Já lá vão mais de dez anos desde que Warhammer 40,000: Space Marine chegou ao mundo dos videojogos e conseguiu dar um bom fulgor à série dentro da indústria dos videojogos. A forma como a sua jogabilidade bruta respeitava a história e personagens, foram uma aposta ganha, embora sem ter-se tornado uma referência.
Warhammer 40,000: Space Marine 2 é a muito aguardada sequela de Space Marine lançado em 2011. Desenvolvido pela Saber Interactive e publicado pela Focus Entertainment, este é um jogo que promete levar os jogadores de volta ao universo sombrio e brutal do Warhammer 40K, combinando elementos de ação intensa com uma narrativa ideal para para quem conhece a série e com algum espaço para conquistar quem está fora deste universo.
A história, tal como seria de esperar, explora temas de honra, sacrifício e a luta constante entre o bem e o mal. Os diálogos e interações entre personagens adicionam profundidade à história de uma forma crua e bruta como é típico da saga, fazendo com que os jogadores se sintam mais ligados ao universo. A interacção entre personagens, especialmente de Titus, oferece uma visão mais humana no meio do caos, algo que nem sempre é visto em Warhammer 40K mas que tem bons momentos aqui.
A jogabilidade continua a linha do primeiro jogo, com um foco em combate corpo a corpo e tiroteios de longa distância com variações de ataque e protecção. Os jogadores assumem o papel do Capitão Titus e é necessário debastar hordas de inimigos, incluindo Orks e Tyranids. A combinação de habilidades de combate corpo a corpo e armas de fogo oferece uma variação que funciona bem, permitindo diferentes estilos de jogo. A adição de novas mecânicas e melhorias em relação ao combate do primeiro jogo não é avassalador, mas é claro que foi aproveitada a nova tecnologia para dar um salto pertinente.
Tal como o primeiro Warhammer 40,000: Space Marine 2 é uma variação daquilo que foi visto em Gears of War, com um panorama mais agressivo e um pouco de maior liberdade de movimentação. A personagem ainda parece bastante presa no solo (não admira tendo em conta o seu tamanho e armaduras), mas é bastante virado para a diversão do jogador.
Além da campanha que pode ser jogada com até mais dois jogadores, existem dois modos extra, um modo feito para PVP onde lutam contra outros jogadores em várias arenas e outro onde fazem missões num formato cooperativo. Este segundo é sem dúvida o mais interessante, pois embora não tenha uma longevidade enorme, consegue oferecer variações de combate em equipa, assim como a possibilidade de equipar a personagem com novas armas, efeites para a armadura, entre outras coisas. Este modo faz lembrar o modo de Horda de Gears of War, mas com menos longevidade.
Uma das coisas que mais me impressionou em Warhammer 40,000: Space Marine 2 é a forma como os cenários e os acontecimentos são grandiosos. A sensação de escala foi muito bem concebida e os cenários parecem colossais, assim como a guerra que acontece em redor deles. A isto ajuda que o motor de jogo aproveite muito bem a direcção artística da série e crie personagens, inimigos e estruturas que encaixam aqui muito bem. O jogo também corre com boa fluídez e raramente se engasga de forma notória. É claro que existe alguma repetição de inimigos e nem todos os recantos têm detalhe, mas é uma experiência bastante boa.
Sonoramente temos aqui um jogo com uma banda sonora épica e muito bem concebida, além um trabalho de voz de qualidade que faz lembrar os filmes de ficção ciêntifica de guerra. Claro que não existe espaço para grandes prestações de nota, mas isso é mais uma impossição da seriedade e do tom da história.
Warhammer 40,000: Space Marine 2 é uma evolução óbvia do seu antecessor e uma boa surpresa. Com uma combinação de gráficos impressionantes e sensação de escala, jogabilidade sólida e uma narrativa que vai além de apenas marcar presença, este é um jogo que vai agradar especialmente aos fãs da franquia e apreciadores de shooters. Não é difícil perceber que Warhammer continua a ser uma fonte rica de inspiração, e este jogo é um testemunho de que podia haver muito mais a adaptar para videojogos.
Positivo:
Negativo:
- Campanha acaba depressa
- Algumas quebras de fluídez
- Texturas mais simples em alguns cenários
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