Vangelis, icónico compositor de Blade Runner, morre aos 79 anos

Vangelis, como era conhecimento profissionalmente, faleceu recentemente aos 79 anos, segundo confirma o seu assistente, sem especificar uma causa. O compositor grego captou as atenções do público quando em 1982 ganhou o Óscar da Academia de Melhor Banda Sonora Original com o filme Chariots Of Fire, de mesmo nome, do ano anterior. Sendo que tal composição alcançou um estatuto tão elevado, fora da esfera do filme, que chegou a ser usada em 2012 aquando dos Jogos Olímpicos em Londres.

O seu estilo irreverente rapidamente se tornou uma marca de autor, que o distinguia de todos os outros. Misturava a sonoridade épica e gloriosa proveniente da música orquestrada, com o uso do sintetizador eletrónico, que proporciona a quem ainda ouve, uma sensação quase transcendente. Além de ter trabalhado juntamente com outros artistas como a banda Yes, foi responsável pela sonoridade espacial da série Cosmos: A Personal Voyage, do astrónomo Carl Sagan.

Mas aquela que veio a ser a sua composição mais lembrada e inesquecível, sem qualquer dúvida, foi a banda sonora do filme Blade Runner de 1982. O realizador Ridley Scott juntou a peça chave que fez toda a diferença para que este clássico do cinema alcançasse outro estatuto. Vangelis está intrinsecamente associado e esta ficção científica neo-noir interpretada por Harrison Ford no auge da sua carreira.

É bem capaz de ser a minha banda sonora favorita, em termos de partituras de longa-metragens. Aquela que desde que vi o filme há uma década atrás, volto a revistá-la, e é como se fosse a primeira vez. Seja pela música tema de Rachel, pela Memories Of Green ou pela inconfundível e emocionante Tears In Rain, que Vangelis tornou este filme uma obra irreplicável e que sem ele, não teria sido remotamente parecido.

Vangelis ainda teve outros êxitos nomeadamente em 1992 a partir de 1492: Conquest of Paradise do anterior cineasta e em Alexander, realizado por Oliver Stone, de 2004. Seja porque motivo o mundo ficou a conhecer este admirável compositor, a verdade é que o mesmo deixou uma marca enorme na indústria da música, do cinema e da arte como um todo. Fica uma nota de pesar pela perda deste extraordinário músico, o qual será sempre lembrado nas músicas que nos deixou:

João Luzio
Latest posts by João Luzio (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram