Análise – Axiom Verge

axiom-verge-rev-top-pn

Existe sempre uma grande vontade de regressar ao passado e isso acontece muito com os jogos de hoje em dia. A ascensão dos indies abriu as portas para a vontade de muitos jogadores e estúdios, seja em explorar caminhos mais complexos ou então trazer novas experiências com ideias de sucesso de outros tempos.

Um dos estilos que ficou para sempre gravado na memória dos jogadores é Metroidvania, que ficou super assente não com o lançamento de Super Metroid mas com Castlevania: Symphony of the Night e foi através desta colisão que se gerou um dos melhores estilos que de há memória.

axiom-verge-rev-9-pn

Axiom Verge é um lançamento recente que pega neste estilo e traz novas ideias para cima da mesa e revela a sua história. Neste jogo somos apresentados a um cientista de nome Trace que após uma experiência com um resultado catastrófico vê-se transportado para uma outra dimensão. Neste dimensão, Trace acaba por descobrir várias raças alienígenas e trava uma guerra que não lhe pertence.

O jogo decorre ao género side-scroller com muita acção e exploração à mistura. No início estamos limitados em termos de habilidades e armamento, mas o jogo acaba por desvendar esses aspectos com o passar do tempo. Neste enorme cenário separado por várias secções, nem todas as zonas estão ao nosso alcance, sendo necessário uma certa habilidade ou ferramenta para que consigamos chegar onde queremos.

axiom-verge-rev-7-pn

O mini-mapa será um aliado muito útil nesta aventura, mostrando aquilo que foi ou não explorado. Rapidamente e sem abrir outros menus podemos descobrir o caminho a seguir no momento sendo este um bom guia. Caso esgotemos as nossas possibilidades e estejamos num estado avançado do jogo, zonas que não foram exploradas são rapidamente identificáveis.

A nossa personagem irá habituar-se e recolher as várias ofertas que este mundo tem para nos oferecer. O leque de armas começará escasso e simples mas consoante o tempo irá aumentar e dará várias oportunidades. Nem todas serão válidas para toda a gente, portanto cabe ao jogador em questão escolher aquela que lhe deixa mais confortável.

axiom-verge-rev-5-pn

As ferramentas que temos para chegar mais longe e desbloquear zonas inacessíveis também chegarão aos poucos, seja o disruptor que elimina zonas bloqueadas ou a corda que nos permite agarrar ao tecto. Graças a este desbloquear de novas habilidades, iremos várias vezes regressar atrás no mapa e chegar a zonas que outrora eram inalcançáveis. A formula clássica deste género não altera muito para este jogo.

O jogo aborda um tema de ficção científica com cenários alienígenas e apesar da ideia ser boa, o que vence nesta fórmula é o detalhe oferecido aos vários cenários. Apesar de ser um jogo com uma apresentação retro, a direcção artística é bem convincente e leva-nos para uma zona por vezes assustadora. A música ajuda também neste ambiente com ritmo baixo e algumas notas graves e electrónicas a fazerem maravilhas.

axiom-verge-rev-2-pn

Axiom Verge é um jogo aborda o tema Metroidvania de uma maneira saudável mas não foge muito para além dos moldes inseridos. A história e a direcção artística andam de mão dada e são bastante convincentes na maior parte do tempo, e a jogabilidade que apesar de raramente sofrer de algumas falhas está bem trabalhada. Fãs mais antigos do género ficarão a desejar um bocadinho mais enquanto que novos jogadores poderão achar este jogo fantástico.

Se gostam boas aventuras com um tema bastante sério e uma boa dose de exploração, então Axiom Verge é sem dúvida um jogo para vocês. O trabalho feito por Tom Happ está bem conseguido e irá agradar muitos jogadores.

Positivo:

  • Adopta bem o estilo Metroidvania
  • Tema e direcção artística convincentes
  • Inúmeras armas e power-ups
  • Banda sonora
  • Várias zonas para explorar

Negativo:

  • Arrisca muito pouco fora dos moldes do género
  • Alguma linearidade na progressão

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram