Opinião – PS VR na PS5

O lançamento da PS5 foi rico em conteúdo e ideias que vão ser exploradas no futuro, no entanto houve uma estranha ausência do Playstation VR em qualquer comunicação da companhia.

Agora que já temos confirmação da Sony que um novo Playstation VR está em desenvolvimento e será lançado no futuro, percebemos que a Sony vai continuar a querer investir neste mercado.

Curiosamente, isto coincide de forma curiosa com a chegada do adaptador de PS VR que já tinha requisitado há algumas semanas há Sony. Para quem não sabe, para ligar o PS VR à PS5, é preciso pedir um adaptador especial à Sony para se conseguir ligar a câmara à PS5. Pode parecer estranho, mas ao menos é totalmente gratuito caso tenham o equipamento.

O adaptador chegou ontem e por isso mesmo, aproveitei para instalar uma data de jogos de PS VR na PS5 e fui à procura de vídeos de comparação pelas internetes, afinal, não é a minha ideia de um dia bem passado a de estar a mudar o VR de uma consola para a outra constantemente. Bastava ver de um lado e do outro pelo menos uma vez. O mais importante para mim era perceber exactamente se os jogos parecem mais limpos e bonitos na PS5 do que na PS4 normal ou Pro.

Um dos primeiros que experimentei e que costuma fazer parte das minhas sessões regulares foi Beat Saber. À primeira vista, Beat Saber parece exactamente igual nas duas consolas, mas havia algo na PS4 Pro que me levava a crer que existe um pouco mais de clareza na imagem processada pela PS5, como se a imagem tivesse um pouco mais de fluídez. Algo que notei uma ligeira diferença foi nos Loadings que parecem ainda mais rápidos do que me recordo, passando muito depressa dos menus para a música.

O segundo jogo foi Until Dawn Rush of Blood. Aqui posso dizer que os loadings são francamente mais rápidos do que na PS4 Pro. Eu recordo bem os tempos que eu esperei na análise ou de ver amigos a experimentar o jogo onde a cabeça do boneco no loading ficava muito mais tempo do que aqui. Quanto ao jogo, parece exactamente o mesmo que me recordo e não senti diferença olhando para uma e outra consola.

Outro que tinha grande curiosidade de experimentar era The Elder Scrolls V: Skyrim, pois joguei na altura e fiquei um pouco desapontado tanto com o aspecto como com a própria qualidade do VR. Infelizmente, embora os tempos de loading sejam melhores (algo que espreitei online para confirmar também), o jogo continua a ter uma qualidade de imagem que se nota algo desfocada.

Ao que pude ver pelas internetes, alguns jogos como Dreams e Star Wars Squadrons são melhores na PS5 porque recorrem a resoluções dinâmicas, mas tirando uma pequena minoria, além dos loadings, as diferenças são verdadeiramente inexistentes ou pouco pronunciadas.

De qualquer forma, se já jogaram PS VR mais de que uma vez, sabem que qualquer melhoria é muito bem-vinda, especialmente nos loadings que nos fazem lembrar que estamos fechados numa caixa preta e cortam a imersão. Se um jogo conseguir ser ligeiramente mais fluído ou tiver menos pop-ups, acaba sempre por ser menos incomodativo à vista e melhora imenso a experiência.

Se migraram para uma PS5 e querem continuar a jogar PS VR, então não perdem nada em pedir o adaptar e ligar à nova consola, só pelos tempos de loading já vale a pena. De qualquer forma, não contem com um salto de gigante entre a qualidade visual de ambas. Talvez alguns jogos sofram actualizações ao longo do tempo, mas não me parece que seja uma ideia nos planos.

Ao que parece, o VR da PS5 só chegará em 2022 e como é normal, deverá conferir uma experiência vastamente superior. Até lá, não há motivo para guardar o VR só porque mudaram de consola. Acedam ao site e peçam o adpatador. É gratutito e chega depressa. Além do mais, mesmo que não seja muito melhor, qualquer melhoria em VR é sempre a diferença entre uma boa sessão de jogo ou ficar mal disposto. Prefiro a primeira opção.

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x