PES 2014 – Novas imagens e detalhes oficiais

Tal como tem vindo a acontecer todos os anos, PES está a caminho e a versão 2014 parece estar a preparar-se para revolucionar a série.

A Konami revelou hoje em press release uma série de novas imagens, capa temporária e um uma quantidade gigantesca de detalhes, os quais podem ler já de seguida:

“A Konami Digital Entertainment GmbH revelou que o seu próximo título PES 2014 irá assinalar um novo começo para a popular série, com um motor completamente novo que permite o avanço mais abrangente da série PES desde o seu início.

A equipa PES Productions sediada em Tóquio tem vindo a desenvolver há quatro anos uma nova abordagem ao futebol e pode agora confirmar que o seu novo sistema utiliza o conhecido Fox Engine da Kojima Productions. A equipa ampliou e melhorou o Fox Engine para corresponder às exigências específicas e complexas de um título de futebol.

Baseado em seis parâmetros basilares, o novo sistema permitiu que todos os detalhes do PES 2014 fossem completamente reformulados, libertando-se de anteriores limitações e permitindo que a equipa PES Productions produzisse um jogo mais próximo da sua visão de recriar a emoção e variedade de um jogo de alto nível. O tema central da fluidez baseia-se no movimento constante de jogadores e mudança de posições que carateriza a abordagem moderna do futebol. A PES Productions viu como os jogos decorrem, como a individualidade de um jogador é essencial ao sucesso de uma equipa e como uma tática bem planeada pode ajudar uma equipa mais desfavorecida a apresentar proezas gigantescas.

Partindo da estaca zero, a PES Productions empenhou-se para reformular cada elemento do jogo, criando um novo padrão diferente e enérgico nos títulos de futebol. Além de um grafismo evidentemente melhorado e de animação contínua, o impulso do poder do novo sistema tem sido utilizado para redefinir a forma como o futebol é jogado num sistema doméstico. Desapareceram as limitações impostas por sistemas de animação e elementos de IA antigos; pelo contrário, o PES 2014 exibe um núcleo central que imita na perfeição a habilidade e a consciência que destaca os melhores jogadores do mundo dos seus pares.

Seis princípios fundamentais conjugam-se para estabelecer o PES 2014 como uma nova referência nas simulações de futebol, controlando tudo desde a forma como o jogador recebe e controla a bola, o aspeto físico da jogabilidade e a energia do dia do jogo: a agitação e a euforia ou o desânimo sentidos nos jogos importantes. Como tal, os principais pilares do PES 2014 são:

· TrueBall Tech: pela primeira vez numa simulação de futebol, o PES 2014 centraliza tudo na bola, a maneira como ela se move e como os jogadores a utilizam. O primeiro toque e o controlo total da bola são o que distingue determinados jogadores de outros. A capacidade de não só conseguir compreender um passe, mas também conseguir antecipar uma jogada e saber o que é preciso fazer para conquistar terreno a um defesa que se aproxima. A TrueBall Tech permite ao jogador controlar ou evitar um passe utilizando o stick analógico com uma física baricêntrica pormenorizada que determina o deslocamento de peso do jogador e a altura e velocidade do passe, bem como a forma que o corpo do jogador irá assumir automaticamente para receber a bola.

Assim, o jogador assume o controlo total para determinar o ângulo do corpo na receção do passe, enquanto anteriores títulos de futebol apresentam ao jogador opções insuficientes. Pelo contrário, a TrueBall Tech significa que a bola pode ser recebida no peito ou na cabeça por cima de um adversário, atirada para o ar ou para um companheiro de equipa, embora o controlo do drible seja uma caraterística mais pessoal no novo jogo.

A série PES desde há muito que trata a bola como uma entidade individual, permitindo ao jogador uma grande liberdade para a atirar ao ar, correr até um marcador ou fazer passes triangulares curtos para ganhar terreno. A TrueBall Tech acrescenta ainda mais liberdade, com os movimentos do jogador a trabalharem em conjunto com os da bola, ao contrário de qualquer outro jogo de futebol. Os jogadores terão a possibilidade de controlar verdadeiramente a bola, utilizar o seu ritmo ou alterar o seu movimento para conseguirem dominar o controlo de bola no PES 2014.

O resultado é um jogo que oferece um controlo total de 360 graus dentro de vários metros à volta do jogador. Além de conseguir manobrar a bola com movimentos subtis, o jogador tem a capacidade de protege-la dos jogadores adversários, de utilizar controlos hábeis para os enganar e métodos intuitivos para dominar o controlo de bola.

· Motion Animation Stability System (M.A.S.S.): o combate físico entre jogadores é uma parte essencial de qualquer jogo e o novo componente M.A.S.S. estimula o contacto físico entre vários jogadores em animações personalizadas que se sucedem continuamente umas às outras. Mais do que uma série de animações pré-configuradas que ocorrem em circunstâncias específicas, o M.A.S.S. atua instantaneamente em qualquer situação, estando a reação de um jogador que sofre uma falta totalmente dependente da direção e força com que for derrubado. Dependendo de fatores tais como o seu tamanho e força, os jogadores irão tropeçar mas imediatamente conseguirão recuperar se forem amparados, afastar os outros da bola e utilizar a sua estatura para bloquear a posse da bola.

As entradas tornam-se também mais essenciais na demanda do PES 2014 por realismo, com os choques entre jogadores a recorrerem à física TrueBall para assegurarem que a bola reaja como num jogo real. Quando os jogadores disputarem a bola, o resultado será a bola saltar para o ar ou ficar nos pés do jogador triunfante. Do mesmo modo, o PES 2014 tem agora mais estilos de entradas, em vez do recurso à rasteira clássica ou a cortes de carrinho e os jogadores têm de estudar as suas jogadas mais cuidadosamente para manter a pressão sobre o adversário.

A integração do elemento M.A.S.S. também facilitou novas melhorias nas situações de um contra um. Os embates individuais entre jogadores principais podem determinar o resultado de um jogo. Deste modo, foi atribuída especial relevância a estes embates no PES 2014. Os defesas irão exercer uma maior pressão sobre o jogador atacante, discutindo a posse de bola, recuando para limitar as oportunidade de passe ou travando o atacante. Do mesmo modo, os atacantes terão de tentar ultrapassar o defesa ao mesmo tempo que mantêm a posse de bola, fintando para ganhar vantagem, ou terão de passar, driblar ou rematar quando surgir a oportunidade. Isto resulta em jogos incrivelmente abertos, onde as caraterísticas e as capacidades dos jogadores passam para primeiro plano em disputas pessoais em todo o campo.

· Heart: É difícil definir o que torna o futebol tão apaixonante. Não se trata de algo técnico, mas sim de algo emocional. Os jogos podem ser imponentes para as equipas visitantes quando as claques aplaudem a equipa adversária e atuam como o infame “décimo terceiro jogador”. O Heart do PES 2014 pretende recriar os efeitos das claques, tanto no jogador individual como em toda a equipa.

Cada jogador utiliza caraterísticas mentais além de estilos e capacidades de jogo e pode ser influenciado negativamente quando o jogo não lhe corre bem. No entanto, se um jogador não estiver a jogar bem, os seus companheiros de equipa podem juntar-se e apoiá-lo. De modo similar, um momento de brilhantismo individual pode produzir um efeito galvanizador nos companheiros de equipa. O efeito caldeirão de um estádio vibrante irá mostrar a disposição dos fãs, com efeitos sonoros completamente novos e com sistemas de IA deslumbrantes para criar uma atmosfera palpável de dia de jogo.

· PES ID: O PES 2013 estabeleceu uma nova fasquia para o realismo, com a inclusão do sistema de ID do Jogador. Pela primeira vez, os jogadores podiam reconhecer imediatamente um jogador pelos seus estilos de jogo e de corrida fielmente reproduzidos. A forma como um jogador corria, se movimentava e distribuía a bola seria idêntica à do seu homólogo verdadeiro e o PES 2013 apresentou 50 jogadores que utilizaram este sistema.

No PES 2014, esse número será significativamente maior, com o dobro das estrelas apresentando animações e IA personalizadas.

· Team Play: Através do inovador Combination Play do novo jogo, os utilizadores podem criar uma grande variedade de diferentes táticas em áreas-chave do campo utilizando três ou mais jogadores. Estes jogadores irão executar corridas sem bola muito diferentes para explorar buracos na defesa ou no meio-campo, utilizando os flancos, corridas em curva ou jogadas em sobreposição para se desmarcarem. Estas jogadas podem ser predefinidas para áreas-chave do campo, permitindo aos jogadores explorar fragilidades defensivas antecipadamente.

· The Core: A PES Productions efetuou muitos anos de consulta com os fãs do PES e com os fãs de futebol para reproduzir os elementos principais da série e pode agora implementar uma grande diversidade de melhorias adicionais.

Visualmente, o jogo irá beneficiar de um incrível nível de detalhe, desde a construção dos kits até ao movimento facial e de um novo processo de animação que proporciona transições habilidosas entre jogadas, sem pausas ou restrições do controlo. Os estádios serão iguais aos verdadeiros, com a recriação das entradas para os campos e as multidões que se modificam durante o decorrer do jogo. O novo sistema também permite um novo efeito de mapeamento de luz, acrescentando um aspeto natural aos procedimentos. A fluidez do jogo foi também melhorada, com decisões táticas tomadas na hora e com a retirada de animações depois de acontecimentos específicos.

Pontapés livres e pênaltis foram também radicalmente modificados. O controlo dos pontapés livres foi ampliado com a inclusão de corridas de distração e com a utilização agora ilimitada de passes curtos. Em contrapartida, os jogadores podem agora mudar a posição do guarda-redes para o pontapé, enquanto a barreira irá reagir instintivamente ao pontapé para defender ou desviar a bola.

Os pênaltis utilizam agora uma linha-guia que se modifica de acordo com a capacidade do jogador e com o local onde ele pretende colocar a bola. O guarda-redes pode agora optar por se mexer antes do pontapé, pressentindo quando o marcador do pênalti não está muito forte.

O PES 2014 irá também assinalar a primeira comparência da Liga dos Campeões da Ásia, acrescentando um grande número de clubes oficialmente licenciados à competição. O novo jogo irá também manter a sua utilização exclusiva da competição de clubes da Liga dos Campeões da UEFA, com outros torneios a serem anunciados brevemente.

Serão revelados mais detalhes acerca do conteúdo do PES 2014, incluindo elementos online completamente novos, mas o novo jogo representa um verdadeiro salto qualitativo em relação àquilo a que os fãs de futebol estão habituados.

“Pensar de forma inovadora numa série anual como o PES não é fácil,” explicou Kei Masuda, Produtor Criativo, “mas o Fox Engine permitiu-nos desenvolver um tal nível de liberdade que estamos constantemente a concretizar maneiras de tornar o PES 2014 numa verdadeira representação do futebol. Quando os fãs de futebol pegarem no comando e experienciarem o controlo de bola, o movimento do jogador e compreenderem como as equipas funcionam e se movimentam, estamos convencidos que eles verão um jogo que já não está limitado pela tecnologia, mas capaz de crescer com eles e de os surpreender constantemente com a qualidade impressionante a que se habituaram com o futebol real.”

Todos as imagens agora disponibilizadas foram retiradas do jogo a correr nas consolas actuais. Nós queremos que os fãs tenham a verdadeira sensação do produto que irão ter oportunidade de jogar na sua consola preferida. O nosso novo motor e sistema foram optimizados para a actual geração de consolas, que continuarão a dominar o mercado, mas são perfeitamente adaptados a versões futuras.

O PES 2014 será lançado em 2013 para PlayStation®3, Xbox 360®, Windows PC e PSP® (PlayStation® Portable).”

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Vasco Neves

Tudo isto parece-me bem, mas gostaria agora de ver alguns gameplays para ver se está de facto melhor como eles dizem.

Darks

Teoricamente está excelente. Se eles conseguirem aplicar isso tudo muito bem na jogabilidade, então teremos o melhor PES de sempre e um verdadeiro oponente ao FIFA, como já não tínhamos há algum tempo.

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