PróximoNível ao Domingo T2 – Artigo 3 por Nirvanes

pnd-nirvanes-top-pn-n2

Boas a todos e sejam bem-vindos a um novo PróximoNível ao Domingo (ou PND). Depois da estreia com o Silver4000 e seguimento feito pelo membro _GM_ eis que o Nirvanes chega como o terceiro participante. Estamos perante mais um grande PND. Divirtam-se!

PróximoNível ao Domingo T2 – Artigo 3

por: Nirvanes

 

Olá, sejam bem-vindos de novo ao PND.

Como já devem saber nesta nova ‘temporada’ são os utilizadores que trabalham enquanto o Daniel, o Lemos e o resto da redacção descansa da semana dura que tiveram. (Preguiçosos! :P)

Cabe-me a mim – Nirvanes – a edição desta terceira semana, precedendo ao Silver4000 e ao _GM_ que me deixaram um legado difícil!
Eu aviso que o meu PND pode ser menos soft que o costume. Uma leitura mais ou menos pesada ao Domingo também faz bem para exercitar o cérebro!

Para recordar:

Quando há 3 semanas me propuz a escrever esta rubrica uns rumores surgiram de que Yu Suzuki e dirigentes da Sony tinham andado reunidos – aparecendo inclusivé fotografias desses momentos. Mais recentemente apareceu isto https://twitter.com/PlayStation/status/403234775604797441, o que fez com que me crescesse a esperança de uma coisa que eu espero há muito tempo… o lançamento de Shenmue 3. Yu Suzuki é o nome do criador da série, que tem a sua história em suspenso há mais de 10 anos, história que continua sobre a tutela da SEGA.

Para os que não estão familiarizados com o sentimento, imaginem estarem a ver um filme espectacular sobre vingança da morte de um familiar que tem em vista um confronto épico entre o herói e um vilão. Está? Agora imaginem que nunca viam esse confronto final porque nunca vos davam o filme até ao fim. Ok. Não se esqueçam é de imaginar que entretanto gastaram mais de 80h neste filme… esto é o sentimento de quem hoje não tem Shenmue 3! Algo incompleto.

Eu pessoalmente nunca joguei o primeiro jogo que foi exclusivo Dreamcast, mas bastou jogar Shenmue II (que foi lançado também para a Xbox) para ficar completamente encantado e nunca mais esquecer esta experiência. Joguei-o emprestado de um vizinho, tinha-lhe custado 10 euros na Worten – novo. Lembro-me ainda hoje que a Worten fazia um top 3 com os jogos mais vendidos de cada consola (ainda o faz mas antes tinha muito mais destaque) e o Shenmue II esteve em primeiro durante meses porque era vendido a 10 euros, numa estranha promoção.
Eu acho que isso acontecia porque o jogo tinha uma capa com péssimo aspecto na Xbox, parecia um dos jogos de acção mais rascas que uma pessoa poderia comprar. Daí a magia de descobrir que um jogo que parecia mau é na verdade um dos mais profundos já feitos.

shenmue-2-xbox-capa-pnd-nirvanes-pn

Para quem não sabe Shenmue foi, na sua altura (1999/2000), o jogo mais caro de sempre (47 milhões de dólares). A SEGA investiu muito dinheiro, no que se tornou um jogo pioneiro no open world 3D (mesmo antes de GTA) onde se podia interagir ou entrar em praticamente tudo o que estava ao alcance da nossa vista… tudo num espectacular visual 3D para a altura. Podíamos falar com as pessoas na rua e fazer perguntas – de uma forma muito mais realista que em qualquer RPG que joguei – podíamos jogar joguinhos, comprar mementos (bonequinhos japoneses, muitas vezes com referências à SEGA) e as actividades mais básicas tornavam-se crediveis… por vezes procurar a loja tal na rua tal era mesmo uma aventura incrivel, porque passava por perguntar às pessoas da rua por direcções!

Por último – e foi a principal razão para escrever sobre este tema – foi com Shenmue que nasceu o termo QTE‘s (Quick Time Events) e foi Yu Suzuki que o inventou e introduziu.
Este é hoje um sistema conturbado, já que os jogadores mais ‘puristas’ consideram que os QTE‘s são limitados e retardam a jogabilidade e interactividade num jogo. Casos que saltam à vista são os jogos da Quantic Dream (Fahrenheit, Heavy Rain e Beyond: Two Souls) e até mais recentemente Ryse da Crytek na Xbox One.
Mas apesar de ter cenas de acção automáticas com QTE‘s, Shenmue também soube introduzir o sistema fazendo bom uso do mesmo. Em Shenmue falhar vários QTE’s podia levar à morte, e carregar ou não num QTE podia fazer a diferença na progressão dos acontecimentos.

Deixo aqui então uma pequena cena que exemplifica o bom uso dos QTE‘s no Shenmue:

Shenmue (I e II) tem uma história de vingança, um bocadinho para o cliché na verdade, com um voice acting (pelo menos em inglês) péssimo, mas é de uma profundidade espantosa dentro do seu mundo, o que o faz tornar-se um titulo obrigatório para todos.
Foi um dos poucos jogos que eu completei mais do que uma vez!

E vocês jogaram? Do que se lembram? Se não jogaram, porquê? O que vos parece?

Para jogar do passado:

JET SET RAAAAAADIOOOOOOOOOOOOO

Responsável, a par de Shenmue II, pela nostalgia que sinto pela Xbox. Jet Set Radio Future foi um dos primeiros jogos que joguei na minha Xbox – também emprestado pelo vizinho – e foi sem dúvida um dos jogos mais COOL que joguei até hoje.
Jet Set Radio Future era uma sequela de Jet Set Radio (Dreamcast) – jogo que podem jogar agora em versão HD no PC, PSN e Xbox Live Arcade – mas sem tempo e num mundo aberto lindíssimo. O cenário é uma Tóquio futurista onde uma mega empresa corporativa domina a cidade, a par de vário grupos de ‘sakters’ teenagers. Vocês representam um desses grupos que irá salvar o mundo fazendo grinds espectaculares e grafittis em quarteirões inteiros… tudo isto com a introdução de uma técnica pioneira na altura: cel shading!
Graças a JSR e à SEGA hoje podemos ter esta técnica em jogos espectaculares como, The Legend of Zelda Wind Waker, Okami, Sly Cooper, Killer 7, e mais recentemente Borderlands. Jogos que envelhecem muito bem devido às propriedades do cel shading!

Este jogo transpira estilo por todo o lado, tem velocidade, tem truques porreiros, tem saltos altos, áreas diversas, tem combate com grafittis (para derrotarmos os policias temos de lhes fazer uma tag na cara!), personagens carismáticos que dançam… e música perfeitamente adaptada ao estilo. Hip-hop e electrónica, com um toque futurista. Tudo misturado pelas mãos do senhor Hideki Naganuma que conta com participações de Beastie Boys entre outros o que a torna numa das bandas sonoras (não orquestradas) mais originais e inesquecíveis que já ouvi (e não sou grande fã dos estilos em si!).

Para jogar do futuro:

Vou um bocado à boleia do _GM_ e vou recomendar o outro produto Nacional com lançamento aí à porta: Inspector Zé e Robô Palhaço em Crime no Hotel Lisboa. Um jogo da recém nascida produtora de videojogos portuguesa Nerd Monkeys, constituída por Filipe Pina (produtor do jogo PS3 Under Siege) e Diogo Vasconcelos (dono da loja PressPlay).

Recomendo porque joguei a demo e adorei, e acho que é um jogo que vale a pena dar uma olhadela porque tem um potencial enorme. Se quiserem ler a antevisão do PN podem ler aqui:

Antevisão – Inspector Zé e o Robot Palhaço em Crime no Hotel Lisboa

Se ainda não votaram votem na Greenlight do Steam, para conseguirem chegar a esta grande plataforma online.

O jogo sai por via digital dia 5 de Dezembro, e está a ser vendido por 8 euros ao preço de lançamento para PC e Mac!

Fiquem com uma pequena lets play do próprio Diogo Vasconcelos:

Para ler:

Como leio poucos livros não vos poderia recomendar grande coisa… mas sou um fã de BD.
Quando se fala em BD para mim o primeiro nome incontornável é o Alan Moore, um génio a escrever histórias negras com profundidade filosófica e politica dando ao mesmo tempo ao leitor um bom fio narrativo que o deixa preso até ao fim.

Com isto, recomendo a leitura de Watchmen, a derradeira história de super-heróis. Moore reflecte em Watchmen sobre questões como o factor humano dos heróis, onde são retratados como alcoólicos, violentos e loucos muitas vezes. É uma história incrível sobre um assassinato de um dos heróis e uma conspiração a nível nacional e mundial, envolvendo temas históricos como a guerra fria, a guerra do Vietname e a iminência de um desastre nuclear… mas Watchmen é sobretudo uma história sobre a humanidade.

watchmen-bd-cover-pnd-nirvanes-pn

Existe também o filme que é na minha opinião uma boa reprodução, mas o livro é melhor e é o original por isso recomendo! (Têm também a série de animação que reproduz quadrado a quadrado a BD, é muito boa, o único se não são as vozes que são inteiramente reproduzidas por um senhor – sim até as femininas – mas se quiserem ver a história em vez de ler recomenda-a!)

Fica aqui o primeiro capitulo animado (da série animada):

Vocês conhecem Watchmen? O que acham? Estão interessados?

Para ouvir:

Como bajulei tanto a banda sonora do Jet Set Radio Future vou deixar a música que mais nostálgico me deixa pelo jogo.
Liguei muitas vezes o jogo só para ter a oportunidade de a ouvir na altura, era completamente viciado. Ainda gosto muito – aliás estou a ouvir enquanto vos escrevo isto, e mesmo passando tantos anos continuo a achar que é muito boa… tem uns instrumentos estranhos por trás que criam o clima e tom perfeito para o jogo.

A música chama-se ‘Aisle 10‘ e é original dos Scapegoat Wax, mas o senhor Hideki Naganuma meteu-lhe a mão e tornou-a perfeita para o jogo!

Para ver:

Como estou farto de falar de coisas sérias e tenho escrito texto mais pesado que é costume no PND deixo-vos com uma das maiores gargalhadas que dei esta semana.
Já viram o novo episódio do especial do Black Friday dos South Park?

Fiquem com a versão da OST de Game of Thrones por George RR Martin, o weiner lover!

Vejam o episódio completo aqui:
South Park Studios

E é tudo! (Já é demais!)
Já sabem, comentem tudo, perguntem tudo, opinem tudo. E se estiverem ainda interessados em bater o meu record de texto no PND falem com o Daniel!
Obrigado pela vossa atenção, e boa sorte ao próximo utilizador (desculpem, não me lembro de quem é, a culpa é de quem estava na shoutbox e não me soube informar)

Bye!

PND da próxima semana por: Tylath

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
45 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nirvanes

Boa sorte Ty! Sorry xD

Silver4000

Eu informei-te de quem era 🙁

Nirvanes

Não me lembrava!!

Lfo

Ora Gj.

Já vi uns videozinhos de Shenmue e tenho a dizer que me sinto tentado a jogar aquilo caso saia um suposto III na PS4. Dos outros 2 já não sinto assim tanto interesse, ainda que o Jet Set me fança lembrar duma manga que eu lia, de nome Air Gear.
Quanto a Watchmen, nunca vi o filme, está para breve, mas experimentei um trial do jogo na ps3 e apesar de achar a jogabilidade do jogo algo enferrujada, até que gostei.
Faltão 2 users até ser a minha vez, tenho de ir acabar o meu PND.

Nirvanes

É quase RPG, acho que ias gostar. É um híbrido de muita coisa. Essêncialmente é uma aventura.
Não conhecia Air Gear mas fui ver e claro, com rollerskaters 😛 Mas devias experimentar se gostas dessa mangá, o JSRF é um jogo muito mais interessante do que o que parece… e eu sei que se não o conhecesse ficaria muito apreensivo a jogar também!
Eu joguei a demo na PS3 e era péssimo jogo xD tirei logo! Mas se ficaste interessado com tão pouco vais adorar.

_GM_

Nunca joguei Shenmue porque, como no caso de muitos outros jogos, nunca tive uma Dreamcast para jogar o jogo. Mas só ouço falar bem do jogo, e agora através deste PN soube ainda mais detalhes do jogo. Parece mesmo ser um bom jogo.. gostava de poder jogar os primeiros dois jogos antes de jogar um possível Shenmue 3.

Bom PN Nirvanves!

Nirvanes

Andamos todos a pedir um Shenmue HD há muito tempo… PC e PS3, era excelente 🙂

_GM_

yup. Quantas mais plataformas lançarem o jogo melhor.

Um dia… um dia 😛

Nirvanes

Ou arranjas uma dreamcast, agora no olx arranja-se isso tudo barato.

_GM_

Tanta consola que queria arranjar.. tanto jogo que queria jogar. Mas de momento há prioridades 😛

Vasco Neves

Gostei bastante deste PND, bom trabalho Nirvanes!

Nunca joguei, Shenmue mas sempre ouvi falar muito bem da série e já reparei um certo “movimento” por parte de fãs para que a Sega produza o seu 3º título.
O Jet Set Radio joguei o remake do primeiro da Dreamcast no PC e gostei muito do estilo do jogo, e sim, os gráficos em cell shading dão outra categoria à coisa.
O Watchman, como tu já sabes, vi o filme e simplesmente adorei! Considero-o o melhor filme de super heróis que saiu até há data – sim, na minha opinião foi melhor que o Batman do Nolan apesar deste andar bem lá perto também – mas nunca li a banda desenhada, talvez faça isso um dia destes para confirmar se é assim tão bom como dizes.

Boa sorte para o Tylarth na próxima semana!

Nirvanes

Hey! Thanks!

Se jogares vais entender como é que aquilo precisa de uma sequela! Quase tanto como se precisa de uma sequela de Half Life!
No Shenmue até trabalhar era divertido! Tinhas de andar a cartar livros!!
Jogaste todo? Eu nunca joguei o JSRF até ao fim, um dia ainda o vou jogar.
A BD é melhor que o filme, se adoraste o filme acredita…lê. Ou vê já a série animada que está excelente!! É uma reprodução quadrado a quadrado!!!

Marco Correia

ya no 1 trabalhar nas docas era awesome

Nirvanes

No 2 também se trabalhava!

Marco Correia

dunno never played

JotaPT

Gostei bastante 😉 principalmente de Shenmue e Jet Set Radio

Nirvanes

Obrigado! Pesquisa, pesquisa! São dois jogos a não perder!

Alistair

Excelente PND, Nirvanes! Watchmen já está na minha lista de compras, há algum tempo… Vou ver quando o consigo arranjar.

Nirvanes

Obrigado! Tens a série animada se quiseres, e depois como eu compras o livro! O livro tem algumas coisas extra mas a série animada tem praticamente tudo.

Silver4000

Jà é o 2° PND onde não tenho nada a falar por não ter conhecimento dos assunto :(.
Excepto que vi o filme do Watchmen e… *cof* *cof*
Mas tenho a acrescentar que tenho interesse no Shenmue.

Nirvanes

A ideia é falar de alguma coisa que a maior parte das pessoas não tenha jogado se calhar 😛 É dar a conhecer!
Não gostaste do filme? Vê a animação que pus aí, vais gostar mais provavelmente.

O Shenmue é espectacular, escrevi para mais pessoas irem pesquisar e porque de certeza que quem jogou adora falar sobre o jogo!

Silver4000

Não achei o filme tão grandioso como o dizem.
Acho que o Kick Ass 2 (que aborda um tema parecido) é melhor.

Lfo

O KA2 vai de filme de acção a teenager movie em segundos, salva-se as sequências de combate e o humor característico do mesmo.

Silver4000

A mesma resposta que dei ao Nirvanes.

Nirvanes

Eia não acho que tenham nada a ver nem que se possam comparar. O Kick Ass não é sério, é suposto parodiar também, o Watchmen não. Vê a série de animação que deixei aqui, vê aquele primeiro capitulo que tem pouco tempo. Não custa nada. Aposto que vais gostar mais só pelo simples facto de não ser só efeitos especiais e assim.

Silver4000

Falo do tema que foi abordado, sobre ser heroi e isso. E falo do 2°.

O Watchmen simplesmente não me disse nada na historia…

Nirvanes

Como podes dizer isso, os Kick Ass não são comédias? Eu acho que não têm nada a ver! xD Sinceramente, eu acho que o filme é fixe mas a BD é muito melhor. Se calhar devias mesmo experimentar ver o primeiro capitulo animado que pus ali em cima (estás confortável com inglês certo? Se não saca!).

Sinceramente eu quando vi o filme a primeira vez não gostei tanto como quando li a BD/vi a animação. Give it a chance.

Silver4000

O primeira sim era virado para a “comédia”, maso 2° jà nem por isso.

Nirvanes

Acredito que seja como dizes, mas olha que o filme continua a estar classificado como comédia e os comics do kick ass são igualmente comédias e paródias. Por isso é que digo que não tem nada a ver com o Watchmen que é essencialmente uma graphic novel dramatica.

tylarth

Em primeiro lugar, GRANDE PND, nos dois sentidos xD
Eu nunca li watchmen, embora tenha visto o filme talvez dê uma espreitadela se o encontrar.
Pode ser que o shenmue sempre saía numa hd collection, gostava mesmo de jogar.
Por último aquela música do south park é brutal sobre tudo no contexto do episódio.
Parabéns!

Nirvanes

Obrigado!
A história é a mesma, mas a BD tem mais coisas e pormenores que acabam por ser essenciais.
Era bom, bom demais! Arranja uma Dreamcast ou Xbox 😛
Sim ri-me imenso, mesmo que fosse fora do episódio acho terrívelmente engraçado xD

NarutoD.Luffy

good work nirvanes chan =)
JET SET RADIO ALL THE WAY!!!!
joguei o da dreamcast e sem dúvida deve ter sido o jogo da mesma que mais me marcou, tive em mãos o shenmue 1 em casa e tal (também emprestado xD) mas não me chamou a atenção, alias, nem os vídeos do youtubas agora o fazem xD.
A trazerem o shenmue para a ps4 ou ps3 pu até psvita penso que irão fazer um remaster ou um remaker para captar um publico mais “amplo”.
Voltando atrás…JET SET RADIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!

Nirvanes

Thanks!

Devias ter jogado o Shenmue! Espero que aparece um remaster HD!
Ainda tens a Dreamcast?
Eu joguei o Future e não o original (tenho de o comprar na PS3!!) que não tinha tempo para terminar os niveis e era em mundo aberto, na minha opinião muito mais fixe.

NarutoD.Luffy

Penso que não a tenho =S se a tiver esta no sótão dos meus avós com a sega saturn e mega drive xD
da dreamcast o que mais joguei mesmo foi o jet set radio e eu achava que ia era viciar-me no sonic adventure 1 e 2 xD

Majinalex

Nunca toquei numa dreamcast…mas tiveste muito bem nirvanes

Nirvanes

Obrigado! Tens de arranjar, ou uma XBOX!

FoxRS

Grande Nirvs!

Se esta é a tua ideia de textos pesados, venham mais assim, porque adorei ler o que escreveste. ^^ E é curioso porque também, como o Silver, os temas também não me dizem muito. Foram jogos que nunca joguei, filmes que nunca vi e livros que nunca li. xD Mas gostei.

O mais próximo que estou destes temas do PND é do Watchmen. Comecei a leruma vez, já que tenho o livro (os livros?) lá para casa (o meu irmão é grande fã). Gostei bastante do conceito – a tal humanização do super-herói – mas como a BD deste género não é bem o meu forte (gosto mais da belga virada para o humor), nunca cheguei a acabar. Talvez um dia… x)

Jet Set Radio ou Shenmue não me dizem nada. Jet Set só joguei mesmo a demo quando saiu agora para a PS3, apesar de o conhecer da época da Dreamcast e achar muita piada aos gráficos. Fazia lembrar o Parappa the Rapper. O Shenmue é que nem sabia do que tratava. Sou no0b. =D

Parabéns, Nirvs! Passaste ao Próximo Nível!

Um abraço!

Nirvanes

O importante é dar a conhecer coisas novas também! 🙂

Oh tens de terminar! Vê a animação que deixei aí em cima, não tens de ler e é a reprodução da história quadrado a quadrado!

É fixe, mas o Future para mim era ainda melhor! Se esse tivesse um port… Mas sim entendo, é porque é excêntrico e esquisito xD

Isso é só quando fazes anos 😛

Abraço e obrigado!

(Há uns meses comprei o Crash Team Racing na PSN, nunca te disse acho, saca e podes ficar com ele também 😉 …)

Kanudo

Tu não ficavas satisfeito se não mencionasses Watchmen, não é? 😉

Eu também nunca joguei Shenmue (mais um!) e já fico com raiva quando falam do jogo. Não porque estão sempre a falar bem dele mas porque parece que foi o melhor jogo de sempre para quem jogou e eu quero fazer parte disso xD
Um dia arranjo uma Dreamcast só para jogar isso.

Nirvanes

Não! Pensei em outras BD’s mas achei que esta era a unica que podia interessar a todos!

Eheheh gostei do que disseste. Acho que é mesmo isso. Mas estar do teu lado é fixe, porque ainda não sabes a grande aventura que tens pela frente.
Dreamcast ou Xbox! Jogar só II também não é mau de todo.

Mestre Slip

Bom texto!

Vou apenas focar-me na questão de Shenmue. A série é complexa e – a meu ver – jogar apenas o segundo título, embora nada mau, é como começar a estudar a História de Portugal sem saber quem foi D. Afonso Henriques. O primeiro título dá-nos a introdução à história e, acima de tudo, a sede quase incontrolável de apanhar o Lan Di. Todo o jogo é feito connosco a ansiar por esse momento. Daí eu achar que é fulcral jogar-se a génese para se poder compreender convenientemente o segundo título.

E sim, sou daqueles que não se conforma por não haver o terceiro título. É das melhores séries de sempre mas, infelizmente, não tem um final.

A Sega que o faça e coloque também na caixa os primeiros dois em HD. Venderá bastante bem, na minha opinião!

Nirvanes

Nas primeiras horas andas à rasca mas depois apanhas a história. Continua a ser muito envolvente, sobretudo porque o jogo não vale pela história em si que até é bem usual mas sim pela forma como se desenvolve e pelo ambiente que tem.

É o que pedimos todos!!

Guilhathorn

Excelente PND Nirvanes! Deixaste-me com ainda mais vontade de experimentar Shenmue, parece valer mesmo a pena. Quanto a Watchmen já tentei ver o filme mas estava tão cansado daquele dia que me deixei dormir xD Não que tenha achado o filme chato mas porque o organismo não aguentou. De qualquer das maneiras está na lista de espera e se gostar leio a BD para complementar. Quanto ao novo jogo dos Nerd Monkeys também queria meter as mãos nelel, pelo menos para apoiar a iniciativa.

Cumprimentos!

ShadowDust

Ah! Watchmen. O filme que fez com que eu tivesse esperança para o Man of Steel (WHY ZACK SNYDER?! WHY?!). Comprei a BD há uns dois meses na FNAC e, tal como tu, recomendo vivamente. Não digo que é a minha BD favorita, mas certamente anda lá perto.

Shenmue, aquele jogo que joguei quando era puto e não fazia a menor ideia do que estava a fazer mas divertia-me à mesma. É para (re)jogar.

Bom PND Nirvanes. É das pessoas da comunidade com mais curto falar sobre cultura/arte e este artigo mostra bem porquê 🙂

Bruno Roxas

Excelente PND Nirvanes! Adorei. Nunca tive a oportunidade de jogar Shenmue porque nunca tive Dreamcast nem Xbox mas tanto o primeiro jogo como o segundo são clássicos que quero mesmo jogar. São autênticas lendas intemporais que resistem ao passar das gerações.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
45
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x