Análise – Affordable Space Adventures

AFFORDABLE SPACE ADVENTURES TITLE PN

Affordable Space Adventures começa quando no futuro a empresa Uexplore se lembra de implementar um conceito do nosso passado no futuro, a colonização. Com a descoberta de um novo planeta, a Uexplore aluga-vos uma nave espacial de exploração que ao chegar ao novo planeta vos dá algum tempo para explorar. E a área que explorarem e mapearem será vossa!

E agora perguntamo-nos o que poderá correr mal? A resposta são avarias, montes de avarias e um GamePad que nos tenta dar uma experiência mais realista e um torcicolo.

AffordableSpaceAdventures PN 2

O ambiente do jogo começa por nos informar sobre todo o serviço da Uexplore através de um anúncio e vídeos explicativos, e é então que nos apercebemos que já estamos abordo de uma das naves de exploração, depois há uma avaria e ficamos sem contacto com a nave que nos viria recolher. Para sobrevivermos temos então que explorar este novo planeta e tentar encontrar um dos pontos de emergência deixados pela nave da Uexplore.

Affordable Space Adventures começa por nos dar acesso limitado ao painel de controlo da nave no nosso GamePad da Wii U, propulsores e a sonda que a início é apenas uma lanterna. Conforme avançamos vamos desbloqueando mais funções incluindo um motor secundário que troca o motor de combustão por um motor elétrico. Cada um dos motores tem várias funções extra como alterar a massa da nossa nave ou a anti-gravidade. Cada um destes componentes vai criar flutuações de energia e/ou barulho. À medida que exploramos o planeta vamos acabar por descobrir certos desafios como artefactos ou fauna nada amigável e cada um deles reage de forma diferente à nossa passagem. Não existe nada mais enternecedor do que ser abraçado por plantas.

Affordable Space Adventures PN 4

Assim enquanto pilotamos a nossa nave e usamos a sonda para analisar os diferentes perigos em Affordable Space Adventures, estes dão-nos a indicação ao que é que vão reagir. Imaginemos que reagem a campos elétricos, significa então que teremos que usar o menor consumo de energia elétrica possível. Para consumir menos eletricidade teremos que desligar ou reduzir a intensidade de certas funcionalidades da nave. O que realmente é complicado é conjugar o que está no ecrã da TV com o que temos que fazer no GamePad. Falo do painel de controlo que é totalmente táctil no que diz respeito a ligar/desligar funções assim como as suas intensidades, os manípulos e botões do GamePad são utilizados apenas para manobras, apontar a sonda e pouco mais.

Assim coordenar o movimento da nossa nave enquanto atravessamos uma área que requer alterações constantes não vai ser nada fácil devido a estas funcionalidades estarem num outro ecrã. Alguns dos Puzzles mais complicados de Affordable Space Adventures fizeram-me lembrar daquele momento das aulas de Educação Física onde aquecemos os músculos do pescoço. É uma boa ideia utilizar o GamePad para todos os controlos da nave? É interessante, mas suponho que seja necessário ter a disposição perfeita no que toca ao sítio onde jogamos para conseguir jogar Affordable Space Adventures sem ficar com dores de pescoço.

AffordableSpaceAdventures PN 3

Como já referi, a ambiente do jogo é bastante empolgante, e após a introdução somos de imediatos submergidos num ambiente desconhecido e excitante. Tudo é estranho em Affordable Space Adventures, a lanterna da nossa nave não consegue desvendar tudo o que se encontra à nossa volta, fica a sensação de receio sobre o que nos rodeia. Tal como num planeta desconhecido. Para melhorar toda a situação o ambiente sonoro do jogo está muito bom, dando a sensação de sermos apenas um pequeno ponto num vasto complexo de segmentos desconhecidos.

No geral Affordable Space Adventures é uma boa aventura que nos vai dar um vasto mundo para explorar em forma de Puzzles, com um ambiente bastante bom e a possibilidade de torcicolo, sendo esta última completamente opcional.

Positivo

  • Puzzles desafiantes
  • Apresentação
  • Painel de controlo táctil…

Negativo

  • …apesar de nem sempre se conseguir tirar o maior proveito deste
  • Alguns Puzzle contém elementos que não são 100% fiáveis

pn-bom-ana

Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...