Review – Another Code: Recollection

A Nintendo decidiu dar uma nova oportunidade aos jogos da série Another Code e lançar em conjunto os dois jogos que criaram um bom número de fãs desde a sua génese. Para este lançamento os dois jogos em questão, Another Code: Two Memories da Nintendo DS e Another Code: R – A Journey into Lost Memories da Wii, foram adaptados e graficamente equilibrados para a Switch e assim temos então Another Code: Recollection.

 

Os dois jogos funcionam paralelamente da mesma forma onde a exploração, resolução de puzzles e mistério emanam de uma forma bastante positiva. Vamos então acompanhar a nossa protagonista de nome Ashley Robbins que ao longo do seu caminho faz alguns amigos e vê-se envolvida em situações misteriosas que requerem o uso da sua astúcia.

Apesar do que foi dito em cima, o que brilha neste jogo e nos mantém agarrados é sem dúvida a história que nos é apresentada. Na primeira parte deste jogo é nos contado o mistério sobre a suposta morte do pai de Ashley e da maneira como a história se desenrola juntamente com todos os seus twists pelo meio, desenvolvendo de uma maneira muito boa e interessante. Na segunda parte iremos saltar poucos anos à frente sendo que desta vez Ashley pretende descobrir o que levou à morte da sua mãe e isso fará com que mais uma vez se coloque em perigo e conheça pessoas muito interessantes.

A direcção artística está também muito bem transportada para esta nova versão dos jogos e apesar da falta de detalhes técnicos, é um ponto que se destaca pela positiva durante toda a sua duração. Os vários elementos como jogos de luz, ambientes externos e até ângulos de câmera deixarão os jogadores bastante envolvidos, mas isto se conseguirem ver para além das fracas texturas e alguns modelos muito pouco trabalhados.

Este é um jogo com um sistema de progressão bastante simples e que nos levará a uma sequência de exploração, resolução de puzzles, exploração e mais resolução de puzzles. Apesar de parecer repetitivo, o jogo mantêm-nos cativados através das cinemáticas e do desenvolvimento da história. Os puzzles não irão ocupar muito do nosso tempo sendo estes bastante simples de resolver mas que mesmo assim passam por um misto de enigmas até ao uso dos controlos de movimento da Switch. Esta abordagem bitesize dos vários estilos da jogabilidade funcionam bastante bem mas acho que os puzzles poderiam ter um pouco mais de profundidade e serem mais desafiantes.

Para auxiliar as aventuras de Ashley teremos em mãos o D.A.S., um dispositivo portátil fabricado pelo seu pai que nos dá uma panóplia de funcionalidades, desde a capacidade de tirar fotos, armazenar informação e até fornecer uma árvore genealógica e biografia das personagens que encontramos e que será também usada para resolver os vários puzzles do jogo.

Another Code: Recollection é um jogo muito cativante que através do ser ritmo compassado, personagens adoráveis e história misteriosa consegue manter-nos interessados durante toda a sua duração e a desejar por mais respostas ao virar de cada página. O trabalho feito em moldar estes jogos de duas plataformas bastante diferentes foi muito bem conseguido e que resulta numa experiência bastante coesa.

Os fãs do jogo original irão encontrar uma nova razão para voltar ao universo de Another Code e os restantes têm aqui uma nova e actualizada razão para enveredar nesta série. Se gostam de jogos de mistério com um bom enfoque na narrativa então têm mesmo de experimentar esta nova aposta da Nintendo.

Positivo:

  • Bom elenco de personagens e cheias de personalidade
  • Ambiente misterioso
  • Direcção artística
  • Banda sonora

Negativo:

  • Puzzles pouco desafiantes
  • Detalhes gráficos

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram