Antevisão – Inspector Zé e Robot Palhaço em Crime no Hotel Lisboa

Under Siege foi até hoje o único jogo português e feito em território nacional que me passou pelas mãos em motivo de análise.

Alguns anos depois, eis que tenho a alegria de poder ser um dos poucos privilegiados que teve acesso à versão de antevisão de Inspector Zé e Robot Palhaço em Crime no Hotel Lisboa. Que tal parece perguntam vocês?

A versão de antevisão só permitia jogar até um certo ponto, conhecer um determinado número de personagens e visitar alguns locais que se inspiram na realidade lisboeta dos anos 80.

Para um português como nós, jogar Inspector Zé e Robot Palhaço em Crime no Hotel Lisboa é sem dúvida alguma uma verdadeira paródia, pois muito do que foi criado para este universo de jogo está de alguma forma ligado ao nosso país, cultura e costumes, de uma forma altamente satírica.

Pude jogar os primeiros momentos que serviam como tutorial e levavam Zé e o o Robot Palhaço desde os escritórios do detective até ao quarto do Hotel Lisboa onde decorre o crime principal, assim como realizar algumas missões secundárias.

O jogo é facilmente jogado como qualquer outro point-and-click ou jogo de aventura do género e o trabalho foi realmente bem feito. Não tive grandes dificuldades em movimentar a personagem pelos cenários, seleccionar pessoas ou encontrar pistas.

As conversas podem ir de diálogos normais com opções até autênticos inquéritos de investigação, onde tentamos arrancar as informações necessárias sem pressionar demasiado a pessoa em questão

O diálogo das personagens é do mais “brejeiro” que pode haver sem ser realmente insultuoso e as piadas secas são rapidamente rotuladas como tal, pois a Nerd Monkeys conseguem satirizar o seu seu jogo e pelo caminho ainda dirigir-se directamente ao jogador.

Embora o visual pareça demasiado retro para alguns, tenho que dizer que gosto muito do estilo e do resultado. Os modelos são perceptíveis e o que deve ser evidenciado não fica perdido nos cenários de fundo. A música também está bastante boa e foi bem escolhida até agora, mas consegue cansar quando estamos no mesmo local durante algum tempo à procura de pistas.

Tenho a dizer que gostei bastante do que joguei e embora o género de aventura e point-and-click não seja o meu favorito, tenho vontade de jogar a versão final e descobrir quem foi o assassino do Sr. Love.

Ainda falta mais de um mês até que a Nerd Monkeys lance Inspector Zé e Robot Palhaço em Crime no Hotel Lisboa, mas para já, tem todos os ingredientes certos para ser um jogo à grande e à portuguesa.

Inspector Zé e Robot Palhaço em Crime no Hotel Lisboa será lançado no dia 5 de Dezembro para PC/Mac.

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

  • Silver4000

    Na anàlise vais experimentar a versão Portuguesa e Inglesa?
    Para ver se teve uma boa adaptação?

    • Daniel Silvestre

      Portuguesa claro, mas dou também uma vista de olhos no inglês para ver se está à altura 🙂

  • Leonsuper

    Boa antevisão! Reservei o jogo e acho que não me vou arrepender, tem muito bom aspecto. 😀

  • Lfo

    Ainda assim…not sure if gusta.

    • Nirvanes

      Go home!!

  • Nirvanes

    So hyped! Adoro o aspecto e adoro histórias de detectives por isso de certeza que vou adorar. Amanhã vou à Pressplay ver se experimento a demo 🙂