Review – Tekken 8

Já lá vão alguns anos desde que Tekken 7 foi lançado e já havia uma grande antecipação em redor do próximo lançamento. Tekken 8 é o mais recente título da famosa série e vinha com uma grande promessa, ser o maior Tekken de sempre e o pináculo da série (um problema para o próximo jogo talvez?) A verdade é que Tekken 8 chega e conquista sem sombra de dúvidas.

A história de Tekken 8 continua a saga do conflito entre o Mishima. Jin continua a o seu caminho para a redenção, o qual vai colocar novamente em conflito com Kazuya. Felizmente, o jogo oferece uma galeria com resumos dos jogos anteriores, que ajudam a entender melhor o contexto e as motivações dos personagens, mesmo que bastante curtas e pondo de lado a história de personagens satélite.

Algo que Tekken 8 tem para dar e vender é a quantidade de modos, tanto para um jogador como para multijogador. O modo principal é o Modo História, que segue a demanda de Jin para derrotar Kazuya e controlar o seu Devil Gene. O modo é dividido em capítulos, que podem ser jogados em diferentes níveis de dificuldade. Embora não seja longo, acaba por ser divertido e dar um pouco mais de contexto geral. Enche as medidas, mas não é exactamente do nível dos modos de história de Mortal Kombat.

Outro modo de jogo é o Modo Missão Arcade, que é uma homenagem aos salões de Arcade, onde Tekken nasceu em 1994. Neste modo, o jogador cria a sua personagem e viaja por zonas com arcadas distintas, onde enfrenta outros lutadores controlados pela inteligência artificial. O modo tem uma dificuldade crescente e um sistema de ranking, que premia o jogador com dinheiro e itens para personalizar o seu personagem. Aqui também existe uma história própria, que é contada através de diálogos e cenas entre as lutas. É um modo bastante divertido, mas que tem picos de dificuldade estranhos, quase como a simular o online.

Existe também um modo ao estilo clássico Arcade com episódios de personagem. Este modo é uma forma de conhecer melhor os personagens e as suas motivações, mas também é um pouco decepcionante, pois as histórias são curtas e simplistas e a maioria dos combates não estão exactamente ligados à jornada da personagem, algo que já foi feito bem melhor em outros jogos de luta.

Tekken 8 também tem modos online, que permitem ao jogador competir contra outros jogadores de todo o planeta. Os modos online são compatíveis com jogadores em outras plataformas (crossplay), o que aumenta a base de jogadores e a competitividade. Os modos online são estáveis e não encontrei grandes problemas ao longo das minhas experiências. O modo online também têm um sistema de ranking, que classifica os jogadores de acordo com o seu desempenho e habilidade. Claro que recomendo a treinar bastante antes de jogar online, pois são as lutas mais devastadoras que vão encontrar em quase todos os níveis.

A jogabilidade de Tekken 8 é bastante equilibrada, mantendo a essência da série, mas também introduzindo novidades e melhorias. O combate continua a manter o mesmo estilo e consegue facilmente ser interiorizado por um novato ou veterano. Claro que interiorizar é diferente de dominar e existe aqui um grande caminho para conhecer bem cada uma das personagens. O sistema de especial está de regresso, sendo activado quando estão quase a ficar sem vida. É um momento que pode virar um combate, mas também pode parecer injusto por vezes para quem prefere os sistemas mais clássicos da série. Foi adicionada também uma nova barra de especial que nos permite activar mais poder na personagem e ser mais agressivo em combate. Isto dá profundidade aos combates, mas não senti que fosse algo revolucionário na fórmula.

A grande novidade é o novo método de jogabilidade que simplifica o combate, gerindo todos os combos e habilidades especiais a poucos botões. É algo que já se tinha visto em Street Fighter 6 e que visa dar mais chances aos jogadores mais inexperientes. É sem dúvida uma boa forma de começar a perceber o jogo, mas recomendo a quem quiser dominar o jogo que não se limite por aqui, pois desvirtua alguns dos ataques das personagens. Felizmente podem mudar o sistema a qualquer momento durante o combate ao carregar no L1.

Tekken 8 inclui uma escolha entre 32 personagens, o que é um número bastante robusto para o que se pratica no lançamento da maioria dos jogos do género. Claro que vão chegar muitas mais por DLC e até já foram reveladas algumas hipóteses, mas 32 já é bastante forte e amplo para mergulhar nas possibilidade de combate. Os veteranos vão notar que algumas personagens modificaram ou adicionaram certos ataques e os novatos vão ter muito por onde escolher. Caso queiram, o modo treino está de volta para que experimentem tudo livremente.

Em termos visuais, Tekken 8 é bastante forte. Parece estar uns furos a baixo do primeiro trailer, mas continua a ser sólido no que toca ao detalhe dos cenários e das personagens. A Bandai Namco deu bom uso ao Unreal Engine 5 e das plataformas desta geraçao. Seja pelastexturas, iluminação, sombras e reflexos, o resultado final é muito positivo. As vozes e a banda sonora também ajudam a consolidar o todo e temos muitas músicas que ficam no ouvido. Claro que vão sempre haver inconsistências nos diálogos quando pessoas de línguas diferentes percebem o que os outros estão a dizer, mas isso é apenas um pequeno contra.

Tekken 8 é um jogo com muito contéudo e com um solidez notável. O combate chegou a um nível incrível onde tudo encaixa muito bem e até o Online chega com uma consitência notável. Existem aqui dezenas de horas de jogo para quem queira apenas fazer umas partidas e centenas para quem quiser ir mais a fundo e explorar tudo o que aqui existe para fazer e aprender.

Os lançamentos de cada Tekken são bastante espaçados, mas o resultado é bastante positivo para cada um deles. Claro que existem coisas que outros jogos do género podem fazer melhor, mas Tekken 8 é um verdadeiro colosso e para mim, é o rei desta geração até agora, uma grande feito tendo em conta o que os concorrentes fizeram até agora.

Positivo:

  • Visual bastante forte
  • Bastante conteúdo single-player
  • Bom número de personagens iniciais
  • Online com qualidade
  • Componente sonora muito forte

Negativo:

  • Personagens secundárias um pouco esquecidas na história
  • Modo fácil deve ser visto como um primeiro passo
  • Modo arcade foi feito feito melhor na concorrência

Daniel Silvestre
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