Análise – Yo-Kai Watch 2: Bony Spirits/Fleshy Souls

Yo-Kai Watch é um grande sucesso no Japão e deu origem a uma saga de jogos na 3DS, no ano passado essa febre invadiu Portugal com o jogo Yo-Kai Watch e apesar de não ter tido hipótese de o jogar na altura confesso que fiquei com a pulga atrás da orelha. Agora chega a sua sequela dividida em duas versões: Bony Spirits e Fleshy Souls. A primeira questão que se levanta tem que ver com as diferenças e tal como Pokémon, jogo ao qual é comparado constantemente, as diferenças parecem basear-se em alguns Yo-Kai exclusivos para cada versão.

O jogo passa-se maioritariamente no mesmo local que o primeiro jogo, pelo menos inicialmente até porque a maneira que o jogo tem de dar o tutorial ao jogador passa por um surto de amnésia e que de certa forma está relacionado com a história. Assim durante este surto é nos explicada a utilização do Yo-Kai Watch e quem são algumas das personagens. No entanto desenganem-se se acham que têm acesso a todas as engenhocas de forma rápida, estas são desbloqueadas a passo de caracol tal como o desenvolvimento das missões.

O jogo tem uma vista aérea para a o movimentação em 360º da nossa personagem que pode ser um rapaz ou rapariga, depende da vossa escolha, e em certos momentos apresenta-nos um plano na 1ª pessoa, próximo de algo para ser investigado ou para fazer um mini-jogo da apanha de insectos, uma actividade recorrente ao longo do jogo. Assim estes momentos de investigação dão origem à caça de insectos, procura por objectos e descoberta de Yo-Kai.

A aventura está dividida em capítulos e segue a vida do nosso protagonista que supostamente é normal, mas nós sabemos que para além de um aluno é também o responsável por salvar o dia. As sequências são maioritariamente missões que se prolongam por demasiado tempo mas também com o espírito certo. Com o desenvolver da história vamos ver novos locais para além da cidade em que começamos e apesar de este ser um jogo desenhado para crianças, em que até atravessar a estrada com um sinal vermelho pode ter certas consequências, retém sempre o espírito de aventura.

O jogo não gosta muito de se levar a sério e proporciona constantemente momentos ridículos aos nossos heróis. Confesso que existiram situações que me fizeram rir e que pareciam retiradas de um anime ou desenho animado. Yo-Kai Watch 2 tem mesmo muito charme e uma personalidade que agradará aos mais novos e até aos mais velhos já que alguns diálogos estão redigidos de modo a serem entendidos por uma criança e desfrutados por um adulto. Infelizmente a ausência de localização para a língua portuguesa num jogo como este é sentida. No entanto, atenção que é necessário estar no espírito do jogo para o apreciar na sua totalidade uma vez que a história é sem sombra de dúvidas dirigida em primeiro lugar aos mais novos.

Se ainda não sabem o que são Yo-Kai, estes são fantasmas que inspiram várias acções nos seres vivos que os rodeiam. Por exemplo um Yo-Kai dorminhoco irá fazer os seres vivos por perto terem sono de forma inexplicável, no entanto nós temos um Yo-Kai Watch, um dispositivo que nos deixa ver e interagir com os Yo-Kai e assim somos nós que temos a responsabilidade de resolver vários problemas. Os Yo-Kai no entanto têm várias personalidades e nem todos são amigáveis ou fazem as trafulhices por acidente, cabe-nos a nós criar amizade com estes Yo-Kai ou simplesmente resolver os problemas deles para que deixem de atormentar a zona em questão.

O departamento sonoro deste jogo sabia exactamente aquilo que estava a fazer acompanhando todos os momentos com a música e efeitos certos, a minha única queixa vais mesmo para a repetição de algumas músicas durante certos segmentos que se vão tornando em loops cansativos, no fundo aquilo que teria impacto uma vez torna-se comum rapidamente. O aspecto garrido e cartoon do ambiente e das personagens é bastante apelativo e é um trabalho bastante interessante para o que a 3DS consegue fazer, já o design de alguns Yo-kai é só esquisito. Tão depressa temos Yo-Kai bastante carismáticos por exemplo Jibanyan, como temos Yo-Kai saídos do casting falhado para um filme de terror de linha terciária, e para além disso ainda existem Yo-kai que são cópias uns dos outros com algumas alterações. Isto é um problema num jogo que quer que eu recolha as medalhas de todos os tipos de Yo-kai, para que isso aconteça eu tenho que querer colecionar todos os Yo-Kai e só alguns são realmente interessantes. Acredito que para os fãs da série e que conheçam muito bem este universo isso não seja um problema mas para mim que estou a conhecer Yo-Kai Watch agora, é um problema ao qual não consigo dar a volta, para que é que vou estar a arranjar novos Yo-Kai se os que tenho já fazem uma equipa tão sólida.

Como este é um JRPG para além da aventura também vão combater e aqui os combates são simples, aliás, demasiado simples. Os combates decorrem de forma automática, os Yo-Kai agem sozinhos, eles é que decidem quando atacam e aquilo que fazem, o nosso papel é simplesmente girar a roda com 6 Yo-Kai, activar os ataques especiais, purificar os Yo-Kai quando estes ficam desinspirados e escolher um alvo para todos os Yo-Kai se quisermos. Para completar os ataques especiais ou mesmo as inspirações temos que completar alguns mini-jogos rápidos com o auxílio do Stylus e o touchscreen da 3DS, estes mini-jogos são poucos e não acrescentam nada ao sistema de combate para além da perda de tempo uma vez que são obrigatórios e parece não haver uma recompensa pelo quão bem os executamos. Mais para o meio da aventura desbloqueamos algumas novidades e com elas efectivamente existe uma recompensa para a execução rápida do mini-jogo.

A formação dos menus durante o combate consiste então numa roda com 6 Yo-Kai que lutam 3 de cada vez e esta pode ser girada para colocar a combinação que quisermos em campo. Cada Yo-Kai tem um certa afinidade com um dado elemento e certas combinações são mais abonadas do que outras. Como um todo é um sistema que retira demasiado controlo ao jogador deixando o resultado ao sabor do vento. O pouco que podemos fazer consiste em organizar e escolher a altura para utilizar os ataques especiais mas existe mais uma mecânica. Travar amizade com os Yo-Kai inimigos. Ao atirar comida aos inimigos podemos ter a sorte de os recrutar no fim da luta apesar de nem sempre ser necessário encher-lhes a barriga para travar amizade. Uma outra forma de angariar Yo-Kai é coma  troca das medalhas entre jogadores. Falando em online é possível trocar, e combater; localmente é possível fazer isso e existe ainda um modo para 4 jogadores Yo-Kai Blasters. Yo-kai Blasters é um modo cooperativo que coloca os jogadores a reunir esferas e a possibilidade de loot para a história principal.

Como um todo Yo-Kai Watch 2 Bony Spirits ou Yo-Kai Watch 2 Fleshy Souls são jogos que visualmente transpiram charme e são indicados para os mais novos, quer pelas temáticas abordadas quer pelas mecânicas que são simples de entender e fáceis de utilizar. De um modo geral Yo-Kai Watch 2 é um jogo para os fãs, não sinto que faça o suficiente para introduzir novos jogadores a este mundo de forma eficaz e é mais provável que seja desfrutado por aqueles que descobriram Yo-Kai Watch através do animé como um complemento à série do que ao contrário.

Positivo

  • Visual bastante garrido e apelativo
  • Situações caricatas
  • Várias horas de jogo para os fãs
  • Imensos Yo-Kai para travar amizade
  • Algumas personagens são bastante boas e arrancam sorrisos a qualquer um

Negativo

  • Design de alguns Yo-kai
  • Sistema de combate
  • Não faz o suficiente para introduzir o jogador a este universo por si só

Alexandre Barbosa

Também conhecido como Tylarth, sou um grande fã de videojogos no geral e séries de TV.

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