Análise – Earthbound Beginnings

earthbound-beginnings-rev-top-2-pn

Graças ao mais recente lançamento de Earthbound no Virtual Console da Wii U, muitos passaram a conhecer – pelo menos de uma forma legal – desta série que se estreou na Super Nintendo. Mother como é conhecido no Japão é uma série RPG criada por Shigesato Itoi e que só chegou ao Ocidente na Super Nintendo com o lançamento de Mother 2, lançado por cá sob o nome Earthbound.

O jogo original, ou Mother 1, esteve muito perto de chegar ao nosso território, havendo até uma versão traduzida oficial mas infelizmente nunca foi lançada. Agora com esta plataforma digital da Nintendo abriram-se novas portas para receber projectos como estes e com o sucesso de Earthbound, chegou então a hora para Earthbound Beginnings chegar oficialmente.

earthbound-beginnings-rev-2-pn

Earthbound Beginnings conta a história de um rapaz chamado Ninten que parte numa aventura para salvar o mundo. Ninten é um rapaz que é capaz de invocar poderes psíquicos e irá usá-los para combater o mal que invade a terra bem como recrutar alguns aliados que se mostrarão fundamentais para esta tarefa. De cidade em cidade, Ninten irá resolver os problemas locais que lhe guiarão para mais perto do seu objectivo.

Começamos a nossa aventura na sua cidade pacata e depois para as zonas vizinhas para prosseguirmos na história, mas grande parte das vezes não conseguiremos progredir até cumprir missões específicas, seja descobrir alguém que seja necessário para a história ou então resolver um problema grave. Graças ao Miiverse temos sempre uma chance de descobrir o que fazer a seguir caso nos sintamos perdidos, mas se não fosse o contrário a nossa paciência teria de ser bem maior.earthbound-beginnings-rev-4-pn

Ninten irá subir de nível em nível – incluindo os aliados que se juntam a nós nesta aventura – e consequentemente os seus poderes psíquicos que lhe irão dar habilidades paranormais que se equiparam a magia nos RPGs mais tradicionais. É um jogo que requer um certo grind, principalmente quando se junta uma personagem nova, portanto preparam-se para gastar umas quantas horas só a subir de nível as vossas personagens.

earthbound-beginnings-rev-1-pn

Este é um jogo que assentou os pilares para os jogos vindouros no que toca ao tema bastante simples e ao humor que já é apanágio nesta série. Apesar de encontrarmos inimigos como zombies ou animais ferozes, temos também outros hilariantes como hippies, carros, cães e até traças.

A apresentação é bastante simples para um típico RPG, mas que foi trabalhada o suficiente para que todo o pano de fundo de jogo se torne agradável de olhar e os inimigos bastante variados. A banda sonora é também outro ponto alto do jogo e que traz músicas capazes de nos fazerem comprar a banda sonora, mesmo apesar de terem sido produzidos numa velhinha NES.

earthbound-beginnings-rev-3-pn

É uma típica aventura que podia ter sido imaginada por uma criança mas é mesmo um videojogo gratificante. Se gostaram de Earthbound e conseguem suportar jogos com grafismo datado, então vão encontrar aqui um grande tesouro. Esta é uma aventura muito bem sucedida e capaz de surpreender os mais cépticos.

Positivo

  • Uma aventura e tema geral muito positivista
  • Apresentação bastante impressionante para a plataforma original
  • Banda sonora memorável
  • Sentido de humor já aqui era bem trabalhado

Negativo

  • Demasiado antiquado para alguns
  • Ainda requer bastante grind

pn-bom-ana

Share

You may also like...