters deste género, levei umas belas coças até me acostumar ao sistema de combate.

Não é de todo um jogo de aprendizagem fácil, aliás, é bastante difícil de conjugar vários combos, cada personagem tem movimentos bastante diferentes não existindo cópias com ligeiras diferenças. Assim sendo, existem várias dificuldades, e mesmo a mais fácil demonstra-se bastante desafiante para principiantes, eu que o diga, pois levei muitas tareias do CPU até conseguir colocar o jogo na dificuldade normal. Battle Fantasia –Revised Edition- exige que cada personagem seja estudada previamente. Um pouco como Street Fighter, outro jogo de luta do qual me mantenho afastado por não ter jeito nenhum.

batle fantasia revised pn ana (2)

Existem mais de 10 personagens jogáveis, sendo um leque de personagens extenso tendo em conta a jogabilidade. Aquele que mais gostei foi o Donvalve… vai se lá saber porquê. Este personagem é uma mistura entre Viking/Steam-Punk e não é lenta como seria de esperar dada a sua envergadura. Por outro lado se preferirem coelhos feiticeiros também têm aqui essa opção.

Cada personagem tem também um dado valor de HP, este varia normalmente entre os 1000 e tal e os 6000 e tal, no entanto eu não notei qualquer diferença uma vez que cada golpe sofrido retira uma percentagem igual dependendo da personagem. Ou seja retirar 5% de 1000 ou 6000 acaba por ser o mesmo no fim da luta. É mais uma mecânica para enganar do que outra coisa.

battle fantasia revised edition pn ana (8)

Visualmente é um jogo bastante mediano, mostrando a sua idade. Durante os combates os lutadores em cell shading destacam-se dos cenários em demasia, e isso é algo que não deveria de acontecer.

Os menus optam por um estilo mais clássico, tendo inclusivamente versões das personagens que parecem ter sido desenhadas à mão. Cada lutador tem várias cores nas vestimentas dependendo do botão com que selecionam a personagem e poderão desbloquear alguns extras com a progressão.

battle fantasia revised edition pn ana (9)

Battle Fantasia –Revised Edition- engloba vários modos, tendo um modo arcade que consiste em 9 lutas seguidas e um modo história para cada personagem onde os vários diálogos são falados em Japonês com legendas. Infelizmente a história não me prendeu, pois não é de todo o ponto alto do jogo.

Existe ainda um modo para praticar, que eu usei de modo a aprender a efectuar alguns combos mas fica um pouco aquém do esperado. Um modo contra relógio que consiste em acabar um conjunto de lutas o mais rápido possível. Um modo de batalha simples contra o computador ou outro jogador, um modo de sobrevivência, e finalmente, um modo Online.

battle fantasia revised edition pn ana (2)

O online de Battle Fantasia –Revised Edition- é bastante arcaico. Junta dois jogadores em modo Ranked ou Friendly mas não existe maneira de saber o estado da conexão antes da luta, pelo que é muito comum apanhar lag nos combates. O combate online mais pacífico que consegui realizar foi uma experiência constante, mas com um atraso de cerca de 3 segundos entre o pressionar de botões e as acções no ecrã. Foi um combate que testou as minhas capacidades de vidência, que pelos vistos me levaram à vitória.

Ainda dentro do online, existe aqui um outro grande problema na minha perspectiva, enquanto selecionamos o personagem, os jogadores conseguem ver a seleção do adversário, criando assim situações injustas. Apesar da grande diversidade de personagens, existem algumas que têm claramente a vantagem sobre outras.

A música de Battle Fantasia –Revised Edition- é o que se pode esperar, e até é boa. Já os efeitos sonoros dos ataques deixam a desejar.

Se gostam de fighters japoneses, então esta será uma escolha a ter em mente, mas só após explorarem alguma da concorrência mais conhecida. Apesar de conter bastante conteúdo e desbloqueáveis que garantem umas boas horas de jogo, não é indicado para quem tiver pouco jeito para este género, uma vez que não é nada amigável para os mesmos e nesse aspecto existem outros jogos muito mais competentes. Se ainda assim não tiverem jeito e quiserem jogar na mesma, podem sempre utilizar a técnica ancestral de carregar em todos os botões ao mesmo tempo. Não que eu o tenha feito, claramente.

Positivo

  • Personagens bastante diferentes
  • Interligar os combos é altamente recompensador
  • Donvalve
  • Muitos modos de jogo
  • Diálogos falados

Negativo

  • Modo online bastante arcaico e com problemas
  • Não é fácil de começar a jogar para os mais inexperientes no género
  • História básica e sem garra

razoavel-oficial-an-pn-img

Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x