Playstation faz hoje 20 anos

playstation-20-anos-logo-pn-n2

É hoje que a Playstation celebra 20 anos de vida. 20 anos recheados de muitos jogos e muitas consolas.

Em 1994, muitos daqueles que hoje em dia são jogadores habituais, ainda não tinham nascido sequer, e já a primeira consola da Sony chegava ao mercado para competir directamente com a Nintendo e a SEGA.

Foi com séries como Gran Turismo, Final Fantasy, Tekken, Crash Bandicoot, Spyro, Metal Gear Solid e muitas outras, que a Playstation conseguiu cimentar o seu lugar no mercado e provar que tinha espaço para competir com os veteranos da indústria.

Para muitos, o som clássico da consola ao iniciar ainda está gravado na memória de quem teve uma, ou jogou na casa de quem a tinha.

Com o lançamento da PS2 e a inclusão do DVD, a Sony conseguiu catapultar a consola para uma nova dimensão e fazer do novo sistema, o mais vendido até hoje.

Mais tarde surge então a PS3, com a PSP e a PS Vita a representar os esforços portáteis da Sony. Todas estas consolas tiveram um início complicado (a PS Vita ainda está a sofrer com isso), mas tanto a PS3 como a PSP conseguiram equilibrar a balança e obter números victoriosos e catálogos bastante fortes.

A PS3 ainda vive e vai entretendo quem não migrou ainda para a nova geração, que tem a PS4 como cabeça de cartaz. A nova consola da Sony já celebrou um ano de existência e é neste momento a plataforma de nova geração mais vendida, tendo até esmagado as premonições de que as consolas estão mortas e vão deixar de ser o futuro.

playstation-20-anos-ps4-pn-n_00001

Que memórias guardamos da marca Playstation? Vamos passear pela nostalgia:

Daniel Silvestre

Quando a PSone foi lançada era bastante novo, logo ainda não era eu que decidia que consolas me vinham parar às mãos. Por isso mesmo, por essa altura, tinha eu uma Sega Saturn e era uma pessoa feliz na mesma. No entanto, quando uns primos meus compram a consola e me juntei a eles para umas tardes de jogatanas, fiquei completamente agarrado a alguns jogos.

Os que me lembro de forma mais intensa são claramente Gran Turismo (muitas horas a tentar bater os tempos das licenças em ouro), Tombi! e Final Fantasy VIII. Mais tarde surgiu Tony Hawk e alguém conseguiu arranjar o Crash Bandicoot e as respectivas sequelas. Bons tempos sem dúvida.

Quando saiu a PS2, esta já foi comprada com o meu próprio dinheiro. Lembro-me de comprar com o Tony Hawk e reunir a malta para experimentar a consola pela primeira vez. De Tony Hawk passou para sessões nocturnas de GTA 3, Gran Turismo 3 e Dead or Alive 2. Mas foi com jogos como Final Fantasy X, Kingdom Hearts, Shin Megami Tensei (Personas incluídos) e outros RPG que gastei mais tempo. De qualquer forma, não posso passar ao lado centenas de horas que passei no online do Socom U.S. Navy Seals, onde joguei com imensos portugueses durante noites e noites.

Antes ainda de entrar para a indústria, comprei a PS3 e PSP e agora, a PS Vita está sempre dentro da mochila e a PS4 montada debaixo da televisão, ambas prontas (espero eu) para criar mais memórias Playstation.

————

Alexandre Barbosa

Quando a primeira Playstation saiu, eu ainda andava de volta da MegaDrive. Por isso esta foi a única consola da Sony que me passou completamente ao lado, ainda assim tenho na minha memória o meu primeiro contacto com uma PSOne.

Tinha eu 8 anos e como era costume na altura durante as tardes das férias de Natal eu e os meus amigos lá nos reuníamos na sala de estar de um de nós. Um dos meus amigos tinha então recebido uma Playstation e o Crash Bandicoot, este foi o meu primeiro momento com uma consola da Sony. Demorámos quase 2 anos mas lá conseguimos completar o jogo.

Já com a PS2, os meus pais ofereceram-ma pelos meus anos, foi o pack que trazia o Gran Turismo 3 e o filme “Velocidade Furiosa”, Na altura tinha acabado de completar a minha 10ª volta ao Sol. Apesar de não ter ficado grande fã de corridas, fiquei um grande fã dos jogos de plataformas e RPG‘s com esta consola, e claro aproveitei para jogar muito do que tinha perdido com a ausência de uma PS1 na minha vida.

A PS3 foi a primeira consola que comprei com o meu dinheiro, 600€, quão difíceis de arranjar foram… Muitas pinturas e trabalhos cá por casa fiz eu. Mas em Agosto do ano em que foi lançada por cá, lá fui eu com uma carteira cheia de notas e moedas até à loja. Depois comprei o Sonic the Hedgehog para a mesma e a minha vida mudou!

Resta-me desejar um óptimo ano para a Playstation e, que venham muito mais do que 20 anos recheados de emoções!

————

Roberto Silva

Quando a SONY lançou para o mercado a Playstation os meus momento de gamer eram todos feitos à volta de uma SNES herdada de um primo (como já era costume na altura). No entanto por volta do meu 7º aniversário chegou a altura de ter uma consola que era minha de nascença e que talvez podesse eu ter o orgulho de passar o testemunho a outro mais jovem.

Já tinha tido contacto com a Playstation, mais uma vez, na casa de um primo. Aliás quando ia a casa dos meus tios um dos momentos mais aguardados era certamente o mítico som da consola a iniciar. E mais tarde depois de muito pedinchice, chegou a altura do meu aniversário e a única prenda que eu esperava era uma Playstation. E ela chegou. Chegou junta de um dos meus jogos favoritos de sempre: Tekken 3. E finalmente tinha uma consola que era minha e que entretanto continua por aqui.

Alguns anos mais tarde chegou a Playstation 2 e depois de um pacto inicial de melhoria de notas com os meus pais e de um final de ano escolar como nunca antes fora visto em termos de notas, lá veio ela, pequenina e com um espectacular Tekken 4 agarrado a ela. Nesta consola joguei alguns dos melhores clássicos da indústria como o já referido Tekken, mas também Shadow of the Colossus, Resident Evil 4, Prince of Persia, Ico, foi lá que me inciei na série Persona, etc.
Ainda hoje considero a geração 128-bit, muito por culpa da Playstation 2, a melhor geração da indústria.

A Playstation 3 chegou mais tarde, em 2009. Na altura muitos dos jogos que joguei na geração anterior (ou até mesmo sequelas desses) estavam desaparecidas em combate (Last Guardian, where art thou?). Como tal não sabia o que escolher para começar a minha aventura na 7ª geração. Foi então que no Jumbo de Faro encontrei um bundle em promoção: PS3 80 Gb + inFamous. Aproveitei ali no momento o desconto e cheguei a casa mais rápido que o Flash Gordon para poder experimentar a consola. Ainda hoje jogo no meu pequeno monstrinho preto e que de vez em quando me faz voltar aos tempos de petiz.

Luís Lemos

Nesta altura o meu fanboyismo pela Nintendo estava ao rubro. Estava tão focado na Nintendo 64 que praticamente me havia esquecido do lançamento do PlayStation. O meu primeiro contacto surgiu através de um colega meu de escola, pelo que pude vislumbrar a consola pela primeira vez a correr o clássico Air/Ace Combat. De aí em diante a minha mente ficou focado naquela consola por CDs.

Não precisei de muito mais tempo para ficar com a minha mente decidida sobre esta marca estranha à indústria, e digo isto porque até esta altura só conhecia a AtariSEGANintendo. Foram precisos alguns Natais até ter a consola nas minhas mãos, mas quando a tive foi um grande rejubilo.

As minhas memórias com os clássicos Gran TurismoFinal Fantasy 8Tekken 3 ficarão para sempre gravados, bem como as inúmeras tardes que eu passei a jogar FIFA 99 ou Mortal Kombat Trilogy.

Infelizmente as seguintes consolas da Sony passaram-me um pouco ao lado, mas isso não quer dizer que não as tenha na minha colecção…

Parabéns Playstation e que venham mais consolas recheadas de grandes clássicos nos próximos anos!

————

E vocês? Quais as vossas memórias da Playstation? Que consolas tiveram e que jogos jogaram? Deixem os vossos testemunhos em baixo.

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram