Ainda a equipa do PróximoNível estava no MyGames quando Sonic Generations foi lançado e muito bem recebido numa análise escrita por mim na altura. Parece que não foi assim à tanto tempo, mas não é bem assim, pois já se passaram mais de 10 anos desde o seu lançamento e muitos outros jogos de Sonic foram lançados entretanto. Com o aproximar o lançamento do terceiro filme da série com a presença de Shadow, fez sentido à SEGA dar novamente vida ao ouriço preto. Sonic X Shadow Generations é um jogo de plataformas que junta os icónicos heróis da SEGA, Sonic e Shadow, numa história especial com um remaster cheio de esteroides de Sonic Genrations e uma nova campanha para Shadow. Claro que é uma emboscada mascarada de nostalgia que faz com que os fãs de Sonic ou quem jogou jogos como Sonic Adventure 2, Sonic Heroes ou Forces consigam celebrar um pouco mais deste universo.
A história de Sonic X Shadow Generations coloca os dois protagonistas numa aventura que acaba por impulsionar a original, onde a linha do tempo está ameaçada por uma força misteriosa e algo persistente. Esta força é responsável por distorcer os eventos do passado, misturando dimensões e criando cenários apocalípticos. Sonic e Shadow, com as suas habilidades complementares, devem unir forças em campanhas distintas para restaurar o equilíbrio e evitar o colapso do multiverso. A trama aproveita o enredo clássico dos jogos Sonic, mas introduz uma dimensão mais profunda ao explorar vários cenários clássicos e actuais com algumas habilidades novas.
A campanha de Sonic é praticamente a mesma do jogo original, com os mesmos cenários agora com muito mais qualidade e alguns extras pelo caminho. O grande atrativo para novos jogadores é sem dúvida a campanha de Shadow que além de ter vários cenários novos retirados de jogos onde Shadow esteve, também tem o seu próprio mapa, o qual é diferente do 2D de Sonic, sendo construído numa área aberta em 3D com vários segredos e anéis espalhados pelo cenário. Tendo em conta que esta campanha tem cerca de 5 horas de duração, isto faz com que existam quase duas dúzias de horas de contéudo no geral.
Seja na jogabilidade de Sonic ou Shadow, o jogo mistura mecânicas clássicas de plataformas 2D e 3D, mantendo a essência dos jogos de Sonic, mas com melhorias que tiram partido da geração atual. O controle da velocidade, que é uma das características mais distintivas de Sonic, está mais refinado e responsivo, sendo bastante mais exato nos pontos de paragem. A transição entre ambientes 2D e 3D está bastante suave, com o jogador a ter de lidar entre a velocidade de Sonic e habilidades feitas a pensar na velocidade e a abordagem mais lenta em muitos cenários de Shadow, que conta com habilidades únicas, como o uso de Chaos Control, que permite manipular o tempo ou a possibilidade de voar com asas especiais. Além disso, a presença de elementos de combate é mais pronunciada do que nos jogos anteriores. Sonic pode utilizar uma série de ataques rápidos e combo, enquanto Shadow tem acesso a poderosos movimentos baseados em energia, como o Chaos Blast. A integração dessas habilidades com a exploração e resolução de puzzles conferem um espectro maior de funcionalidades. O design de níveis também foi elaborado para explorar as habilidades distintas de cada personagem, fazendo com que a alternância entre Sonic e Shadow seja estratégica e importante para o progresso e explorar novas áreas dos níveis.
A versão que joguei foi enviada em análise para PS5 e permitiu ver que foi feito um grande trabalho para ser criado um jogo visualmente mais impressionante, com gráficos mais detalhados, efeitos de partículas e transições rápidas entre cenários. Podem jogar a 60fps ou em modo qualidade com Ray Tracing que garantem uma boa experiência para TVs com bom HDR. Além disso, os loadings ficaram a ganhar bastante com a PS5 a aproveitar as capacidades do SSD como deve ser. Os cenários variam de cidades futuristas a florestas naturais e dimensões distorcidas, cada um com sua própria estética única onde até não faltam ambientes a lembrar as coisas mais estranhas da MCU. A diversidade de ambientes e o design de níveis repletos de segredos e áreas ocultas incentivam a exploração, dando ao jogador a sensação de que há sempre algo novo a descobrir nestes cenários.
A música de Sonic X Shadow Generations é um dos pontos altos do jogo. Grande parte da banda sonora é bastante icónica logo à partida, mas esta foi expandida com remisturas de outras que ainda não faziam parte do cardápio. O estilo de música mistura rock, eletrónica e orquestração, algo que já é característico da série, mas com uma abordagem mais grandiosa e cinematográfica. As músicas de cada cenário ficam na cabeça e muitos jogadores vão adorar ouvir os seus temas favoritos de sempre novamente. Os diálogos são bastante medianos no geral e a forma sombria com que Shadow fala constantemente é quase cómica, mas não é um crime.
A dificuldade de Sonic X Shadow Generations está bem balanceada, com um desafio crescente à medida que o jogador avança na história. Os níveis iniciais são mais acessíveis, o que permite ao jogador se familiarizar com as mecânicas do jogo. À medida que a história avança, o ritmo acelera e os desafios tornam-se mais complexos, exigindo maior precisão e uso inteligente das habilidades de ambos os personagens. Embora os fãs da série possam achar o jogo relativamente fácil no início, os níveis mais avançados oferecem uma dificuldade mais a sério, com inimigos mais poderosos e obstáculos desafiadores. Além do mais, os grandes fãs estão habituados a coleccionar tudo e isso não é tarefa fácil.
Sonic X Shadow Generations é uma adição sólida ao universo de Sonic, com um jogo bastante divertido, muito melhorado e com muito mais conteúdo. A isto juntem uma série de cenários bem feitos e uma boa banda sonora e temos mais um sonho realizado para os fãs. Quem nunca o jogou tem aqui a melhor versão para o desfrutar.
- Review – Sonic X Shadow Generations - Novembro 21, 2024
- Review – LEGO Horizon Adventures - Novembro 14, 2024
- Vamos recordar Comix Zone - Novembro 13, 2024